Com curadoria de Rachel Vallego, a exposição ‘Rastro dos Restos’ no MAC USP é um encontro com a poética de Ricardo Ribenboim

Ricardo Ribenboim no MAC/USP

Sem título / Lona, madeira, tela, tinta acrílica e cera / 2016 / Coleção do artista

Exposição ‘Rastro dos Restos’ no MAC/USP revela mais de 80 obras recentes de Ricardo Ribenboim, um artista, produtor e gestor cultural. A curadoria de Rachel Vallego destaca a expressividade artística do artista, cujo procedimento artístico incorpora o tempo como agente criativo. Exposição que apresenta quatro séries — Riscos no Espaço, Mirandas, In Memoriam e Rastro dos Restos — e celebra a diversidade de inspirações e influências marcantes na obra de Ribenboim.


A mais recente exposição no Museu de Arte Contemporânea da USP, intitulada ‘Rastro dos Restos’, destaca-se como uma oportunidade única para apreciar a expressividade artística de Ricardo Ribenboim.

Sob a curadoria perspicaz de Rachel Vallego, a mostra reúne mais de 80 trabalhos que exploram o intrincado processo criativo do artista, notável por sua abordagem única na coleta, guarda, construção e reconstrução de materiais.

O Tempo como Agente Criativo no Processo Artístico

Ribenboim evidencia, em sua exposição, um meticuloso procedimento de trabalho que incorpora a ação do tempo sobre ideias e materiais.

Desde cacos e gravetos até metais fundidos e raízes do mangue, cada elemento é submetido a um processo de observação e avaliação de significados, culminando na construção de esculturas de metal e madeira, pinturas e colagens.

“Todo esse processo funciona como peças de um jogo, onde o primeiro movimento é dado por um desses elementos. Cada movimento resulta em obras que, por sua vez, alimentam a próxima jogada”, destaca a curadora Rachel Vallego.

Uma Diversidade de Leituras em Quatro Grandes Séries:

A exposição apresenta quatro distintas séries que encapsulam a riqueza da produção recente de Ribenboim.

Riscos no Espaço: Esculturas em metal e madeira revelam a admiração do artista por figuras como José Resende, Frans Krajcberg e Waltércio Caldas.

Mirandas: Objetos de parede evidenciam influências de Mira Schendel e Willys de Castro, destacando a diversidade de inspirações na obra de Ribenboim.

In Memoriam: Pinturas sobre lona e folha de ouro exploram questões políticas e ecológicas com uma abordagem poética única.

Rastro dos Restos: A série homônima destaca o procedimento da colagem, incorporando materiais diversos, incluindo obras antigas ou seus fragmentos.

Influências Marcantes

Ribenboim expressa sua profunda admiração por artistas brasileiros, cujas influências são visíveis em suas obras. A série Riscos no Espaço é um tributo artístico a figuras como José Resende, Frans Krajcberg e Waltércio Caldas, enquanto Mirandas reflete a reverência por Mira Schendel e Willys de Castro.

Processo Criativo Singular

‘Rastro dos Restos’ não apenas oferece uma visão aprofundada do processo criativo singular de Ricardo Ribenboim, mas também proporciona uma experiência artística imersiva.

A exposição destaca a maestria do artista na coleta e transformação de elementos aparentemente insignificantes em obras de arte envolventes, consolidando seu papel como um dos expoentes da cena artística contemporânea brasileira.

Ricardo Ribenboim foi aluno de Evandro Carlos Jardim e da Escola Brasil, sob a orientação de José Resende e Carlos Fajardo. Em 1974, participou da Bienal de São Paulo e trabalhou como designer gráfico até 1990.

Nos anos 1980, criou o Museu Brasileiro do Papel, posteriormente incorporado ao MAC USP. Foi diretor do Paço das Artes e do Itaú Cultura, sendo responsável pela criação dos Eixos Curatoriais, das Enciclopédias em meio digital e do Programa Rumos — que considera uma de suas grandes obras.

Serviço:
Rastro dos Restos — Ricardo Ribenboim
Curadoria: Rachel Vallego
Abertura: 28 de outubro, sábado, às 11
Período expositivo: até 10 de março de 2024
Local: Museu de Arte Contemporânea da USP
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 — Ibirapuera
Horários: terça a domingo, das 10h às 21h
Entrada gratuita.

Contato:
MAC USP
(11) 2648-0254
http://www.mac.usp.br/mac/

 


Referências — Exposição de Arte Contemporânea; Ricardo Ribenboim; MAC USP; Rachel Vallego; Arquitetura e Arte Contemporânea; Curadoria de Exposições; Processo Criativo em Arte; Esculturas em Metal e Madeira; Pinturas sobre Lona e Folha de Ouro; Colagem em Arte Contemporânea; Museu de Arte Contemporânea da USP; Riscos no Espaço – Série Artística; Mirandas — Influências Artísticas; In Memoriam — Discussão Política e Ecológica; Gestão Cultural e Produção Artística; Arte Brasileira Contemporânea; Influências de José Resende; Frans Krajcberg – Referências Artísticas; Waltércio Caldas — Inspirações em Arte; Mira Schendel e Willys de Castro — Influências Artísticas; Rastro dos Restos — Série Artística; Coleta de Materiais em Arte; Transformação de Materiais em Arte; Arte e Memória; Trajetória do Artista Ricardo Ribenboim; Arte Contemporânea Brasileira; Metais Fundidos em Esculturas; Arte com Cacos e Gravetos; Raízes do Mangue em Obras de Arte; Técnica de Reconstrução em Arte Contemporânea; Cenário Artístico Atual no Brasil; Poética na Arte Contemporânea; Experiência Artística Imersiva; Ateliê de Ricardo Ribenboim; Artistas Brasileiros Contemporâneos; Artista Plástico Brasileiro; Curador Yuri Quevedo; Paço Imperial do Rio de Janeiro; Arte e Cotidiano;