Mostra Lampejar fica em cartaz nas áreas externa e interna do Palacete Stahl (1920), em Higienópolis (SP), de 24 de março a 19 de maio com entrada é gratuita

Lampejar de José Bechara no Instituto Artium

A exposição “Lampejar” do artista José Bechara chega ao Instituto Artium, trazendo uma coleção única de obras que desafiam as fronteiras entre as dimensões. Amostras de sua série “Dancing in my room” e “Esculturas Gráficas” estão em exibição, juntamente com uma série de pinturas que questionam a geometria tradicional. A exposição estará disponível de 24/03 a 19/05, com entrada gratuita.


No próximo dia 24 de março de 2024, o Instituto Artium de Cultura receberá a exposição individual de José Bechara, artista carioca que acumula mais de três décadas de contribuição ao cenário artístico.

Sob o título “Lampejar”, a mostra oferece um mergulho na produção recente do artista, destacando sua habilidade em transcender as fronteiras convencionais.

Explorando o Quarto com “Dancing in my room”

Com o apoio da prestigiada Galeria Marília Razuk, a exposição apresenta uma faceta única de Bechara por meio da série “Dancing in my room”.

Nessa coleção, obras de pequenos formatos revelam superfícies que exploram cores altas e sólidas, desafiando as métricas convencionais.

Uma experiência que transcende a limitação do espaço, convidando o espectador a mergulhar na introspecção visual proposta pelo artista.

Esculturas Gráficas

Entre Massas e Medidas — Destacando-se na exposição, as peças tridimensionais da série “Esculturas Gráficas” impressionam pela sua complexidade.

“Allen Allen grande”, em alumínio e pintura fluorescente, e “Super Oxy” em aço SAC são exemplares que desafiam a gravidade, ordenando elementos geométricos de diferentes massas e medidas.

Bechara propõe uma reflexão sobre o vazio, utilizando sólidos e vazios para “desenhar” no espaço real.

Geometria em Crise

Pinturas que Elogiam a Condição Humana — A exposição reúne um conjunto de pinturas que rompem com a tradição geométrica, tradicionalmente associada a um mundo ideal.

José Bechara, em suas obras, mergulha numa crise de certezas, elogiando as imperfeições do mundo humano.

“Minha relação com a geometria guarda a vontade de revelar defeitos reais, de corroer certezas e danificar as matemáticas”, detalha o artista.

Uma Exploração Cromática Luminosa

Numa pesquisa cromática mais luminosa, Bechara constrói espaços geométricos que oscilam entre o rigor formal e ocorrências randômicas.

Aprofundando-se em sua técnica de oxidação, o artista revela novos tons e tramas, criando espaços elaborados a partir de campos com fronteiras frágeis.

Cada obra é o resultado de um procedimento meticuloso, envolvendo cortes, materiais, combinações químicas, observações diversas e, inevitavelmente, muitos acidentes.

O Artista por Trás da Obra

Nascido no Rio de Janeiro em 1957, José Bechara destaca-se como um dos artistas mais proeminentes de sua geração no cenário brasileiro.

Suas obras encontram-se em acervos de instituições nacionais e internacionais renomadas, incluindo o Centre Pompidou (França), Museum of Latin American Art (EUA), Pinacoteca do Estado de São Paulo, MAM (Rio de Janeiro), Ludwig Museum (Alemanha), ASU Art Museum (EUA), entre outras.

A exposição “Lampejar” promete não apenas iluminar o Instituto Artium, mas também proporcionar uma imersão única na mente e na técnica de José Bechara, um artista que desafia as convenções e explora os limites da expressão visual.

Serviço
LAMPEJAR — JOSÉ BECHARA
Instituto Artium de Cultura
Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo–SP — Brasil – 01241-000
De 24 de março a 19 de maio de 2024.
Horário de funcionamento:
Quarta a sexta de 12h às 18h
Sábados e domingos: 10h às 18h
Segundas e terças: fechado
Entrada gratuita.

Contatos:
José Bechara
(21) 3273_2667
http://josebechara.com/

Instituto Artium de Cultura
(11) 3660-0130
https://institutoartium.com/

 


Referências — José Bechara; Exposição Lampejar; Instituto Artium de Cultura; Galeria Marília Razuk; Dancing in my room; Esculturas gráficas; Allen Allen grande; Super Oxy; Geometria; Pinturas geométricas; Crise de certezas; Condição humana; Mundo ideal; Imperfeições; Oxidação; Técnica artística; Campos com fronteiras frágeis; Linhas hesitantes; Espaços elaborados; Cortes de superfície; Combinações químicas; Observação de cores; Observação de pesos; Pincéis e ferramentas artísticas; Repetições artísticas; Observação de tempo e clima; Observação de temperatura de cor; Acidentes artísticos; Rio de Janeiro; Centro Pompidou (França); Museum of Latin American Art (EUA); Pinacoteca do Estado de São Paulo; MAM (Rio de Janeiro); Ludwig Museum (Alemanha); ASU Art Museum (EUA);