O escritório Perkins&Will São Paulo inova com pé-direito duplo e grandes vãos livres, no edifício corporativo Waldyr Beira, na Avenida Rebouças, na capital paulista

Inovação Vertical em corporativo Perkins&Will

Desenvolvido pela Perkins&Will São Paulo para a Incorporadora e Construtora Pedra Forte, o Edifício Waldyr Beira destaca-se como uma proposta inovadora no cenário dos edifícios corporativos, situado estrategicamente na Avenida Rebouças, uma das áreas mais valorizadas da capital paulista.

Pavimentos Corporativos e Pé-direito Duplo: Ampliando o Horizonte Urbano

Com 22 pavimentos corporativos, o edifício apresenta pé-direito duplo de quase 6 metros de altura. Essa estratégia visa maximizar o potencial construtivo verticalmente, oferecendo vistas panorâmicas dos Jardins, o horizonte arborizado da região.

Inovação Vertical em corporativo Perkins&Will / Fotografia Pedro Mascaro

O primeiro andar, posicionado ao nível da copa das árvores, proporciona uma experiência única desde o início.

Infraestrutura e Flexibilidade de Layout: Lajes Duplex e Vãos Entre Pilares

O terreno de 1.711 m2 acomoda três subsolos, lobby e lajes duplex de 680 m2, cada uma divisível em dois conjuntos. O diferencial está nos vãos de 17 metros entre os pilares, permitindo uma flexibilidade rara na criação de layouts.

Inovação Vertical em corporativo Perkins&Will / Fotografia Pedro Mascaro

A eliminação das vigas aparentes em 90% das lajes corporativas proporciona total liberdade de uso e ocupação.

Engenharia Estrutural Inovadora: Lajes de Protensão e Mesa Voadora

Para viabilizar a implantação, foram utilizadas lajes de protensão, com armadura ativa para aumentar a resistência. A espessura de cerca de 30 cm demandou o uso de mesa voadora, garantindo ciclos de concretagem mais ágeis.

Este método inovador envolve montagem fracionada das mesas no primeiro pavimento, movimentadas com gruas e treliças de alumínio.

Estética e Identidade: Brises de Aluzinc e Fachada Transparente

O projeto destaca-se pela eliminação das vigas aparentes e pela incorporação de brises de Aluzinc, material de alumínio e zinco, desenvolvidos especificamente para este empreendimento.

Inovação Vertical em corporativo Perkins&Will / Fotografia Pedro Mascaro

Estes elementos formam uma trama, envolvendo o edifício e emoldurando a fachada de vidros claros de alto desempenho. Os caixilhos permitem ventilação natural.

Minimalismo e Funcionalidade: Acabamentos e Terraços Técnicos

Os acabamentos refletem a busca pela simplicidade e minimalismo. Concreto aparente tratado é aplicado nas lajes e pilares, conferindo neutralidade e contemporaneidade. Terraços técnicos abrigam sistemas de ar-condicionado e cabeamento elétrico, minimizando interferências visuais.

Espaços Compartilhados e Arte: Galeria de Arte no Térreo

Além de sua estrutura corporativa, o Edifício Waldyr Beira oferece espaços compartilhados, incluindo uma galeria de arte no térreo. Paredes em madeira recebem exposições artísticas, conectando ambientes internos e externos. O forro metálico branco e o piso em pedra basalto complementam o ambiente expositivo.

Conectividade e Sustentabilidade: Localização e Recursos Sustentáveis

Localizado entre as estações Faria Lima e Fradique Coutinho da linha 4-Amarela do metrô, o edifício aproveita a infraestrutura de transporte público, incluindo bicicletário e vestiários.

Rigorosos preceitos de sustentabilidade incluem sensores de presença, sistemas de economia e reúso de águas, direcionando recursos economizados à manutenção do paisagismo e espaços verdes.

O Edifício Waldyr Beira, junto ao seu futuro lançamento vizinho, compõe um conjunto arquitetônico harmonioso, oferecendo não apenas espaços corporativos inovadores, mas também contribuindo para a experiência urbana e cultural da região.

Breviário
• Edifício Corporativo Waldyr Beira, criado pela Perkins&Will São Paulo em parceria com a Construtora e Incorporadora Pedra Forte.
• Localizado na Avenida Rebouças, uma das áreas mais valorizadas da capital paulista, este edifício de torre única apresenta 22 andares corporativos com quase 6 metros de pé-direito duplo.
• Amplitude Vertical: O pé-direito duplo foi estrategicamente incorporado para ampliar verticalmente o potencial construtivo. Isso permite manter a área útil enquanto proporciona uma vista deslumbrante do horizonte arborizado do bairro dos Jardins. A paisagem pode ser apreciada desde o primeiro andar, que está ao nível da copa das árvores.
• Flexibilidade de Layout: Com um lote de 1.711 m², o edifício acomoda três subsolos, um lobby e andares duplex de 680 m², que podem ser divididos em dois conjuntos cada. O diferencial está nos 17 metros de vão entre os pilares, permitindo a criação de layouts diversos. Essa flexibilidade é rara em edifícios corporativos convencionais.
• Acabamentos Contemporâneos: O uso do concreto aparente tratado tanto nas lajes quanto nos pilares confere um visual neutro e contemporâneo. Além de destacar a vista, esse material requer manutenção mínima, tornando-o uma escolha prática e esteticamente agradável.
• Brises de Aluzinco: O projeto demandou brises feitos de Aluzinco, um material composto por alumínio e zinco. Esses elementos são compatíveis com a extensa altura do piso e foram desenvolvidos em colaboração com um parceiro, já que não havia opções no mercado que atendessem às necessidades específicas do projeto. A equipe também se dedicou ao design de perfurações, elementos de fixação e molas para garantir a funcionalidade e estética desejadas.
• Combinação impressionante de inovação estrutural, design contemporâneo e soluções personalizadas que redefine o conceito de edifícios corporativos em São Paulo.

 

Ficha
Edifício Waldyr Beira
Ano de início do projeto: 2020
Ano de conclusão da obra: 2023
Área do terreno: 1.710,80 m2
Área construída: 14.400 m2
Localização: Av. Rebouças, 2728
Fotos: Pedro Mascaro

Créditos:
Nome do projeto: Edifício Waldyr Beira
Cliente: Pedra Forte Incorporações e Construções Ltda. / @pedrafortesp
Arquitetura: Perkins&Will São Paulo / @perkinswill_br,
Equipe: Douglas Tolaine, Fernando Vidal, Lara Kaiser, Gabriel Freitas, Tiago Ferrari, Gustavo Massoti, Fatima Oliveira, Fernando Afonso, Fabio Jungstedt, Henrique Bustamante e Cesar Ramos.

Colaboradores:
Consultores: MasArq Arquitetura / @masarq.brasil
Estrutura: SVS
Fundações: APOIO
Elétrica: SPHE
Hidráulica: SPHE
Ventilação/ar condicionado: Willem Scheepmaker e Associados / @willemscheepmakerassoc

Fornecedores
Brises: Sulmetais / @sulmetais.revestimento

Contato:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com/studio/sao-paulo/

 


Referências – Edifício corporativo inovador; Avenida Rebouças; Perkins&Will São Paulo; Incorporadora e Construtora Pedra Forte; Arquitetura moderna; Design de interiores; Pé-direito duplo; Vistas panorâmicas; Jardins paulistanos; Estrutura corporativa flexível; Lajes duplex; Vãos entre pilares; Engenharia estrutural inovadora; Lajes de protensão; Mesa voadora; Brises de Aluzinc; Fachada de vidros claros; Caixilhos para ventilação natural; Acabamentos minimalistas; Concreto aparente; Terraços técnicos; Espaços compartilhados; Galeria de arte no térreo; Exposições artísticas; Localização estratégica; Estação de metrô Faria Lima; Estação de metrô Fradique Coutinho; Infraestrutura de transporte público; Bicicletário e vestiários; Sustentabilidade; Sensores de presença; Economia de água; Reúso de águas; Paisagismo; Espaços verdes; Eficiência energética; Torres de elevadores; Minimalismo nas materialidades; Ar-condicionado VRF; Cabeamento elétrico;