O Novo Escritório do Bank of America em São Paulo com projeto Perkins&Will expressa inovação e colaboração

Perkins&Will com visão 360° e integração urbana

O projeto arquitetônico do novo escritório do Bank of America em São Paulo, desenvolvido pela Perkins&Will, prioriza inovação e colaboração. Com generosa iluminação natural, paleta vibrante de cores, espaços de trabalho flexíveis e identidade visual marcante do piso ao teto, o ambiente estimula produtividade e integração. A infraestrutura de ponta compatibilizada nos espaços abertos para as áreas de tecnologia e trading representou um desafio técnico do projeto.


O escritório do Bank of America nos 26.º andar de um edifício corporativo no Morumbi, Zona Sul de São Paulo, é uma expressão arrojada de inovação e funcionalidade.

Projetado pelo escritório de arquitetura Perkins&Will São Paulo, o espaço destaca-se pela presença abrangente de janelas piso-teto, oferecendo uma vista panorâmica que redefine a relação tradicional das instituições financeiras com o ambiente urbano.

Foco Estratégico em Sintonia com Trading, Tecnologia e Facilities

Este é o terceiro projeto da Perkins&Will para o Bank of America, desta vez destinado a abrigar os times de trading, tecnologia e facilities. A parceria anterior incluiu o LatAm Headquarters e outra sede na Faria Lima.

Perkins&Will com visão 360° e integração urbana / Fotografia Renato Navarro

O novo escritório visa atrair e reter talentos em áreas estratégicas, adotando uma linguagem arquitetônica mais arrojada e informal, alinhada à concepção de mundo baseada em inovação e produtividade.

Abordagem Sustentável com Iluminação Natural e Paleta Vibrante

A incidência generosa de luz natural combinada com floreiras naturais suspensas define o ambiente, proporcionando vivacidade e acolhimento. A paleta de cores, que transita entre tons vibrantes e neutros, cria uma atmosfera que estimula a produtividade.

O café, concebido como uma praça coletiva, destaca-se como um espaço propício para encontros informais e colaboração entre os profissionais, oferecendo uma vista cativante da Zona Sul paulistana.

Organização Setorial em “Bairros” que Refletem a Essência da Corporação

A estrutura do escritório é organizada em “bairros”, cada um refletindo a essência e a identidade do Bank of America. Setores denominados bairros são definidos com base no uso específico de cada área, proporcionando uma experiência única em cada espaço.

Flexibilidade e Integração entre Espaços Colaborativos e de Trabalho Individualizado

A macro setorização da ampla laje de 1.400 m² permite a alocação eficiente de áreas ao redor do núcleo central, promovendo a colaboração entre equipes.

Perkins&Will com visão 360° e integração urbana / Fotografia Renato Navarro

Espaços colaborativos estimulam a integração, enquanto áreas dedicadas oferecem privacidade para tarefas que exigem concentração. Salas de reunião são equipadas com monitores integrados ao sistema de agendamento online, e mesas de trabalho possuem sistema elétrico de regulagem de altura.

Ambientes Controlados com Luz, Texturas e Cores Estrategicamente Selecionadas

Os bairros de acesso restrito apresentam iluminação equilibrada e controlada, com tons mais sóbrios para promover foco e produtividade. O design inclui elementos como cortinas de transparência variável e telas rolô para otimizar o controle térmico e acústico.

Identidade Visual e Eficiência Do Piso ao Teto

A identidade visual do Bank of America é incorporada desde o piso até o teto. Tons azulados no carpete, vinílico amadeirado nas áreas de circulação e um forro acústico de madeira no hall de entrada conferem conforto e identidade.

Perkins&Will com visão 360° e integração urbana / Fotografia Renato Navarro

A inovação também se reflete no forro da área de equipe, utilizando um sistema modular que otimiza o desempenho acústico e revela infraestruturas expostas.

Desafios Técnicos da Compatibilização na Era da Tecnologia

A alta exigência tecnológica das áreas de tecnologia e trading impôs desafios técnicos significativos. A compatibilização cuidadosa da infraestrutura e equipamentos nos espaços abertos e modulares exigiu atenção especial, destacando a complexidade técnica do projeto.

Perkins&Will com visão 360° e integração urbana / Fotografia Renato Navarro

O novo escritório do Bank of America em São Paulo, projetado pela Perkins&Will, redefine a estética corporativa, além de estabelecer um padrão para ambientes que buscam inovação, colaboração e eficiência no cenário contemporâneo.

Ficha:
Ano de início do projeto: 2022
Ano de conclusão da obra: 2023
Área construída: 1.400 m2
Localização: Morumbi Corporate, Golden Tower, 26th floor
Fotos: @Renato Navarro

Créditos:
Nome do projeto: Bank of America – Escritório Morumbi
Cliente: Bank of America
Interiores: Perkins&Will / @perkinswill_br
Equipe:
Perkins&Will: Fernando Vidal, Paula Caçador, Cyntia Ayres, Carlos Andrigo, Fábio Jungstedt, Camilla Vila

Colaboradores:
Construtora: Athiè Wohnrath / @athiewohnrath
Consultores: Harmonia e Eletroequip / @eletroequip
Paisagismo: Vertical Garden / @vertical.garden.vg
Luminotécnica: Franco Berriel / @francoberriel_ld
Acústica: Harmonia / @harmonia.global
Elétrica: CTPF
Hidráulica: Adolfi
Audiovisual: Eletroequip / @eletroequip
Cabeamento: Blackbox / @blackboxcorporation

Especificação: 
Cortinas e persianas: Fort Corp / @fortcorporativo
Divisórias e painéis: Marcetex / @marcetex
Mobiliário (decorativo e industrial): Escinter / @escinterbr – Herman Miller / @hermanmillerbrasil
Pisos e carpetes: Interface / @interface_brasil – First Floor / @1st.floor
Ventilação/ar-condicionado: EPT / @eptprojetos

 

Contato:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com

 


Referências: Bank of America escritório; Perkins&Will arquitetura; Escritório corporativo São Paulo; Inovação em espaços de trabalho; Design de interiores corporativos; Arquitetura de escritórios; Decoração de ambientes corporativos; Trading floor design; Tecnologia e facilities em escritórios; Janelas piso-teto em escritórios; Vista panorâmica em escritórios; Atratividade de talentos em empresas; Colaboração no ambiente de trabalho; Espaços de descompressão em escritórios; Arquitetura sustentável em escritórios; Iluminação natural em ambientes de trabalho; Paleta de cores em espaços corporativos; Café corporativo como espaço de convivência; Setorização de escritórios; Bairros temáticos em ambientes de trabalho; Flexibilidade em espaços colaborativos; Salas de reunião inovadoras; Monitores integrados ao agendamento online; Ergonomia em mesas de trabalho; Controle térmico em escritórios; Controle acústico em ambientes corporativos; Identidade visual em design de interiores; Piso vinílico amadeirado; Forro acústico de madeira; Desafios técnicos em projetos de arquitetura; Alta exigência tecnológica em escritórios; Eficiência energética em ambientes corporativos; Espaços modulares em escritórios; Complexidade técnica em projetos de arquitetura; Compatibilização de infraestrutura em escritórios;