O arquiteto Pietro Terlizzi lança um olhar sobre Muxarabis e Cobogós, elementos vazados na leitura moderna da Arquitetura

Força estética e funcionalidade dos elementos vazados

A arquitetura contemporânea busca harmonia entre espaços, luminosidade, ventilação e privacidade. Elementos vazados como Muxarabis e Cobogós são cruciais para essa busca. O Muxarabi, de origem árabe, e o Cobogó brasileiro são exemplos de estética e funcionalidade em divisórias, portas, janelas e mobiliários. São soluções inteligentes que contribuem para a harmonia entre espaços na arquitetura contemporânea. Eles permitem dividir ambientes sem comprometer a fluidez visual, a luminosidade e a ventilação.


A arquitetura contemporânea busca incessantemente a harmonia entre espaços, privilegiando a luminosidade e a ventilação, sem prescindir da privacidade.

Nesse contexto, elementos vazados desempenham um papel crucial. Do treliçado árabe Muxarabi ao tradicional Cobogó brasileiro, tais elementos, ao mesmo tempo, em que dividem, mantêm a fluidez e conexão visual entre ambientes.

Muxarabi, Uma Herança Árabe de Elegância e Tradição

Originário do século XIV, o Muxarabi, proveniente da arquitetura árabe do Oriente Médio e Ásia, chegou ao Brasil em meados de 1500 com os colonizadores portugueses.

Força estética e funcionalidade dos elementos vazados / Fotografia Guilherme Pucci

Composto primordialmente de madeira, suas ripas entrelaçadas formam desenhos geométricos que conferem um aspecto ornamentado, sofisticado e acolhedor.

A presença do Muxarabi nos projetos contemporâneos é marcada pela perpetuação de suas premissas originais, contribuindo para a estética e funcionalidade de divisórias, portas, janelas e mobiliários.

Cobogós, Uma Brasilidade em Formas Contemporâneas

Com quase um século de existência, os Cobogós são um exemplo de criação genuinamente brasileira.

Desenvolvidos por três visionários, esses elementos vazados incorporaram-se às construções em diferentes materiais, como cerâmica, concreto, porcelana e vidro.

Força estética e funcionalidade dos elementos vazados / Fotografia Guilherme Pucci

Além de resistentes e de fácil manutenção, os Cobogós possuem um viés contemporâneo, contribuindo significativamente para a ventilação e iluminação nos ambientes.

Grandes ícones da arquitetura brasileira, como Lucio Costa e Oscar Niemeyer, imortalizaram o uso dos Cobogós em prédios emblemáticos.

A Estética e Funcionalidade na Leitura Moderna dos Projetos

O arquiteto Pietro Terlizzi destaca a presença marcante desses elementos vazados na atualidade, fundamentada tanto na estética quanto na funcionalidade.

Muxarabis e Cobogós são soluções inteligentes, adaptando-se com versatilidade a diversas aplicações, desde divisórias a mobiliários.

Interação entre Privacidade e Fluidez visual

Em um cenário arquitetônico em constante transformação, a tradição do Muxarabi e a brasilidade dos Cobogós emergem como pilares essenciais na concepção de espaços mais abertos e amplos.

A interação entre luz, privacidade e fluidez visual destaca-se como uma busca contínua na arquitetura contemporânea, reforçando a atemporalidade e a relevância desses elementos vazados.

Contato:
Pietro Terlizzi Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28082/pietro-terlizzi-arquitetura/
https://pietroterlizzi.com.br/

 


Referências — Pietro Terlizzi, Arquitetura contemporânea; Elementos vazados na arquitetura; Muxarabis; Cobogós; Design de interiores; Separadores de ambientes; Luminosidade em ambientes; Ventilação em espaços; Privacidade na arquitetura; Conceitos de design arquitetônico; Harmonia visual em projetos; Treliçado árabe Muxarabi; Cobogós contemporâneos; História da arquitetura brasileira; Viabilidade estética em arquitetura; Desenhos geométricos em decoração; Mobiliário inteligente; Design de divisórias; Oscar Niemeyer arquitetura; Lucio Costa projetos; Estilo contemporâneo em design; Brasilidade em arquitetura; Modernização de elementos tradicionais; Versatilidade em materiais de construção; Projetos emblemáticos brasileiros; Arquitetura árabe no Brasil; Funcionalidade em elementos vazados; Aconchego na arquitetura; Sofisticação em design de interiores; Arquitetura de espaços abertos;