A exposição “Big Bang Boca” de Maria Nepomuceno no Instituto Artium é uma integração orgânica entre Arte e Arquitetura

Big Bang Boca de Maria Nepomuceno no Artium

No Instituto Artium de Cultura, em Higienópolis, São Paulo, uma instalação única toma forma a partir do próximo dia 27 de agosto 2023.

Intitulada “Big Bang Boca”, a exposição é resultado da colaboração entre a renomada artista Maria Nepomuceno e o curador Danniel Rangel.

A instalação, cuidadosamente desenvolvida para se fundir com a arquitetura do Instituto, é uma celebração de formas, texturas e materiais que convergem para criar uma experiência imersiva.

Uma Obra de Materiais Diversos e Técnicas Inovadoras

“Big Bang Boca” é uma instalação que transcende a distinção entre espaços interiores e exteriores. Elaborada meticulosamente, a obra abraça uma variedade de materiais, tais como cordas, contas, palha, cerâmica, barro, madeira e resina. O emprego desses elementos cria uma composição harmoniosa, na qual técnicas tradicionais de manufatura coexistem com inovações inventivas.

Invasão Orgânica na Arquitetura

Ao adentrar o Instituto Artium, os visitantes se deparam com uma instalação que transcende as fronteiras convencionais. A escala grandiosa da obra “Big Bang Boca” é uma resposta ao desafio arquitetônico apresentado pelo palacete. Surgindo do jardim e fluindo para os espaços internos, a instalação se assemelha a um organismo vivo que gradualmente se expande, integrando-se organicamente à estrutura do local.

Uma Reflexão Surrealista e Simbólica

Maria Nepomuceno, artista por trás da criação, compartilha suas motivações: “Neste novo projeto tive a oportunidade de explorar um espaço singular, um palacete com uma arquitetura desafiadora por se fazer bastante presente. Concebi uma instalação que ganha vida a partir do jardim, como se emergisse naturalmente desse ambiente.” Ela continua, “A ideia dessa obra contrapõe outros trabalhos que desenvolvi durante a pandemia, em que os organismos escapavam pelas janelas. Agora, os organismos enraizados partem da própria natureza, ocupando o espaço interior de forma orgânica e conectam-se à estrutura arquitetônica do salão.”

Uma Experiência para o Espectador

O curador Danniel Rangel descreve a experiência do espectador na instalação: “Formas vulcânicas pulsam no interior da sala principal, como um organismo vivo, cheio de veias, capilares e artérias – que nos remetem não só ao nosso corpo, mas também ao universo e ao planeta.” Ele ressalta a imersão do espectador na obra, que pode identificar-se ou ser absorvido pelas formas que percorrem o espaço.

Uma Afirmação de Vitalidade e Regeneração

Maria Nepomuceno busca transmitir uma pulsação vital e uma energia regenerativa por meio de sua obra. Ela afirma: “A construção em espiral da obra evoca uma ideia de expansão constante, um movimento que tende ao infinito e propõe uma afirmação da energia vital.” O processo minucioso de costura aplicado à instalação confere uma dimensão atemporal e uma suspensão do tempo, desafiando as medidas convencionais e oferecendo ao público uma experiência única.

Difusão Cultural e Experiência Artística

A exposição “Big Bang Boca” é uma oportunidade excepcional para a intersecção entre arte e arquitetura. Com apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Estado de São Paulo e da Comgás, a obra reflete a contínua evolução da linguagem artística de Maria Nepomuceno e sua conexão profunda com a natureza, oferecendo ao público uma experiência que estimula os sentidos, a reflexão e a contemplação.

A exposição permanecerá em cartaz no Instituto Artium até 04 de novembro. A entrada é gratuita, convidando a todos a explorar e mergulhar na sinergia entre a arte contemporânea e a arquitetura.

Maria Nepomuceno

Maria Nepomuceno é uma artista brasileira que vive e trabalha na cidade do Rio de Janeiro. Dedica-se principalmente a instalações e esculturas, algumas delas em território híbrido com a pintura, desenho e colagens, criando organismos em tramas que englobam tecido, contas de colar, corda, palha, argila, cerâmica, madeira, plantas e diversos outros materiais.

Por vezes também objetos de uso cotidiano, e artesania popular principalmente oriundos do Brasil. A partir de pesquisas e viagens, Maria incorpora referências de trabalhos coletivos de comunidades indígenas, tecelãs e de Carnaval em suas obras como forma de interlocução com o espaço, com o tempo e com a diversidade cultural.

Em sua obra escultórica é muito comum a mistura de cores vibrantes e o equilíbrio de volumes como propulsores do anacronismo entretempos, uma espécie de matemática viva onde suas formas incorporam um raciocínio poético e afetivo intenso.

Suas obras integram as coleções do Solomon R. Guggenheim, Nova York, EUA; Guggenheim Abu Dhabi, Museum of Fine Arts, Boston, EUA; Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil; Rubell Family Collection Contemporary Arts Foundation, Miami, EUA; Allen Memorial Art Museum, Ohio; MASP, São Paulo; entre outras.

Em 2023 participou da exposição “Maria Nepomuceno & Valentina Liernur Condo São Paulo 2023”, n’A Gentil Carioca em São Paulo. Suas exposições individuais recentes incluem “Dentro e Fora Infinitamente”, SCAD Museum of Art, Georgia, EUA; “Roda das Encantadas”, Sikkema Jenkins & Co, Nova York, EUA; “Cordão Forte”, Lugar Comum, Salvador, Brasil (2022); “Refloresta”, The Portico Library, Manchester, Reino Unido (2021); “Pelo Amor…”, A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, Brasil; “Vital”, Sikkema Jenkins & Co, Nova York, EUA (2018); “Afetosynteses”, Stavanger Kunstmuseum, Stavanger, Noruega (2017). Participou também das exposições coletivas “A Trama da Terra que Treme”, A Gentil Carioca, São Paulo, Brasil; “Novos Horizontes – Inside Brazil’s Contemporary Art Scene Vol. 1”, Nichido Contemporary Art, Tokyo, Japão; “Forest: Wake this ground”, Arnolfini Arts, Bristol, Reino Unido; “Threading the Needle”, The Church Sag Harbor, Nova York, EUA (2022); “Bumbum Paticumbum Prugurundum”, A Gentil Carioca, São Paulo, Brasil; “Ichihara Art x Mix 2020+”, Ichihara, Japão (2021); “My Body, My Rules”, Pérez Art Museum, Miami, EUA; “Já estava assim quando eu cheguei”, Ron Mandos, Amsterdam, Holanda; “Collection of Catherine Petitgas”, Museum of Contemporary Art MOCO, Montpellier, França (2020); entre outras.

Serviço
Big Bang Boca – Maria Nepomuceno
Instituto Artium de Cultura
Rua Piauí, 874 – Higienópolis, São Paulo – SP – Brasil – 01241-000
De 27 de agosto a 04 de novembro de 2023.
De Quarta a sexta de 12h às 18h.
Sábados e domingos: 10h às 18h.
Segundas e terças: fechado.
Entrada gratuita

Contatos:
Maria Nepomuceno
https://marianepomuceno.com.br/

Instituto Artium de Cultura
(11) 3660–0130
https://institutoartium.com/

 

Palavras-chave – Exposição “Big Bang Boca”; Maria Nepomuceno; Instituto Artium de Cultura; Arquitetura e Arte; Instalação artística; Espaços internos e externos; Materiais diversificados; Cordas; contas; palha; cerâmica; barro; madeira; resina; Curador Danniel Rangel; Imersão artística; Expansão orgânica; Integração arquitetônica; Natureza e arte; Conceito surrealista; Pulsação vital; Energia regenerativa; Suspensão do tempo; Experiência do espectador; Evolução artística; Ministério da Cultura; Governo do Estado de São Paulo; Comgás; Arte contemporânea; Reflexão e contemplação; Cartaz até 04 de novembro; Entrada gratuita;