Abordagem Sustentável da Casa Treliça, do escritório Terra Capobianco Arquitetura, é Certificação Prata pelo GBC Brasil

Terra Capobianco é prata em sustentabilidade

A Casa Treliça é uma residência localizada no Alto de Pinheiros, São Paulo, que incorpora uma abordagem sustentável e conquistou a certificação Prata do Green Building Council Brasil. Com eficiência construtiva em aço, sustentabilidade em cada detalhe e redução de impacto ambiental, a Casa Treliça é um exemplo notável de arquitetura inovadora e eficiência temporal. Além disso, a residência destaca-se pela utilização de placas fotovoltaicas, água de reuso e estratégias inovadoras.


No coração do Alto de Pinheiros, em São Paulo, destaca-se a Casa Treliça, uma residência que não apenas incorpora uma abordagem arquitetônica inovadora, mas também conquistou o certificado Prata do Green Building Council Brasil.

A escolha do sistema construtivo em aço revelou-se crucial para a eficiência e sustentabilidade da construção, culminando em uma obra que redefine os padrões tradicionais.

Rápido, Eficiente e Limpo, a Eficiência Construtiva com Aço

Com um total de 30 toneladas de aço empregadas em uma área construída de 464 m², a Casa Treliça não apenas adotou um sistema construtivo moderno, mas também se tornou um paradigma de eficiência energética.

O aço, conhecido por sua rapidez de montagem e redução de resíduos no canteiro de obras, permitiu que a residência se destacasse como um exemplo notável na paisagem arquitetônica.

A arquiteta Ana Terra Capobianco, do escritório responsável pelo projeto, destaca o conceito por trás do design arquitetônico, enfatizando o aproveitamento máximo do terreno.

Com menos de 20% da área do térreo composta por vedações opacas, a Casa Treliça proporciona um espaço visualmente contínuo, conferindo uma sensação única de amplitude.

Sustentabilidade em Cada Detalhe: Placas Fotovoltaicas, Água de Reuso e Estratégias Inovadoras

A Casa Treliça não se limita à eficiência construtiva; ela incorpora uma gama de soluções sustentáveis. Placas fotovoltaicas, capazes de converter a luz solar em energia, foram instaladas para alimentar a residência.

Além disso, o aproveitamento de água de reuso para os vasos sanitários, a irrigação automatizada com água da chuva e a utilização de fachadas duplas e ventiladas evidenciam o compromisso ambiental do projeto.

Ana Terra destaca que essas alternativas, combinadas com o uso do sistema construtivo em aço, foram determinantes para a conquista do certificado Prata, uma referência nacional em construção sustentável.

A Casa Treliça emerge como um exemplo notável de como o aço pode ser empregado de maneira inovadora na arquitetura, proporcionando não apenas eficiência construtiva, mas também uma estética marcante.

Redução de Impacto Ambiental e Prazo de Entrega Antecipado

Além dos benefícios evidentes em termos de sustentabilidade, a Casa Treliça destaca-se pela redução significativa do impacto ambiental.

Um canteiro de obras notavelmente mais limpo e a minimização de desperdícios de materiais contribuem para um panorama mais eco-friendly.

Outro aspecto notável é o prazo de entrega da obra. Estima-se que o uso do sistema construtivo em aço tenha reduzido em até três meses o tempo de conclusão em comparação ao sistema convencional, demonstrando a eficácia não apenas em termos de sustentabilidade, mas também de eficiência temporal.

A Casa Treliça, portanto, é uma expressão da sinergia entre arquitetura inovadora, sustentabilidade e eficiência construtiva, definindo um padrão para as futuras empreitadas na área.

Casa Treliça
https://arqbrasil.com.br/25241/terra-capobianco-e-galeria-com-grandes-vaos-livres/

Contato:
Terra Capobianco Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/24617/terra-capobianco-arquitetura/
https://terracapobianco.arq.br/

 


Referências — Casa sustentável; Construção em aço; Casa Treliça, Certificação Prata Green Building Council; Eficiência energética residencial; Arquitetura inovadora; Alto de Pinheiros; Green building; Sistema construtivo em aço; Certificação ambiental; Eficiência construtiva; Aço na arquitetura; Placas fotovoltaicas; Água de reuso; Fachadas duplas e ventiladas; Estratégias sustentáveis de construção; Arquitetura residencial; Prazo de entrega reduzido; Design arquitetônico; Aproveitamento máximo do terreno; Canteiro de obras limpo; Redução de resíduos na construção; Estética marcante; Arquiteta Ana Terra Capobianco; Inovação na arquitetura; Construção rápida e eficiente; Eficiência temporal; Impacto ambiental positivo; Residência no Alto de Pinheiros; Uso responsável de recursos naturais; Irrigação automatizada com água da chuva;