FNA celebra destinação de prédio ocupado em Porto Alegre para moradia social

FNA comemora conquista de movimento social

A FNA comemora decisão de transformar prédio no Centro Histórico de Porto Alegre, desocupado desde 2020, em moradia social. O edifício foi ocupado pelo movimento ReXistência POA, que reivindicava uso social do espaço público abandonado. Acordo com prefeitura vai retirar imóvel da lista de leilões.

Edifício estava desocupado desde 2020

A Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA) comemorou a decisão de destinar para moradia social um prédio localizado no Centro Histórico de Porto Alegre, após ter sido ocupado no último sábado pelo movimento ReXistência POA.

O edifício de nove andares na Rua dos Andradas foi retirado da lista de leilões e agora será utilizado para habitação de interesse social, conforme acordo firmado entre integrantes da ocupação e a Prefeitura de Porto Alegre nesta segunda-feira.

Reabilitação do espaço público abandonado

O imóvel, que abrigava aulas de teatro e mostras culturais para a comunidade, estava sem uso desde 2020. A ação de ocupação, liderada pelo Movimento Nacional de Luta pela Moradia (MNLM), buscava reabilitar o espaço público abandonado.

A FNA repudia qualquer ação contra movimentos sociais que lutam por direitos legítimos e denuncia suposta repressão da Guarda Municipal de Porto Alegre contra apoiadores da ocupação.

FNA defende uso social de prédios públicos

A entidade entende que é dever do poder público manter edifícios em bom uso, destinando-os a finalidades que beneficiem toda sociedade. Imóveis abandonados são símbolos de descaso com a população mais vulnerável, afirma.

Dessa forma, a FNA celebra a conquista do movimento social por moradia digna e reforça que déficit habitacional deve ser combatido com políticas públicas efetivas.

Contato:
Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA)
(61) 983-611-145
http://www.fna.org.br/