Arquiteto Bruno Moraes explora o calor e a elegância no décor industrial contemporâneo

Perspectiva profissional sobre o estilo industrial

O estilo industrial continua popular, mas evoluiu para uma estética mais contemporânea. O arquiteto Bruno Moraes explica como suavizar a rusticidade industrial e criar ambiência elegante com adaptação consciente, equilíbrio de cores terrosas e vibrantes, iluminação direcionada e integração de plantas e materiais naturais como madeira e tecidos. Dicas valiosas para um décor industrial moderno e acolhedor.


O estilo industrial, marcado por suas origens rústicas e elementos brutos, evoluiu para uma estética contemporânea, mantendo sua identidade, mas incorporando nuances mais suaves.

Bruno Moraes, arquiteto do BMA Studio, compartilha percepções sobre como tornar o décor industrial caloroso e elegante, mantendo a integridade do estilo.

Adaptação Consciente: O Novo Gradiente de Rusticidade

Na era pós-tendência, o estilo industrial continua a ser um favorito na arquitetura de interiores.

Bruno Moraes destaca a evolução natural do estilo, mantendo elementos como tubulações e instalações elétricas visíveis, mas suavizando o gradiente de rusticidade.

Perspectiva profissional sobre o estilo industrial / Fotografia Guilherme Pucci

Essa adaptação, segundo o arquiteto, proporciona uma maleabilidade dos traços do estilo, alinhando-se às expectativas contemporâneas de moradia.

Equilíbrio Cromático com Tons Terrosos e Vivacidade na Paleta de Cores

Para criar uma atmosfera aconchegante, Moraes sugere o uso estratégico de cores. Além dos tons predominantes de cinza, os tons terrosos, característicos dos tijolinhos, oferecem uma base acolhedora. O arquiteto incentiva a incorporação de cores vivas, como verde, laranja, azul e tons pastel, proporcionando composições harmoniosas e vivacidade ao ambiente.

Spots e Pendentes como Elementos-chave da Iluminação Estratégica

A iluminação desempenha um papel crucial na criação de uma atmosfera acolhedora.

Moraes destaca o uso de spots direcionáveis, pendentes modernos e luminárias contemporâneas para oferecer luz indireta.

Esses elementos suavizam a seriedade do décor industrial, criando um efeito agradável e intimista.

Natureza Integrada: Plantas como Elemento Vital

Para introduzir frescor e purificação ao ambiente industrial, Moraes sugere a presença de plantas.

Além de remover toxinas, as plantas umidificam naturalmente os espaços, proporcionando oxigênio fresco.

Este toque verde não só conecta o ambiente com a natureza, mas também contribui para uma atmosfera mais leve.

Materiais Naturais como Madeira e Tecidos na Essência do Estilo Industrial

A escolha cuidadosa de materiais naturais, como a madeira, traz aconchego ao ambiente industrial. Bruno Moraes ressalta a importância de dosar o uso da madeira para não comprometer a estética desejada.

Além disso, ele destaca o papel fundamental dos tecidos, especialmente em estofados, mantas e enxovais, adicionando camadas de conforto e suavidade ao espaço.

Contato:
Bruno Moraes Arquitetura / BMA
https://arqbrasil.com.br/221/bruno-moraes/
http://brunomoraesarquitetura.com.br

 


Referências: Estilo Industrial; Decoração Industrial; Arquitetura de Interiores Industrial; Rusticidade na Decoração; Tijolinhos à Vista; Ambiente Contemporâneo Industrial; Bruno Moraes BMA Studio; Gradiente de Rusticidade; Cores na Decoração Industrial; Tons Terrosos no Décor; Paleta de Cores Industrial; Iluminação Estratégica; Spots Direcionáveis; Pendentes Modernos; Luminárias Contemporâneas; Atmosfera Intimista; Natureza na Decoração; Plantas no Ambiente Industrial; Materiais Naturais na Decoração; Madeira na Estética Industrial; Tecidos na Decoração de Interiores; Conforto no Estilo Industrial; Adaptação do Estilo Industrial; Evolução do Estilo Industrial; Décor Industrial Suave; Aconchego na Decoração; Estética Contemporânea Industrial; Espaço Industrial Acolhedor; Arquitetura de Interiores Contemporânea; Mix de Cores no Décor;