O projeto arquitetônico de Renato Mendonça para seu próprio escritório cria ambiente de trabalho humanizado

Espaços corporativos mais acolhedores e elegantes

O arquiteto Renato Mendonça projetou seu próprio escritório para criar um ambiente de trabalho humanizado, acolhedor e menos impessoal. Para isso, utilizou piso de madeira maciça, paleta aconchegante e elementos de design que conferem uniformidade e originalidade à estética. O resultado é um espaço que harmoniza funcionalidade, estética e bem-estar, proporcionando um ambiente de trabalho mais produtivo e agradável.


Na arquitetura e design de interiores, a busca pela humanização dos espaços corporativos é uma tendência que ganha cada vez mais destaque.

Nesse contexto, o arquiteto Renato Mendonça, conhecido pela criação de ambientes que aliam funcionalidade e estética, empreendeu um projeto singular para seu próprio escritório.

Materialização do Conceito com Piso de Madeira Maciça e Paleta Aconchegante

O conceito central do projeto foi a humanização do ambiente de trabalho, visando proporcionar um espaço corporativo acolhedor e menos impessoal.

Para concretizar essa visão, Renato Mendonça optou pelo uso de piso de madeira maciça, especificamente a robusta cumaru, em toda a extensão do escritório de 35 m².

Espaços corporativos mais acolhedores e elegantes / Fotografia Rafael Renzo

Renato Mendonça optou por piso maciço de cumaru, da Akafloor. “Além de aconchegante, este tipo de madeira, mais dura e resistente, não sofreria danos a longo prazo por conta do trânsito de pessoas e da pressão das rodinhas das cadeiras”, justifica.

A escolha da madeira cumaru não se limitou ao piso; a parede de fundo do lavabo também recebeu o mesmo revestimento, criando uma sensação de continuidade e unidade estética.

A resistência da madeira, aliada à sua durabilidade, tornou-a a escolha ideal para resistir ao trânsito constante e à pressão das rodinhas das cadeiras, assegurando a integridade do espaço a longo prazo.

Detalhes Estratégicos na Distribuição da Planta

Na distribuição cuidadosa da planta, Renato Mendonça assegurou a coerência estética em cada setor do escritório. No hall de entrada, elementos delicados, como mesinhas de apoio, cabideiros e quadrinhos, contribuem para criar um ambiente acolhedor.

Espaços corporativos mais acolhedores e elegantes / Fotografia Rafael Renzo

Uma escrivaninha antiga de madeira, integrada ao espaço de entrada, complementa o visual intimista.

Funcionalidade e Estética Unidas nas Estações de Trabalho e Desenvolvimento de Projetos

Na área destinada ao desenvolvimento de projetos, prateleiras sob medida não apenas acomodam os monitores na altura ideal, mas também servem como suporte para livros, otimizando o espaço.

A escolha da cor laranja nos assentos das cadeiras reforça a atmosfera calorosa proposta para esse ambiente, enquanto os painéis de cumaru delimitam as diferentes áreas.

Privacidade da Sala de Reuniões e Integração com a Copa

A sala de reuniões, com uma mesa redonda que acomoda confortavelmente quatro pessoas, é marcada pelos painéis piso-teto que garantem a privacidade necessária.

Na sala do arquiteto, a adição elegante da copa. O mármore Calacata Paraná reveste a mesa de trabalho e a bancada da copa, agregando sofisticação aos dois ambientes integrados.

Ripas de Madeira Branca e Pé-direito Alto como Detalhes de Design e Originalidade

Elementos de design como as ripas de madeira branca que compõem teto e parede na área da copa e em outros pontos do escritório conferem uniformidade à estética.

Em alguns locais, a laje original foi mantida, sem forro, proporcionando um pé-direito mais alto e expondo a fiação de maneira deliberada, conferindo um toque industrial ao décor, sem comprometer a atmosfera calorosa e aconchegante desejada por Mendonça.

O projeto arquitetônico de Renato Mendonça para seu próprio escritório é um exemplo de como a técnica aliada a uma visão humana pode transformar um ambiente de trabalho, criando um espaço que harmoniza funcionalidade, estética e bem-estar.

“O ambiente de trabalho precisa ser funcional, e isso todo mundo sabe. Tão importante quanto ser funcional, é ser agradável de se estar. Um ambiente que precisa promover a criatividade, o entusiasmo, a vontade de estar ali. Meu escritório traz isso na sua essência, no seu conceito, na sua história. História essa que apresenta tanto do que sou, do momento em que estou vivendo, daquilo que acredito como único e como meu. Peças de design aliadas às peças de história: o novo e o antigo dividindo uma única narrativa, em um único traço numa folha não branca, mas muito rascunhada. Esse sou eu, esse é meu escritório!” afirma Renato.

Ficha:
Escritório do Arquiteto
Tipo: Arquitetura e Interiores
Autor do Projeto:
Renato Mendonça / @renatomendonca
Aiê Tombolato / @aietombolato
Engenharia – Alberti Engenharia / @engenhariaalberti
Fotosgrafia Rafael Renzo/ @rafaelrenzo_fotografia
Local: São Paulo / SP
Data: Setembro/2022

Especificação:
Basile Marcenaria / @basilemarcenaria
Greenplac / @greenplacmdf
Pérola Mármores / @perolamarmores
Akafloor / @akafloor_oficial
A Morada Cortinas / @a_morada
Loja Luminata / @lojaluminata
Interlight / @interlight.oficial
Lumini / @_lumini
Loja Cremme / @cremme.com.br
F-Way – FK Grupo / @fway_oficial / @fkgrupo
Arnaldo Danemberg Collection / @arnaldodanembergcollection
Estudio Niz / @estudioniz
Pair Home
Galeria Papel Assinado / @papelassinado

Contato:
Renato Mendonça Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/15230/renato-mendonca/
https://renatomendonca.com/

 


Referências — Arquitetura de Interiores; Design de Ambientes Corporativos; Projeto Arquitetônico; Piso de Madeira Maciça; Cumaru; Paleta de Cores Aconchegantes; Ambiente de Trabalho Humanizado; Renato Mendonça Arquitetura; Escritório de Arquitetura; Humanização de Espaços Corporativos; Revestimentos de Madeira; Lavabo com Painel de Madeira; Mesinhas de Apoio no Hall de Entrada; Escrivaninha Antiga de Madeira; Desenvolvimento de Projetos de Arquitetura; Prateleiras Sob Medida; Assentos Laranja; Sala de Reuniões Privativa; Mesa Redonda para Quatro Pessoas; Copa Integrada ao Escritório; Mármore Calacata Paraná; Ripas de Madeira Branca; Pé-direito Alto sem Forro; Toque Industrial no Décor; Atmosfera Calorosa e Aconchegante; Arquitetura Residencial; Espaços de Trabalho Funcionais; Estética Industrial em Escritórios; Bem-estar no Ambiente de Trabalho; Sustentabilidade em Projetos de Arquitetura;