Com a arquitetura assinada pelo escritório Superlimão, o McDonald’s avança na busca pela sustentabilidade

Unidade sustentável do McDonald’s pelo Superlimão

Arquitetura e decoração sustentável estão no cardápio do Futuro do McDonald’s, que acaba de marcar um avanço significativo nessa direção com a inauguração de uma nova unidade em São Paulo, localizada no bairro do Paraíso.

Este restaurante não apenas mantém as medidas sustentáveis já adotadas pela rede global de fast-food, mas também vai além, estabelecendo um novo padrão para a indústria de restaurantes.

Unidade sustentável do McDonald's pelo Superlimão

Com a arquitetura assinada pelo escritório Superlimão, conhecido por seu compromisso com a proteção ambiental e inovação, esta unidade se destaca por várias inovações técnicas e ecológicas.

Madeira Engenheirada Para Reduzir a Pegada de Carbono

Uma das escolhas mais notáveis deste projeto é o uso extensivo de madeira engenheirada, que vai desde o teto até o piso.

Esta decisão reduziu significativamente a pegada de carbono da construção, já que a madeira engenheirada atua como um sumidouro de carbono, absorvendo CO₂ em vez de liberá-lo na atmosfera.

Unidade sustentável do McDonald's pelo Superlimão

Para destacar essa escolha e informar os visitantes sobre a estrutura interna, o restaurante possui aberturas nas paredes que revelam a madeira engenheirada.

Redução de Resíduos e Consumo de Energia com Pré-fabricados Eficientes

O projeto também abraçou a técnica de pré-fabricação, aonde parte da construção ocorreu num galpão industrial, e as peças pré-fabricadas foram montadas no local.

Isso resultou em uma significativa redução de perdas de materiais, consumo de energia mais eficiente e um cronograma de construção mais curto. Além disso, essa abordagem tornou o processo de construção mais silencioso e menos intrusivo para a região circundante.

Soluções Sustentáveis com Controle de Insolação e Materiais Eco-friendly

O restaurante também adotou várias soluções sustentáveis para otimizar o conforto e eficiência energética. Estudos de incidência solar foram conduzidos antes da construção devido à extensa fachada de vidro, com a instalação estratégica de brises para controlar a insolação.

Um teto verde foi implementado para regular a temperatura interna do salão. Além disso, o projeto priorizou materiais sustentáveis, nacionais e de fornecedores locais, incluindo a substituição de porcelanato por Concresteel e o uso de laminado de PET reciclado em vez do melamínico tradicional.

O restaurante também conta com sistemas de captação de água da chuva e reuso de água dos condicionadores de ar.

Pilares em Forma de Árvores Inspirados na Natureza

Uma abordagem biomimética foi adotada para o design dos pilares do restaurante, inspirados nos troncos das árvores próximas à unidade.

Unidade sustentável do McDonald's pelo Superlimão

Esses pilares em forma de árvores não apenas sustentam a estrutura, mas também reforçam a conexão com a natureza e a temática sustentável do projeto.

Educação Ambiental: Jornada Guiada e QR Codes

Para conscientizar o público sobre as práticas sustentáveis adotadas, o restaurante implementou uma jornada guiada por linhas amarelas no piso, que levam os clientes a pontos específicos do restaurante.

Unidade sustentável do McDonald's pelo Superlimão

Nestes locais, QR Codes fornecem informações detalhadas sobre os materiais e técnicas empregados no projeto, tornando os aspectos sustentáveis do restaurante ainda mais evidentes.

Espaços para Todos: Ambientes Convenientes e Descontraídos

O restaurante possui um salão inferior equipado com totens de autoatendimento para maior conveniência dos clientes.

Além disso, oferece caixas convencionais, áreas de retirada de pedidos, mesas, um McCafé e um quiosque de sobremesas externo elaborado com propileno 100% reciclado. No andar superior, há mais uma área de salão.

Ambiente Estudantil: Arquibancada para Estudantes

Uma característica distintiva desta unidade é a instalação de uma arquibancada junto a uma das fachadas, em resposta à presença de faculdades e escolas na região.

Essa área de estar reflete a tendência crescente de criar ambientes descontraídos que oferecem espaço para relaxar, socializar e estudar.

Um Modelo de Sustentabilidade na Indústria de Alimentos

A nova unidade do McDonald’s no Paraíso, São Paulo, não é apenas um restaurante, mas um marco na evolução das práticas sustentáveis na indústria de alimentos.

Com sua arquitetura inovadora, escolhas de materiais eco-friendly e ênfase na conscientização ambiental, este estabelecimento exemplifica a visão do McDonald’s de um futuro mais sustentável.

Este é um passo revolucionário, marcando uma colaboração frutífera entre o McDonald’s e o Superlimão, que define um novo padrão para a indústria de restaurantes e demonstra o poder da arquitetura e decoração sustentáveis.

Ficha:
Projeto: McDonald’s (Paraíso) / @mcdonalds_br
Arquitetura: Superlimão / @superlimao
Equipe de Arquitetura: Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Antonio Carlos Figueira de Mello / Maria Fernanda Elaiuy / Ricardo Tortorello / Brunna Dourado / Heloisa Bataier / Liliana Esteves / Amanda Locatelli / Fernando Ferrari / Vitor Curti / Fernanda Martins Rodrigues / Ana Galante / Marilia Vicentini / Paula Melardi / Alexandre Ceravolo/ Beatriz Zanella/ Anna Julia Senno/ Julyana Yamamoto
Ano: 2021–2023
Endereço: Av. Bernardino de Campos, 307 — Paraíso, São Paulo, SP
Área: 220m2
Fotografia: Maíra Acayaba / @mairaacayaba

Fornecedores:
Estrutura CLT: Urbem / @urbembr
Incorporação: Noah Tech / @noahtechbrasil
Montagem estrutura CLT: Cubicset / @cubicset
Revestimento de piso e parede: Concresteel / @concresteel
Revestimento mobiliário em lâmina de PET reciclado: Ibrap e Lamiecco / @lamiecco
Forro: Heradesign – Knauf / @knaufbr

Contato:
Superlimão Studio
https://arqbrasil.com.br/12318/superlimao/
http://www.superlimao.com.br/

 

Tópicos — McDonald’s; Unidade; São Paulo; Paraíso; Sustentabilidade; Arquitetura sustentável; Decoração sustentável; Superlimão; Madeira engenheirada; Pegada de carbono; Pré-fabricação; Redução de resíduos; Controle de insolação; Materiais sustentáveis; Teto verde; Captação de água da chuva; Biomimética; Educação ambiental; QR Codes; Totens de autoatendimento; McCafé; Ambiente estudantil; Fachada de vidro; Concresteel; Laminado de PET reciclado;