Marta Martins mostra como a decoração resiliente valoriza o antigo em projetos contemporâneos, reaproveitando móveis com análise estratégica

Valorizando o Antigo no Design Contemporâneo

Como prática, a decoração resiliente ganha destaque nos projetos arquitetônicos contemporâneos, revelando a habilidade de valorizar o antigo ao reaproveitar móveis.

A arquiteta Marta Martins, compartilha ideias sobre como essa técnica vai além da economia, incorporando histórias e emoções aos espaços.

Análise Estratégica: Preservando Significados e Integridade

Ao iniciar um projeto de reforma, a escolha entre preservar móveis existentes e investir em novas peças requer uma análise criteriosa.

Valorizando o Antigo no Design Contemporâneo / Fotografia Thiago Travesso

Marta Martins destaca a importância de não apenas considerar o aspecto estético, mas também abordar questões práticas e emocionais.

A análise do estado do móvel, viabilidade de restauração e sua integração ao resultado são aspectos fundamentais.

Influência dos Elementos Antigos no Planejamento

A decisão de manter itens da decoração antiga desempenha um papel crucial no planejamento da obra.

Preservação desses materiais serve como base para definir estilos, paletas de cores e disposição de elementos decorativos.

Valorizando o Antigo no Design Contemporâneo / Fotografia Thiago Travesso

Uma reforma, quando realizada de maneira eficaz, contribui para a preservação histórica das peças, mantendo sua integridade e alinhando-se harmoniosamente ao novo contexto do projeto.

Compromisso com a Integridade: Fornecedores e Processos de Reforma

Marta destaca a importância do compromisso com fornecedores de qualidade para garantir a integridade dos móveis durante o processo de reforma.

Valorizando o Antigo no Design Contemporâneo / Fotografia Thiago Travesso

Seja uma mudança radical ou uma preservação parcial, o reuso dos móveis facilita a identificação com o novo layout do ambiente.

Técnicas de Repaginação dos Tecidos, Revestimentos e Superfícies

Repaginar os tecidos oferece uma oportunidade de modernização, preservando, ao mesmo tempo, a autenticidade.

A decisão de manter ou trocar revestimentos, como pisos e azulejos, envolve considerações estéticas e técnicas.

A descoberta de materiais ocultos, como tacos de madeira sob carpetes, ilustra a versatilidade da reforma.

Encontrando o Equilíbrio: Estilos e Integração de Materiais

Essa prática da decoração resiliente é um verdadeiro quebra-cabeça em movimento, buscando o equilíbrio entre peças e materiais conforme o estilo adotado.

Seja maximalista, minimalista, clássico ou vintage, o objetivo é criar um cenário envolvente que entrelace as histórias, presentes e futuras.

A decoração resiliente emerge como uma abordagem técnica e estratégica, onde a preservação do passado encontra harmonia com a contemporaneidade, resultando em ambientes únicos e autênticos.

Contato:
Marta Martins Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28927/marta-martins-arquitetura/
https://www.martamartins.com.br/

 


Referências — Decoração resiliente; Reaproveitamento de móveis; Reforma de móveis; Arquitetura contemporânea; Design de interiores; Valorização do antigo no design; Espaços personalizados; Integração de móveis no projeto; Análise estratégica na decoração; Preservação histórica de peças; Estilo arquitetônico; Projeto de reforma de ambientes; Repaginação de tecidos; Preservação de materiais antigos; Compromisso com bons fornecedores; Identidade no layout do ambiente; Técnicas de restauração de móveis; Harmonia entre elementos antigos e contemporâneos; Decisões estéticas na reforma; Integridade de móveis na decoração;