Bia Hajnal reformou a casa projetada pelo seu avô na década de 1960, na represa de Guarapiranga em São Paulo, trazendo uma nova linguagem, além de uma área de SPA e lazer

Bia Hajnal resgata história familiar

Situada a apenas 30 minutos da movimentada cidade de São Paulo, a casa de família à beira da represa de Guarapiranga, construída nos anos 60, passou por uma notável renovação pelas mãos da arquiteta Bia Hajnal.

A propriedade, agora utilizada para momentos de lazer nos finais de semana, carrega um significado especial, uma vez que foi projetada pelo avô da arquiteta, o renomado Arquiteto Fritz Rosenthal.

Preservando o Passado e Abraçando o Futuro

Para a arquiteta Bia Hajnal, a empreitada de redesenhar a casa de seus avós foi mais do que uma simples tarefa profissional.

Bia Hajnal resgata história familiar

Foi uma chance de honrar o legado de sua família e, ao mesmo tempo, trazer a residência para a era contemporânea.

“O projeto foi carregado de significado, pois a casa foi erguida pelo meu avô nos anos 60. O desafio era modernizar sem perder a essência e os traços originais”, compartilha Bia Hajnal.

A sustentabilidade também se tornou um pilar central da transformação, com a introdução de novas tecnologias e práticas ambientalmente conscientes.

Sustentabilidade e Tecnologia

O projeto incorporou um sistema de aquecimento de água alimentado por placas solares, com sensores de temperatura integrados à automação residencial.

Bia Hajnal resgata história familiar

Além disso, foi instalada a opção de aquecimento solar, reforçando o compromisso com a eficiência energética.

A atualização incluiu a substituição de lâmpadas tradicionais por modelos mais eficientes, bem como a adoção de sistemas de ar-condicionado Inverter, placas solares modernas e um novo boiler.

Estrutura e Funcionalidade

O terreno acidentado da propriedade se divide em três níveis distintos. No primeiro nível, ao nível da rua, encontram-se a sala, varanda, cozinha e uma suíte. O nível inferior abriga duas suítes, lavabo, escritório, churrasqueira e um jardim.

Bia Hajnal resgata história familiar

O terceiro nível, abaixo do jardim elevado, foi transformado em uma área de lazer completa, com spa, vestiário e piscina.

O projeto original da década de 60 passou por ajustes ao longo dos anos, incluindo uma grande fundação construída em 1977 após um deslizamento de terra.

Em 2009, a arquiteta modernizou as instalações hidráulicas, elétricas, os banheiros e a área social.

Um Spa de Desafios Técnicos

O destaque da reforma foi a criação de um spa luxuoso, incluindo uma sauna úmida de 3 m² e uma sauna seca de 4 m², ambas revestidas em vidro para manter a sensação de espaço.

Bia Hajnal destaca a complexidade do projeto, que envolveu a integração das saunas com esquadrias de vidro, a iluminação uniforme dentro e fora das saunas, além da construção de uma piscina de concreto armado com fundações independentes da estrutura da casa.

Harmonizando Elementos

A área de lazer foi expandida para acomodar uma mesa para 10 pessoas, geladeira, churrasqueira a gás, poltronas de balanço e uma ducha.

Um pergolado de madeira Cumaru abraça a estrutura central de concreto, revestido com o mesmo porcelanato utilizado na residência.

A vegetação foi cuidadosamente incorporada, com trepadeiras tipo Jade que em breve cobrirão o espaço com vegetação exuberante e flores pendentes.

Equilíbrio Contemporâneo

O design interior traz uma combinação de materiais, incluindo porcelanato, vidro e madeira, contrastando com a exuberante vegetação. A iluminação desempenhou um papel fundamental, especialmente na área externa e no spa.

A paleta de cores, composta por tons de branco, verde turquesa e terrosos, reflete o estilo contemporâneo com toques naturais. A região, conhecida por sua umidade e vegetação, influenciou na seleção de materiais resistentes e estratégias de ventilação.

Passado e Presente na Decoração

A arquiteta optou por preservar peças de valor afetivo da família na decoração, incluindo a escrivaninha antiga que pertencia a seu avô, além de mesas de cabeceira e quadros pintados por sua mãe, uma artista plástica.

Desafios e Superando Obstáculos

A reforma, iniciada em março de 2020, enfrentou desafios decorrentes da estrutura da casa de alvenaria estrutural, da complexidade da automação e dos impactos da pandemia. A escassez de materiais e mão de obra afetou o cronograma, mas mesmo assim o projeto foi concluído com êxito.

Celebração do Passado e do Futuro

O resultado é uma fusão harmoniosa entre o legado arquitetônico do passado e as demandas sustentáveis e tecnológicas do presente. A casa, agora reinventada pela arquiteta Bia Hajnal, é um testemunho da habilidade de preservar a história enquanto se abraça o futuro.

Contato:
Bia Hajnal Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/28148/bia-hajnal-arquitetura/
https://biahajnal.com.br/

 

Palavras-chave – Arquiteto Bia Hajnal; Reforma residencial; Guarapiranga; Fritz Rosenthal; Sustentabilidade; Tecnologia; Aquecimento de água solar; Sensores de temperatura; Automação residencial; Lâmpadas tradicionais; Sistemas de ar-condicionado Inverter; Placas solares modernas; Boiler; Terreno acidentado; Três níveis; Sala; Varanda; Cozinha; Suíte; Nível inferior; Duas suítes; Lavabo; Escritório; Churrasqueira; Jardim; Terceiro nível; Jardim elevado; Spa; Vestiário; Piscina; Sauna úmida; Sauna seca; Vidro; Esquadrias de vidro; Iluminação uniforme; Concreto armado; Fundações independentes; Madeira Cumaru; Porcelanato; Vidro; Madeira; Vegetação; Iluminação; Paleta de cores; Branco; Verde turquesa; Terrosos; Estilo contemporâneo; Toques naturais; Umidade; Vegetação; Materiais resistentes; Estratégias de ventilação; Escrivaninha antiga; Mesas de cabeceira; Quadros pintados; Desafios; Pandemia; Escassez de materiais; Mão de obra; Cronograma; Sucesso; Legado arquitetônico; Demandas sustentáveis; Demandas tecnológicas; Fusão harmoniosa; Testemunho vivo; Preservar a história; Abraçar o futuro;