Marcela Fazio e Natacha Alves lideram projeto inovador de remodelação em apartamento dos Anos 1970 na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro

Projeto colaborativo ousado e inovador

Um apartamento dos anos 1970, localizado na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, foi remodelado pelas arquitetas Marcela Fazio e Natacha Alves para atender às demandas de uma família numerosa. O projeto incluiu a ampliação do espaço habitacional, a criação de cinco suítes, a preservação do piso original de madeira e a introdução de elementos contemporâneos, como o ladrilho hidráulico na cozinha.


Em uma colaboração arrojada entre as arquitetas Marcela Fazio e Natacha Alves, um apartamento original dos anos 1970, localizado nas margens da Lagoa Rodrigo de Freitas, passa por uma significativa repaginação.

O objetivo é transformar a moradia em uma residência familiar contemporânea, marcada por requinte e conforto.

Ampliação do Espaço Habitável para uma Família Numerosa

Desafiadas pela necessidade de acomodar uma família numerosa, composta por um casal e quatro filhos, as arquitetas assumiram a missão de criar cinco suítes.

Isso representa uma expansão notável em relação às duas suítes e dois dormitórios presentes no projeto original do apartamento.

Projeto colaborativo ousado e inovador / Fotografia Gustavo Bresciani

O processo de desenvolvimento do projeto transcendeu as fronteiras geográficas, com Natacha atuando no Rio de Janeiro e Marcela em seu ateliê em São Paulo. Reuniões presenciais e on-line, juntamente com a troca de esboços, resultaram em uma visão coesa e inovadora para a residência.

Preservação do Piso Original e Elementos Contemporâneos

A preservação meticulosa do piso original de madeira em peroba do campo contrasta com a introdução de elementos contemporâneos, como o exclusivo ladrilho hidráulico na cozinha.

Revestimentos de alta qualidade, incluindo porcelanatos e elementos de madeira estrategicamente integrados, conferem uma estética singular ao conjunto.

Projeto colaborativo ousado e inovador / Fotografia Gustavo Bresciani

Marcela destaca: “Neste incrível projeto arquitetônico, podemos observar a clara conexão com a ideia inicial, reproduzindo fielmente os esboços criativos, ressaltando a atenção aos detalhes e a fidelidade ao design arquitetônico.”

Desafios Criativos e Superados

A adaptação do banheiro do quarto que faz divisa com a área de estar revelou-se a tarefa mais complexa, exigindo ajustes criativos devido à descoberta surpreendente de prumadas de gás e tubulações hidráulicas.

A superação desses desafios destaca a habilidade e experiência das arquitetas envolvidas.

Amplo Living com Vista Panorâmica

O destaque do apartamento é o amplo living, oferecendo uma vista panorâmica para a Lagoa Rodrigo de Freitas. Este espaço proporciona aos moradores um ambiente aconchegante para momentos de descompressão.

Suítes e Ambientes Renovados com Foco nos Detalhes

Os espaços privativos, suítes bem equipadas e banheiros renovados evidenciam a atenção aos detalhes e o compromisso com o conforto dos moradores.

A suíte master foi agraciada com um closet funcional e elegante, enquanto os demais dormitórios foram estrategicamente reposicionados, ganhando novos banheiros.

Remodelação Completa do Cozinha, Lavanderia e Caixilhos

A sala de estar foi expandida, a cozinha e a lavanderia passaram por uma remodelação completa, e todos os caixilhos foram substituídos.

Essas mudanças proporcionam uma experiência única e contínua da deslumbrante paisagem externa.

Atmosfera Envolvente e Sob Medida com Projeto Luminotécnico

O projeto luminotécnico, elaborado por Natacha Alves, desempenha um papel fundamental no bem-estar dos moradores, criando uma atmosfera envolvente e sob medida para cada ambiente.

O novo desenho do apartamento não apenas atendeu às demandas da família, mas também valorizou significativamente o programa, tornando-o uma boa referência arquitetônica em um dos metros quadrados mais cobiçados da Cidade Maravilhosa.

Ficha:
Projeto: Apartamento da Lagoa
Arquitetura: Marcela Fazio e Natacha Alves
Localização: Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio de Janeiro
Metragem do projeto: 240 m²
Ano do projeto: 2021
Fotografia: Gustavo Bresciani / @brescianifotoarq

Especificação:
Todeschini / @todeschinioficial
Ladrilar / @ladrilar
Marmoraria Royal / @marmoraria_royalrevestimentos
Portobello / @portobello
Breton / @bretonoficial
Lider Interiores / @liderinteriores
Fernando Jaeger / @fernandojaegerdesign
Way Design / @waydesignmoveis
Dimlux / @dimlux_iluminacao

Contato:
Marcela Fazio Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/29790/marcela-fazio-arquitetura/
https://www.marcelafazio.com.br/

 


Referências — Repaginação arquitetônica; Remodelação de apartamento; Apartamento dos anos 1970; Lagoa Rodrigo de Freitas; Arquiteta Marcela Fazio; Arquiteta Natacha Alves; Residência contemporânea; Requinte e conforto; Família numerosa; Cinco suítes; Expansão de espaço habitável; Projeto colaborativo; Fronteiras geográficas; Esboços arquitetônicos; Piso de madeira em peroba do campo; Ladrilho hidráulico exclusivo; Porcelanato; Elementos de madeira; Design arquitetônico; Desafios criativos; Prumadas de gás; Tubulações hidráulicas; Amplo living; Vista panorâmica; Suítes bem equipadas; Banheiros renovados; Closet funcional; Remodelação de cozinha; Remodelação de lavanderia; Substituição de caixilhos; Projeto luminotécnico; Atmosfera envolvente; Joia arquitetônica; Cidade Maravilhosa; Design de interiores; Residência familiar; Espaço habitável; Arquitetura contemporânea; Estética singular; Experiência única; Deslumbrante paisagem externa; Bem-estar dos moradores; Atmosfera aconchegante; Descompressão residencial; Projeto de iluminação; Renovação residencial; Apartamento de luxo; Desenho arquitetônico; Arquitetura residencial;