O escritório Studio Porto Arquitetura, com olhar contemporâneo, apresenta o projeto inovador da Triângulo House

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico

O projeto da Triângulo House do Studio Porto é um exemplo de integração entre sustentabilidade, conforto térmico e design inovador. Localizada em terreno triangular em Uberlândia, MG, a residência apresenta layout inteligente, estrutura metálica, materiais naturais, paisagismo estratégico, iluminação noturna e interiores com mobiliário de designers renomados. O projeto visa otimizar o fluxo interno e proporcionar conforto térmico aos moradores por meio de soluções arquitetônicas criativas.


Localizada no desafiador terreno triangular em Uberlândia, Minas Gerais, a residência é um exemplo notável de integração entre conforto térmico, sustentabilidade e design arquitetônico de vanguarda.

Desafios do Terreno e Requisitos dos Clientes

O terreno triangular com leve declive apresentou um desafio intrigante para os arquitetos do Studio Porto.

Os clientes buscavam uma casa dividida em duas naves independentes, uma destinada ao convívio íntimo e outra para funções diversas, com uma conexão fluida entre ambas.

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico / Fotografia Israel Gollino

Além disso, a valorização do pôr do sol, o uso de materiais naturais e espaços verdes eram requisitos fundamentais.

Layout Inteligente é o Coração da Residência

O layout da Triângulo House reflete a abordagem única do Studio Porto. A nave social abriga a cozinha e área de serviço, com portas-camarão que, quando fechadas, formam um cubo de madeira, criando uma atmosfera íntima.

A disposição das áreas molhadas nas extremidades otimiza o fluxo interno, proporcionando privacidade à área íntima e integração harmônica dos espaços sociais.

Elementos Distintivos

Na outra nave, os espaços íntimos são destacados, com o rooftop como uma extensão da área de lazer, oferecendo vistas panorâmicas impressionantes.

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico / Fotografia Israel Gollino

O living, posicionado estrategicamente, é o coração da residência, valorizando matérias-primas naturais como madeira e concreto monolítico.

Estrutura Metálica e Sustentabilidade

O uso de estrutura metálica é um diferencial significativo na Triângulo House. Além de expressar leveza e minimalismo, a estrutura metálica cria uma identidade singular.

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico / Fotografia Israel Gollino

A escolha de materiais, como o telhado Alwitra, resulta em uma carga reduzida, contribuindo para uma estrutura mais sustentável.

Paisagismo e Iluminação

O paisagismo, com espécies tropicais estrategicamente posicionadas, cria um microclima, tornando os espaços mais confortáveis. A iluminação noturna proporciona um efeito discreto de “lanterna”, enriquecendo a experiência sensorial da residência.

Design de Interiores e Mobiliário

O interior da Triângulo House incorpora móveis de renomados designers brasileiros e internacionais, alinhando-se ao gosto dos proprietários apaixonados por design.

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico / Fotografia Israel Gollino

A preocupação com a sustentabilidade permeia não apenas a estrutura, mas também os layouts interativos e versáteis, reduzindo o consumo de energia.

Originalidade e Conforto Térmico

A Triângulo House destaca-se como um projeto arquitetônico singular, proporcionando originalidade e conforto térmico. O cuidadoso design do espaço visa otimizar o fluxo interno, tornando o acesso conveniente e eficiente para os moradores.

Camila Porto integra sustentabilidade e conforto térmico / Fotografia Israel Gollino

A experiência na residência reflete a busca contínua do Studio Porto por harmonia entre arquitetura, meio ambiente e conforto do usuário.

Contato:
Studio Porto Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/29387/studio-porto-arquitetura/
https://studioportoarquitetura.com.br/#/

 


Referências: Arquitetura sustentável; Design contemporâneo; Conforto térmico residencial; Studio Porto Uberlândia; Triângulo House Minas Gerais; Terreno triangular; Estrutura metálica na arquitetura; Layout inteligente residencial; Materiais naturais na construção; Pôr do sol na arquitetura; Ventilação natural em residências; Integração de espaços sociais; Naves independentes em arquitetura; Rooftop em residências; Vistas panorâmicas em design residencial; Concreto monolítico; Telhado Alwitra; Móveis de design brasileiro; Design de interiores contemporâneo; Iluminação arquitetural noturna; Arquitetura ecológica; Sustentabilidade na construção civil; Paisagismo tropical; Microclima em espaços externos; Eficiência energética em residências; Ventilação natural em comparação a ar-condicionado; Fachadas de residências modernas; Valorização de luz natural em interiores; Identidade arquitetônica; Originalidade em projetos residenciais;