O olhar técnico de Aline Zanoni aponta alguns rumos na arquitetura de interiores e decoração para 2024

Apostas de Aline Zanoni para décor em 2024

Arquiteta Aline Zanoni

Aline Zanoni aponta tendências de arquitetura e decoração para 2024, incluindo o retorno das cores suaves e neutras, o uso de materiais naturais e o estilo retrô com linhas simples. A arquiteta enfatiza a importância de escolher as cores com sabedoria e destaca a versatilidade ao empregar diferentes tonalidades em cada cômodo. Aline sugere que é possível manter um equilíbrio entre o contemporâneo e o atemporal, garantindo que as escolhas estéticas permaneçam relevantes ao longo do tempo.


As tendências na arquitetura e decoração para o ano de 2024 apresentam uma rica diversidade de estilos e abordagens, desde o ressurgimento do retrô até a busca pela atemporalidade e sustentabilidade.

A renomada arquiteta de interiores, Aline Zanoni, compartilha percepções sobre como incorporar essas tendências mantendo um estilo atemporal e clássico.

Cores Suaves e Acolhedoras

Um dos pontos em destaque para 2024 é o retorno das cores suaves e neutras, associadas à elegância e sofisticação.

Estudos de tendências realizados por grandes empresas de tintas apontam para tons como azul-claro, acinzentado, verde suave e seco, rosa neutro e a cor pêssego, eleita como a cor do ano pela Pantone.

Aline Zanoni aconselha a escolha inteligente dessas cores, priorizando tons mais secos e acinzentados para garantir uma estética atemporal.

Estratégias de Utilização das Cores em Ambientes

Aline enfatiza a importância de escolher as cores com sabedoria e destaca a versatilidade ao empregar diferentes tonalidades em cada cômodo.

O verde, por exemplo, é indicado para ambientes como o home office, por remeter à sensação de movimento contínuo, inspirando mudança e evolução.

Cantinho do Café, Uma Tendência em Ascensão

Com um aumento significativo nas buscas por inspiração no Pinterest, o “Cantinho do Café” ganha destaque como uma tendência para 2024.

A arquiteta ressalta que, independentemente das mudanças nas tendências de decoração, o café permanece uma presença constante na vida dos brasileiros.

A criação de um espaço dedicado a essa bebida representa não apenas uma tendência, mas também uma oportunidade para relaxar ou receber visitas acolhedoramente.

Linhas Simples e Elegantes do Estilo Retrô

O estilo retrô faz um retorno marcante, especialmente em móveis e mobília. Aline descreve esse estilo que privilegia linhas retas e simplicidade nos móveis, evidenciando pés mais finos em peças como poltronas, sofás e cadeiras.

Elementos como móveis de madeira natural, cores vivas em tons neutros e puxadores arredondados se destacam nesse contexto, oferecendo uma estética retrô sofisticada.

Sustentabilidade em Foco com Materiais Naturais

O uso de materiais naturais, como madeira, pedras, ratã e fibras naturais, continua a ser uma tendência consolidada. Essa escolha visa criar ambientes que proporcionem calma e conforto, contrabalançando a agitação do cotidiano.

A profissional enfatiza a importância desses materiais em adicionar calor e autenticidade aos espaços.

Além disso, a presença de plantas não só contribui para a estética, mas também para a purificação do ar e o bem-estar geral.

Aline sugere que, ao seguir as tendências de arquitetura e decoração para 2024, é possível manter um equilíbrio entre o contemporâneo e o atemporal, garantindo que as escolhas estéticas permaneçam relevantes ao longo do tempo.

Contato:
Aline Zanoni Arquitetura de Interiores
https://arqbrasil.com.br/26668/aline-zanoni-arquitetura-de-interiores/
https://alinezanoni.com.br

 


Referências — Arquitetura e Decoração 2024; Tendências de Design de Interiores; Aline Zanoni Arquitetura; Cores Suaves para Decoração; Estilo Retrô em Mobiliário; Cantinho do Café na Decoração; Materiais Naturais na Arquitetura; Tons Neutros e Elegância; Sustentabilidade na Decoração; Home Office Verde e Produtividade; Pantone Cor do Ano 2024; Atemporalidade na Decoração; Tendências em Móveis para 2024; Design de Interiores Contemporâneo; Inspirações para Cantinho do Café; Estética Minimalista em Design; Plantas na Decoração Residencial; Texturas Naturais em Ambientes; Puxadores Retrô em Móveis;