O edifício Sky Galleria, projetado pelo escritório ACIA Arquitetos, é uma nova torre comercial que se conecta ao passeio público e ao Complexo Galeria Shopping, em Campinas

ACIA Arquitetos projeta o Sky Galleria

Com um térreo aberto e uma praça adicional, o projeto estabelecerá novos espaços caminháveis que integram os usos do shopping, estabelecendo uma nova centralidade em Campinas.

Implantação no Complexo Galleria Shopping

Localizado no Galleria Shopping em Campinas, o Sky Galleria é um edifício comercial de escritórios e serviços que se conecta totalmente aos usos do shopping.

Possui um térreo aberto e um pequeno bosque para momentos de descompressão. A ACIA Arquitetos, conhecida por transformar a interação dos usuários com a cidade em seus projetos, é responsável por esse projeto. Faz parte do plano de renovação do Complexo Galleria Shopping, que visa estabelecer uma nova centralidade urbana na região.

ACIA Arquitetos projeta o Sky Galleria

Divisão do edifício e marco referencial

O Sky Galleria é dividido em duas áreas principais: uma atrás do shopping center e outra em sua área frontal, onde está localizada a torre principal com 14 pavimentos. O objetivo do projeto é ser um marco referencial no local e ser uma abertura para esse novo centro de uso misto em Campinas.

Arquitetura e materiais utilizados

Para minimizar o uso de materiais, foram adotadas soluções criativas na estrutura do edifício. O projeto apresenta uma caixa metálica com grandes vidros de proteção solar e alumínio na cor marrom corten, permitindo a permeabilidade entre as áreas. Além disso, foram utilizadas chapas de metal para diversos fins, como brises e elementos conectores dos edifícios circundantes, proporcionando uma unidade visual harmoniosa para todo o complexo.

ACIA Arquitetos projeta o Sky Galleria

Programa do Sky Galleria

O programa do Sky Galleria inclui no térreo uma área de recepção, um business center com salas de reunião e uma sala multiuso que pode ser utilizada como teatro, espaço para eventos e festas, entre outras utilidades. Os interiores foram projetados com os mesmos materiais da fachada, promovendo a integração visual e estrutural entre o interior e o exterior do edifício. O edifício também possui um subsolo com estacionamento e bicicletário, bem como um rooftop aberto com espaço VIP e heliponto.

Integração com o entorno e o paisagismo

Inspirado no conceito de “cidade de 15 minutos”, o desafio principal foi integrar o projeto às áreas de circulação próximas ao shopping, criando um bairro urbano com forte senso de conectividade e escala humana. O embasamento térreo do edifício abriga uma pequena praça arborizada, que serve como uma área de convivência agradável para interação e convívio, além de atuar como divisor entre a área de circulação do shopping e a dos escritórios. As árvores do bosque são utilizadas para camuflar a visão das salas do escritório.

ACIA Arquitetos projeta o Sky Galleria

Destaque para o paisagismo e iluminação

Um dos pavimentos do edifício apresenta um corte horizontal em uma das laterais para a instalação de floreiras perimetrais, permitindo que os usuários nas salas apreciem a vista através do verde.

O projeto luminotécnico do edifício o transforma em uma grande lanterna, aproveitando a permeabilidade dos prismas de vidro que compõem a estrutura da torre.

Desde as luminárias internas de cada sala comercial até o sistema integrado que ilumina todo o edifício, a iluminação foi cuidadosamente projetada para criar uma experiência única.

O uso de soluções tecnológicas, como a automação de fachada, permite uma gestão eficiente da iluminação LED de baixo consumo, contribuindo para a certificação LEED Gold do Sky Galleria e reduzindo a contaminação luminosa.

A iluminação destaca não apenas a arquitetura, mas também promove uma experiência sustentável e consciente.

Certificação LEED Gold e sustentabilidade

A busca pela certificação LEED Gold evidencia o compromisso do Sky Galleria com a sustentabilidade. Além da eficiência energética proporcionada pela iluminação LED de baixo consumo, outras estratégias foram adotadas para promover a sustentabilidade no edifício.

Isso inclui o uso de materiais sustentáveis na construção, a incorporação de sistemas de controle de água e energia. Incentivo ao uso de transporte sustentável por meio do bicicletário e vestiário, e a criação de um rooftop aberto que valoriza o contato com a natureza e oferece um espaço de uso VIP.

Integração com o entorno e sustentabilidade

O edifício Sky Galleria, projetado pela ACIA Arquitetos, estabelece uma nova centralidade em Campinas ao se conectar integralmente ao Complexo Galeria Shopping.

Com um projeto que valoriza espaços caminháveis, integração com o entorno e sustentabilidade, o Sky Galleria se destaca como um marco referencial na região.

Sua arquitetura contemporânea, uso criativo de materiais e cuidados com o paisagismo e iluminação contribuem para uma experiência única e sustentável.

Ficha:
Nome: Edifício Sky Galleria
Local: Campinas, SP
Ano de projeto: 2018
Conclusão da obra: 2022
Área do terreno: 5.400,00 m²
Área construída: 28.067,00 m²
Arquitetura: ACIA Arquitetos / @aciaarquitetos
Equipe: Fabio Aurichio, Felipe Lopes, Luciana Maki, Rafael Costa, Breno Burrego, Mariana Soares, Priscila Rodrigues, Marcelo Nagai;
Incorporadora: Building Empreendimentos / @buildingincorporadora
Paisagismo: Cenário Paisagismo / @cenariopaisagismo
Engenharia: WA Engenharia
Impermeabilização: Proiso Projetos e Consultoria de Impermeabilizacao
Iluminação: Castilha Iluminação / @macasti
Fundações: Consultrix / @consultrix.engenharia
Automação: Marbie Systems / @marbiesystems
Ar Condicionado: Willem Scheepmaker / @willemscheepmakerassoc
Hidraulicas e projeto de bombeiros: Kit Projetos
Fotografia Daniel Ducci / @danielducci

Especificação:
Sistema de fachada ventilada: Ulma Architectural Solutions / @ulmaarchitectural
Paíneis metálicos perfurados, Sistema de controle solar e forro metálico: Hunter Douglas / @hunterdouglasbrasil
Projeto de Caixilhos: ERG’s / @ergs.esquadrias
Vidros: Glassec Viracon / @glassecviracon_
Revestimento interno de paredes: Marges

Contato:
ACIA Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/22267/acia-arquitetos/
https://aciaarquitetos.com.br

 

Palavras-chave — Edifício Sky Galleria; ACIA Arquitetos; Arquitetura; Decoração; Design; Shopping center; Campinas; Centralidade urbana; térreo aberto; Praça; Complexo Galeria Shopping; Espaços caminháveis; escritórios e serviços; renovação; Marco referencial; uso misto; estrutura; materiais; caixa metálica; vidros de proteção solar; alumínio; marrom corten; Chapa de metal; unidade visual; programa do Sky Galleria; Recepção; Business center; salas de reunião; sala multiúso; teatro; eventos; festas; subsolo; estacionamento; bicicletário; Rooftop; Espaço VIP; Heliponto; Cidade de 15 minutos; integração; escala humana; Praça arbórea; convivência; paisagismo; iluminação; certificação LEED Gold; Sustentabilidade; Eficiência energética; controle de água e energia; transporte sustentável.