Indicações de ergonomia da arquiteta Isabella Nalon para um ambiente funcional na cozinha

Cozinha sob medidas de Isabella Nalon

A cozinha é um ambiente importante da casa e por isso é relevante pensar na ergonomia e funcionalidade do cômodo. A arquiteta Isabella Nalon dá dicas de dimensões e distâncias ideais para bancada, armários, eletrodomésticos e mesa de refeições.

A cozinha é um dos ambientes mais importantes de uma casa. Além de ser o local de preparo das refeições, muitas vezes também serve como espaço de reunião familiar e de amigos. Pensar na ergonomia e funcionalidade desse cômodo é essencial para que ele atenda bem às necessidades dos moradores.

Medidas ideiais para bancada, armários e eletrodomésticos

Conforme a arquiteta Isabella Nalon, é preciso seguir algumas medidas que melhoram o aproveitamento e trazem mais segurança ao espaço. Ela explica que a bancada deve ter de 90 a 94 cm de altura e no mínimo 65 cm de profundidade. Já o armário superior pode ter 35 a 40 cm de profundidade e ficar a 60 cm acima da bancada.

Cozinha sob medidas de Isabella Nalon / Fotografia Julia Herman

O armário inferior precisa ter a mesma profundidade da bancada e, se for suspenso, pode ficar a cerca de 20 cm do piso. O micro-ondas deve estar na altura dos olhos, entre 1,30 m e 1,50 m. O forno elétrico pode ir embaixo, a 90–97 cm do chão.

Circulação e distância entre os elementos

Outro ponto fundamental é planejar uma boa circulação, deixando pelo menos 90 cm entre móveis e eletrodomésticos. Se houver uma ilha, é preciso prever espaço para duas pessoas trabalharem ao mesmo tempo, entre 1,20 m e 1,50 m.

Cozinha sob medidas de Isabella Nalon / Fotografia Julia Herman

O fogão deve ficar perto da pia, com área de transição de 90 a 120 cm. O exaustor vai a 50–70 cm acima da bancada. O backsplash encosta na janela ou alinha com armários e coifa.

Mesa de refeições: opção para ambientes maiores

Em cozinhas espaçosas, uma mesa para refeições rápidas pode ser incluída. Ela deve ter 80 cm de profundidade e 76 cm de altura. Essas medidas garantem conforto para quem se sentar dos dois lados.

Seguindo essas dicas de dimensões e distâncias, é possível ter uma cozinha bonita, segura, que atenda perfeitamente às necessidades diárias. Planejando tudo com cuidado, o ambiente se torna muito mais prático e agradável para cozinhar.

Contato:
Isabella Nalon
https://arqbrasil.com.br/492/isabella-nalon/
http://www.isabellanalon.com.br/

 

Tópicos: ergonomia cozinha, medidas cozinha, arquitetura cozinha, bancada cozinha, armários cozinha, circulação cozinha, eletrodomésticos cozinha, fogão, coifa, mesa refeições.