O escritório Crisa Santos Coletivo Arquitetas projeta “A Sua Presença”, memorial de grande porte em Pinhais, no Paraná

Crisa Santos celebra a memória em metal

Para honrar a trajetória e preservar a memória daqueles que partiram, esse monumento único ganha destaque no cenário de Pinhais.

Transformando Tristeza em Boas Lembranças

Em contraste com a visão tradicional dos cemitérios como lugares de tristeza, o Grupo Jardim da Saudade tem a missão de transformar o luto em celebração das vidas que se foram.

A Diretora Executiva do grupo, Bruna Miranda, destaca: “Sabemos que o luto é um processo doloroso e único para cada indivíduo. Portanto, ressaltaremos a vida daqueles que partiram, para que sempre sejam lembrados com alegria e carinho.”

Crisa Santos celebra a memória em metal

Um Monumento que Conta Histórias

O Memorial “A Sua Presença” é composto por dois impressionantes módulos, cada um com sua própria narrativa. O primeiro módulo é um caminho de 98 metros, revestido com pedriscos em duas tonalidades: ouro e vermelho. Nesse percurso, destacam-se figuras humanas esculpidas em aço, com até 2,40 metros de altura.

No segundo módulo, ergue-se uma imponente parede de aço com 60 metros de comprimento, adornada por figuras recortadas que retratam momentos do cotidiano.

Essas representações variam em altura, indo de 3,51 a 4,18 metros. Cada detalhe é cuidadosamente projetado para evocar lembranças e emoções.

Arquitetura do Acolhimento do Crisa Santos Coletivo Arquitetas

O projeto surgiu como um presente para escritório de arquitetura Crisa Santos Coletivo Arquitetas, especializado em arquitetura do acolhimento.

Crisa Santos expressa sua visão sobre o memorial: “Este projeto é um presente, por aguçar os sentimentos e transforma o luto. Nosso objetivo foi relembrar. O memorial ‘A Sua Presença’ conta histórias e retrata momentos simples do dia a dia, como andar de bicicleta, balançar-se, sentar-se em um banco com quem se ama ou receber uma flor. Pequenos gestos que se tornam significativos e sentidos na falta de alguém que partiu.”

Representações em Metal: Ausência e Presença

O memorial é composto por diversas figuras recortadas em metal, que simbolizam as ações do cotidiano. O primeiro módulo, ao se fundir com o segundo, representa a dualidade entre ausência e presença.

Enquanto as figuras estão presentes ao longo do caminho no primeiro módulo, no segundo, elas se tornam vazios, mas permanecem marcadas nas linhas dessa imponente muralha.

A arquiteta Crisa destaca: “Essas duas representações se intercalam entre presença e ausência. Enquanto em um módulo as figuras estão presentes ao longo do caminho, no outro elas se transformam em vazios, mas ainda assim se fazem presentes nas linhas marcadas dessa imponente muralha”, ressalta Crisa.

Para a criação do memorial, foram utilizadas 41 chapas de metal cortadas a laser, que foram cuidadosamente colocadas no local, muitas vezes com o auxílio de Caminhões Munck, garantindo a precisão e o impacto visual da obra.

Crisa Santos celebra a memória em metal

A Presença, poema de Mário Quintana

Além de sua grandiosidade visual, o memorial também conta com a poesia de Mário Quintana, intitulada “A Presença”, presente em ambos os módulos. Essa adição poética acrescenta uma dimensão emocional e reflexiva à experiência dos visitantes, conectando-se com suas próprias memórias e sentimentos.

O Memorial “A Sua Presença” testemunha o poder da arquitetura e do design em contar histórias e preservar a memória. Ao celebrar as vidas daqueles que partiram, ele convida todos a refletir sobre a importância de honrar e lembrar de quem amamos.

Seja pelo seu tamanho impressionante, pelas figuras metálicas cativantes ou pela poesia que permeia o ambiente, essa obra de arte oferece um espaço de acolhimento e reflexão para todos os que a visitam.

Contato:
Crisa Santos Coletivo Arquitetas
https://arqbrasil.com.br/304/crisa-santos-coletivo-arquitetas/
http://www.crisasantos.com.br/

 

Palavras-chave — Memorial em metal; trajetória e memória; cemitérios; boas lembranças; Grupo Jardim da Saudade; Luto; Diretora Executiva; Pinhais; Paraná; Escultura de grande porte; arquitetura do acolhimento; rememorar; histórias do cotidiano; figuras recortadas; módulo um e módulo dois; ausência e presença; Chapa cortada a laser; caminhão Munck; Poema de Mário Quintana; Reflexão; Preservar a memória.