Perkins&Will São Paulo assina novo escritório palistano da Citrosuco com design natural e prático

Perkins&Will com design orgânico e funcional

A Citrosuco inaugurou um novo escritório em São Paulo, com design inspirado na laranjeira. O espaço, projetado pela Perkins&Will São Paulo, é funcional e inspirador, com destaque para as formas orgânicas, a integração com a natureza e a vista privilegiada.

Formas Orgânicas e História

A Citrosuco, líder global na produção de suco de laranja concentrado, escolheu a Perkins&Will São Paulo para expandir seu ambiente corporativo na capital paulista.

Mesmo com a sede operacional em Matão, a demanda por um espaço estratégico para receber diretores, conselheiros, acionistas e executivos era evidente.

Perkins&Will com design orgânico e funcional / Fotografia Renato Navarro

Este espaço foi concebido para promover encontros informais e reuniões do comitê gestor, além de oferecer uma experiência que resgata momentos marcantes da história da empresa desde sua fundação em 2010.

Design Inspirado na Laranjeira

Carlos Andrigo, Senior Project Designer da Perkins&Will São Paulo, explica que os fluxos de circulação foram inspirados nas formas orgânicas da laranjeira.

Perkins&Will com design orgânico e funcional / Fotografia Renato Navarro

Ao entrar no local, os visitantes podem escolher entre seguir para a direita, onde são recebidos pelos anfitriões e imersos em uma jornada de recepção não convencional, ou para a esquerda, onde encontram áreas de trabalho em equipe e espaços de descompressão.

Um anel de circulação sinuoso percorre todo o escritório, dividindo o espaço em diferentes ambientes e salas fechadas.

Vista Privilegiada e Design de Interiores Natural

As janelas do escritório oferecem vistas deslumbrantes da Sociedade Hípica Paulista e do bairro Cidade Jardim, criando um diálogo visual com os tons naturais escolhidos para o design de interiores.

Perkins&Will com design orgânico e funcional / Fotografia Renato Navarro

Bancos estofados proporcionam conforto, enquanto a área colaborativa abriga uma cafeteria e espaço para refeições com vistas panorâmicas. Cabines para ligações e estações de trabalho rotativas também estão disponíveis.

Leandro Gushiken, Project Architect da Perkins&Will São Paulo, destaca a integração das plantas ao ambiente de trabalho.

“Criamos massas verdes na altura das mesas de trabalho para as pessoas poderem desfrutar da proximidade das plantas e o bem-estar que esse convívio gera em seu dia-a-dia.”

Perkins&Will com design orgânico e funcional / Fotografia Renato Navarro

“Essa integração de elementos naturais se estende desde a entrada e copa até os espaços de trabalho e salas fechadas, com materiais naturais como madeira e texturas que lembram a casca da laranja.”

Fluidez e Abertura

Em vez do uso de portas tradicionais, o projeto optou por encadear diferentes volumes para delimitar os ambientes, promovendo uma maior fluidez.

O uso de vidros curvos e paredes de drywall arredondadas contribui para essa sensação, complementado pela organização de divisórias industriais com montantes tom cappuccino.

“Criamos uma grande clareira de laje aparente para reproduzir a sensação que se tem ao caminhar por um pomar carregado de frutos e, de repente, encontrar uma abertura para admirar o céu”, diz Andrigo.

Design Thinking em Ação

O projeto foi realizado por meio do método de Design Thinking, com uma estreita colaboração entre arquitetos e cliente.

O resultado é um espaço fluído que faz jus ao suco de laranja da Citrosuco, que circula pelo Brasil e pelo mundo, desde a produção até o consumidor final, em navios, caminhões, dornas, garrafas e afins.

O novo escritório da Citrosuco, projetado pela Perkins&Will São Paulo, é um exemplo de como o design arquitetônico pode refletir a identidade e a cultura de uma empresa.

Proporcionando, ao mesmo tempo, um ambiente funcional e inspirador para seus colaboradores e visitantes.

Ficha:
Ano de início do projeto: 2021
Ano de conclusão da obra: 2022
Área construída: Laje Corporativa, 750m2
Localização: Cidade Monções, São Paulo
Cliente: Citrosuco
Interiores: Perkins&Will SP Studio
Equipe: Fernando Vidal, Carlos Andrigo, Paula Caçador, Leandro Gushiken, Luiz Zilberknop, Alice Uemoto
Fotografia Renato Navarro / @renatonavarrofotografia

Colaboradores:
Construtora: SAENG / @saeng_engenharia
Consultores:
WProjetos (elétrica/cabeamento/hidráulica/bombeiros)
EPTENG (ar condicionado)
Akkerman (acústica) / @akkerman.alcoragi
Luminotécnica: FOCO / @foco_ld
Paisagismo: Hydra Plantas
Comunicação visual: DEA Comunicação Visual / @dea_design
Multimídia: Grupo Brisa

Especificação
Mobiliário: @fernandojaegerdesign, @innovarework, @novoambiente
Mobiliário Industrial: @hitchpen_design
Forro: @sulmetais.revestimentos.arq
Divisórias: @abatex_divisorias
Revestimento Vinílico de Parede: @vescomdobrasil
Carpete e Piso Vinílico: @fortcorporativo

Contato:
Perkins&Will São Paulo
https://arqbrasil.com.br/12402/perkinswill/
https://perkinswill.com

 

Tópicos:Citrosuco; Perkins&Will São Paulo; Escritório de design; Design de interiores; Arquitetura corporativa; Suco de laranja concentrado; Ambiente corporativo; Design orgânico; História da empresa; Circulação fluida; Formas orgânicas; Fluxos de circulação; Vista panorâmica; Janelas com vista; Espaço colaborativo; Áreas de trabalho em equipe; Design de interiores natural; Plantas no ambiente de trabalho; Materiais naturais; Madeira; Texturas de casca de laranja; Fluidez no design; Divisórias industriais; Vidros curvos; Design Thinking; Colaboração no design; Espaço funcional; Experiência do cliente; Identidade da empresa; Cultura corporativa;