Isabella Nalon mostra que a arquitetura de interiores e a saúde mental ganham destaque quando a preocupação é o bem-estar

Influência da arquitetura na saúde mental

Conforme a arquiteta Isabella Nalon, a arquitetura de interiores e as escolhas de decoração residencial desempenham um papel crucial na saúde mental dos moradores. Ambientes organizados, uso estratégico de cores e materiais naturais, iluminação adequada, mobiliário ergonômico e a integração de áreas verdes são fatores-chave. A profissional destaca que um lar bem projetado reflete o estado emocional dos habitantes, podendo contribuir para o equilíbrio e bem-estar. Portanto, é fundamental uma abordagem técnica e estratégica no projeto residencial.


Segundo a arquiteta Isabella Nalon, especialista na área, as escolhas no décor residencial desempenham um papel crucial no equilíbrio emocional dos moradores.

Num contexto em que a saúde mental é apontada como uma das principais preocupações dos brasileiros, torna-se evidente a importância de transformar nossa morada em um refúgio benéfico.

A Casa como Reflexo Emocional

Isabella Nalon destaca que a arquitetura de interiores tem impacto direto nas sensações dos moradores. A casa, entendida na totalidade, reflete estados emocionais, sendo comum associar o processo de cura interna à organização e, por vezes, à realização de reformas.

Expressão e Impacto na Decoração Residencial

A arquiteta ressalta a relevância da decoração residencial como expressão dos sentimentos dos moradores.

Influência da arquitetura na saúde mental / Fotografia Julia Herman

A organização é fundamental, pois ambientes desordenados podem causar estresse. Manter a limpeza e restaurar itens aos seus devidos lugares, contribui para a sensação de controle sobre o espaço.

A Psicologia das Cores na Decoração

A escolha das cores na decoração é abordada pela especialista como um elemento crucial para a saúde mental. Isabella Nalon orienta que paletas neutras e leituras monocromáticas favorecem o relaxamento, enquanto cores vibrantes podem influenciar no sistema nervoso, causando agitação.

Elementos Naturais e Bem-Estar

A incorporação de elementos naturais, como lã, algodão, madeira e pedra, é destacada como uma estratégia para criar ambientes acolhedores. A arquiteta enfatiza que materiais orgânicos proporcionam uma conexão com a natureza, contribuindo para a felicidade e satisfação.

Iluminação Adequada para o Bem-Estar

Isabella ressalta a importância da iluminação na promoção do bem-estar mental. Além da luz natural, um projeto luminotécnico aconchegante, com pendentes e luzes indiretas, é crucial. A arquiteta destaca a influência positiva da vitamina D na regulação do organismo e na melhoria do sistema cardíaco e circulatório.

Móveis como Aliados ou Obstáculos

A seleção cuidadosa de móveis é abordada como um fator determinante para o sucesso do projeto. Considerando ergonomia, material, dimensões e estilo, é possível criar ambientes saudáveis e esteticamente agradáveis. A arquiteta destaca a importância do conforto para prevenir dores e lesões.

Paisagismo e Atividades Físicas no Ambiente Residencial

Isabella Nalon conclui destacando a importância do paisagismo e do contato com elementos naturais.

Influência da arquitetura na saúde mental / Fotografia Julia Herman

A criação de espaços para atividades físicas, integrados ao projeto de arquitetura de interiores, contribui para uma rotina equilibrada e hábitos saudáveis.

Em síntese, a abordagem técnica e estratégica na arquitetura e decoração residencial não apenas aprimora a estética dos ambientes, mas também desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental dos moradores.

Contato:
Isabella Nalon
https://arqbrasil.com.br/492/isabella-nalon/
http://www.isabellanalon.com.br/

 


Tópicos: Arquitetura de interiores; Saúde mental; Decoração residencial; Bem-estar dos moradores; Isabella Nalon; Organização e limpeza; Psicologia das cores; Elementos naturais na decoração; Iluminação residencial; Móveis ergonômicos; Paisagismo em ambientes residenciais; Atividades físicas em casa; Projetos de arquitetura saudável; Design de interiores; Cores na decoração; Ambientes acolhedores; Conexão com a natureza; Iluminação aconchegante; Ergonomia em móveis; Hábitos saudáveis em casa;