Projeto do Terra Capobianco e Galeria Arquitetos com sistema construtivo que confere sustentabilidade e amplitude à Casa Treliça

Terra Capobianco e Galeria com grandes vãos livres

Escolha por estrutura metálica possibilitou criação de grandes vãos livres no térreo da residência, além de reforçar aspecto sustentável, certificado com selo Prata pelo Green Building Council Brasil.

Os escritórios de arquitetura Terra Capobianco e Galeria Arquitetos assinam o projeto Casa Treliça, uma construção de 464 m² no Alto de Pinheiros, São Paulo. Por meio da racionalidade dos sistemas construtivos, a arquitetura procurou produzir um espaço amplo e totalmente integrado à paisagem no entorno do lote de 533,35 m².

A implantação da residência parte de um programa de necessidades de aproveitamento máximo da ocupação do terreno. A intenção foi resolver, com poucos elementos, uma construção rápida e seca, em estrutura metálica, laje steel deck e fechamentos em steel frame.

Terra Capobianco e Galeria com grandes vãos livres

Para isso, foram projetadas três treliças metálicas: duas nas extremidades longitudinais do volume principal, permitindo um vão de 15 metros, livre de apoios, na área social; e a terceira no sentido transversal da largura total do terreno, configurando o volume suspenso da edícula, com 14 metros de vão livre.

O aproveitamento visual do lote é ininterrupto. Menos de 1/5 da área do térreo possui vedações opacas, produzindo sensação de amplitude — potencializada ainda pelo pé direito de 3 metros.

Assim, as salas de estar e jantar podem ser completamente abertas com painéis de correr de vidro, permitindo total integração com varanda, piscina e jardim. Um caminho projetado com pisadas de concreto moldado in loco percorre o jardim até a área de lazer, com sauna e churrasqueira localizados sob a treliça da edícula.

Posicionada na área social térrea, uma escada metálica conduz ao primeiro pavimento, onde a treliça é revelada à contraluz do material translúcido thermoclick (chapa de policarbonato).

Uma sala comum distribui para as quatro suítes. Duas delas foram projetadas de forma flexível, inicialmente servindo o casal morador, com dois banheiros, dois closets, um dormitório e uma sala íntima. Na edícula, o primeiro pavimento abriga a sala de ginásticas e a suíte para hóspedes.

Terra Capobianco e Galeria com grandes vãos livres

Os dormitórios são voltados para as faces leste e oeste, e possuem venezianas em ripas verticais de pinus autoclaváveis e carbonizados, material que garante durabilidade.

Na fachada norte, o thermoclick garante resistência térmica, além de agilidade de montagem com painel autoportante de encaixe macho e fêmea. As quatro faces delimitam um volume único retangular de fachada dupla, desmontável e eficiente.

As soluções construtivas, reunidas a outros aspectos do projeto, garantiram à Casa Treliça o certificado Prata pelo Green Building Council Brasil, referência nacional em construção sustentável.

A residência é equipada com placas fotovoltaicas, instaladas sobre o bloco principal e a edícula, além de uma caixa d’água abastecida por água de reuso, destinada exclusivamente aos vasos sanitários.

A casa também conta com irrigação automatizada para o jardim, proveniente de água da chuva.

 

Ficha
Nome do Projeto: Casa Treliça
Escritório: Terra Capobianco + Galeria Arquitetos / @terracapobianco + @galeriaarquitetos
Ano de conclusão do projeto: 2020
Área bruta construída: 464,07m²
Área do terreno: 533,32 m²
Localização do projeto: Alto de Pinheiros, São Paulo, SP
Arquitetos Responsáveis: Ana Terra Capobianco e Fernanda Neiva
Equipe de Projeto: André Braz, Liliane Nambu e Lucas Leite
Construção: Schwartz Engenharia / @schwartzengenharia
Estrutura metálica: Stec do Brasil / @stecdobrasileng
Paisagismo: Giardino Planejamento de Exteriores
Projeto de Instalações : PHI Engenharia de Instalações
Projeto de ar condicionado: Reclima
Pojeto de automação: Imports BR / @importsbroficial
Consultoria Certificação GBC Brasil Casa: FLOR Arquietura / @flor_arquitetura
Consultoria Materiais GBC Brasil Casa: MateriaLAB Design / @materialabdesign
Fotografia: Nelson Kon / @nelsonkonfotografias

Contatos:
Terra Capobianco Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/24617/terra-capobianco-arquitetura/
https://terracapobianco.arq.br/

Galeria Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/24622/galeria-arquitetos/
http://www.galeria.arq.br/