Com arquitetura de Isabela Bethônico, cerâmicas na mesa de provas d’O Ateliê de Cerâmica ganham montagem singular

Olhar de Isabela Bethônico n’O Ateliê de Cerâmica

O Ateliê de Cerâmica, estúdio de design com foco em cerâmica artesanal, ganhou nova casa histórica em BH. A arquiteta Isabela Bethônico fez montagem despretensiosa e solar da mesa de provas, onde clientes testam combinações das peças utilitárias criadas pelo trio Flávia Soares, Daniel Romeiro e Luiza Soares.

A mesa de provas d’O Ateliê de Cerâmica é um dos pontos altos do espaço expositivo da marca. É ali que clientes e os próprios nomes por trás do ateliê — Flávia Soares, Daniel Romeiro e Luiza Soares — experimentam combinações com as peças de cerâmicas utilitárias que criam.

“Diferentemente de um jogo de jantar, onde um grande conjunto é composto por peças da mesma família, nossa proposta é misturar”, explica Luiza. A mesa existe para o cliente visualizar novas possibilidades e também se arrisque em combinações.

Arquiteta cria montagem solar

De tempos em tempos, o trio recebe convidados que trazem um novo olhar para a mesa de provas. Depois do designer Gustavo Grecco, foi a vez da arquiteta Isabela Bethônico assinar a composição atual.

“Minha intenção foi fazer uma montagem despretensiosa, misturando cores como verde, marrom, laranja e lilás com texturas de vidro, palha, mármore e folhas”, conta Isabela.

“Uma paleta com identidade, mas em uma combinação casual, como se estivesse em casa mesmo, abrindo o armário e brincando com o disponível. Ficou com um ar solar e leve”, completa.

Estúdio de design com foco em cerâmica

O Ateliê de Cerâmica, de Flávia Soares, Luiza Soares e Daniel Romeiro, ficou conhecido nacionalmente com trabalhos que transitam entre arte e design, propositalmente borrando os limites.

“Antes de uma marca de cerâmica artesanal, somos um estúdio de design”, afirma Flávia Soares.

“Somos um coletivo criativo com a cerâmica como linguagem principal. Encontramos um campo fértil nesse material para explorarmos talentos individuais que se complementam em um projeto compartilhado”, completa.

Processo artesanal exigente

Esse projeto oferece à comunidade objetos legítimos, produzidos com o peso e responsabilidade que o processo artesanal demanda. Até este ano, todas as atividades aconteciam em uma casa em Contagem. Agora, a loja ocupa nova residência.

Por lá, acontece a apresentação de projetos individuais e coletivos. “Também remodelamos a disposição das cerâmicas utilitárias para comunicar o nível de sofisticação de um trabalho artesanal minucioso”, explica Luiza Soares.

Nova casa histórica e charming

Uma variedade maior de produtos estará disponível, desde um enxoval de jantar a presentes importantes. “Encontramos a síntese de nossas projeções em uma casa histórica tombada, nos arredores da Praça da Liberdade”, conta Daniel Romeiro.

“Removemos o muro, em um convite ao olhar que caracteriza o Ateliê”, completa. A nova morada comunica valores como a conexão com a natureza e materiais construtivos, além da familiaridade de uma pequena empresa familiar.

Contatos
O Ateliê de Cerâmica
(31) 3398–3733
https://oateliedeceramica.com/

Isabela Bethônico Arquitetura
(31) 2516–1447
https://isab.com.br/