Gilberto Salvador inaugura 2ª edição do projeto Trilhar em Ilha Solteira, mostra é inédita na cidade e curadoria de Antonio Carlos Cavalcanti

Exposição Água Vida de Gilberto SalvadorA 2ª edição do projeto Trilhar — A Arte que Transforma coma Exposição ‘Água Vida’ de Gilberto Salvador traz arte e conscientização ambiental para Ilha Solteira

Pela primeira vez na cidade de Ilha Solteira, interior de São Paulo, a mostra estará aberta ao público a partir do dia 17 de junho, no Museu e Sala de Convenções Professora Nara Lúcia Nonato, e a entrada será gratuita. A curadoria do evento fica por conta de Antonio Carlos Cavalcanti.

A exposição ‘Água Vida’ é uma oportunidade única para os moradores da cidade apreciarem o trabalho multifacetado de Gilberto Salvador, pintor, desenhista, gravador, arquiteto e professor.

A mostra conta com o patrocínio incentivado da CTG Brasil, líder em geração de energia limpa no país e concessionária da Usina Hidrelétrica Ilha Solteira. Com o tema central voltado para a vida e sua relação com a água, a exposição apresentará 30 obras que exploram linguagem e poética.

A água é o elemento essencial para a existência da vida em nosso planeta, e Gilberto Salvador, que se dedica ao tema há mais de 50 anos, busca reverenciá-la por meio de sua arte. Segundo o artista, respeitar o meio ambiente em que habitamos implica reconhecer a importância dos recursos hídricos e suas reservas.

Na exposição, Salvador aborda o tema da água de maneira sutil e reflexiva, transmitindo um significado sagrado a esse elemento vital. O curador Antonio Carlos Cavalcanti destaca a abordagem poética presente nas obras, em que espirros, ondas, bolhas e massas hidráulicas são apresentados para encantar os espectadores.

A suíte de obras exposta foi desenvolvida utilizando uma técnica de gravura em metal, em que placas de cobre foram gravadas para impressão em papel, resultando em uma variedade de texturas, traços e sombreamentos característicos.

Durante o processo de criação, várias provas de impressão foram produzidas para assegurar a qualidade gráfica desejada pelo artista.

Essas provas, conhecidas como ‘provas de estado’, seriam geralmente descartadas, mas, neste caso, foram reutilizadas para a produção de monotipias, oferecendo soluções gráficas únicas que compõem a atual coletânea com temática da água.

A diretora de Marca da CTG Brasil, Salete da Hora, destaca que a segunda edição do projeto Trilhar representa um momento de consolidação, reforçando o propósito do projeto em transformar a comunidade por meio de uma arte consciente de seu papel social, cultural e ambiental.

A exposição inédita de Gilberto Salvador contribui para esse objetivo, promovendo a conscientização ambiental inspiradoramente.

A exposição ‘Água Vida’, de Gilberto Salvador, é um evento imperdível para os amantes da arte e da preservação ambiental. A mostra estará aberta ao público até o fim do ano, proporcionando aos visitantes uma experiência única e enriquecedora.

Além das obras expostas, o projeto Trilhar – A Arte que Transforma continuará oferecendo uma programação cultural diversificada ao longo do ano, incluindo palestras, oficinas e apresentações teatrais.

Leila Cristhiane, diretora-executiva do projeto e da Weimar Cultural, ressalta a importância de oferecer cultura e educação por meio dessas ações culturais, que despertam o interesse e enriquecem a vida da comunidade local.

A adesão do público na primeira edição do projeto em 2022 foi surpreendente, e a expectativa é que esse sucesso seja mantido e superado neste ano.

A CTG Brasil, como patrocinadora incentivadora da exposição, enxerga o projeto Trilhar como uma oportunidade de consolidar sua contribuição para a comunidade e promover a transformação por meio da arte consciente.

Salete da Hora, diretora de Marca da CTG Brasil, destaca a importância de uma arte que vai além do entretenimento, abraçando questões sociais, culturais e ambientais.

A exposição ‘Água Vida’, de Gilberto Salvador, é uma iniciativa que une arte e conscientização ambiental, destacando a relevância da água para a vida no planeta.

Ao explorar esse tema crucial de forma poética e reflexiva, o artista nos convida a refletir sobre a importância de preservar os recursos hídricos e promover uma postura de respeito ao meio ambiente.

A inauguração da segunda edição do projeto Trilhar com essa exposição inédita é um marco significativo para a cidade de Ilha Solteira, que terá a oportunidade de vivenciar o talento e a mensagem impactante de Gilberto Salvador.

A visita à mostra certamente despertará uma apreciação mais profunda pela água e sua relação intrínseca com a vida.

A exposição ‘Água Vida’ é uma oportunidade de encontro com as obras de Gilberto Salvador. A entrada gratuita permite que todos tenham acesso a essa experiência cultural enriquecedora. Iniciativa que une arte, conscientização ambiental e transformação da comunidade por meio da cultura.

Exposição Água Vida de Gilberto Salvador

Arquiteto Gilberto Salvador

Gilberto Salvador — Nascido em São Paulo em 1946, Gilberto Orcioli Salvador formou-se em arquitetura em 1969 pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/USP), onde também atua como professor. Em paralelo aos estudos universitários, dedica-se à pintura e ao desenho. É premiado com a medalha de ouro no Salão de Arte Contemporânea, Campinas, em 1967, e, nas edições de 1969 e 1970, com o prêmio aquisição.

Participou de várias edições da Bienal Internacional de São Paulo, e entre as principais mostras individuais destacam-se duas exposições no Masp, em 1985 e 1995. Em 1999, a escultura Voo de Xangô foi instalada na Estação Jardim São Paulo, da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô).

Sua obra se caracteriza pela oposição entre gestual e o traço rígido, entre as formas orgânicas e inorgânicas, entre o movimento e o estático. Nelas, as formas vivas, homens, flores e animais dialogam com figuras geométricas. O crítico de arte Jacob Klintowitz publicou dois livros sobre o trabalho do artista: História Natural do Homem Segundo Gilberto Salvador, de 1985, e Gilberto Salvador O Reino Interior, de 2001.

Serviço:
Exposição Água Vida, de Gilberto Salvador
Abertura ao público: 17 de junho 2023
Museu e Sala de Convenções professora Nara Lúcia Nonato
Praça dos Paiaguás, 135 – Ilha Solteira/SP
(18) 3743-6022
Visitação gratuita: de segunda à sexta, das 8h às 17h; sábado, das 14h às 22h, e domingo, das 16h às 20h.

Contatos:
Fundação Gilberto Salvador
(11) 3277-7338
http://fgs.org.br/gilberto-salvador/
http://fgs.org.br/

Weimar Cultural
(11) 984-429-811
https://www.weimarcultural.com.br/

 

Palavras-chave – Exposição ‘Água Vida’; Gilberto Salvador; Trilhar em Ilha Solteira; 2ª edição do projeto Trilhar; Ilha Solteira; Curadoria de Antonio Carlos Cavalcanti; Entrada gratuita; Mostra inédita; Museu e Sala de Convenções Professora Nara Lúcia Nonato; Cultura e educação; Ações culturais; Exposições; Palestras; Oficinas; Apresentações de teatro; Patrocínio incentivado da CTG Brasil; Geração de energia limpa; Usina Hidrelétrica Ilha Solteira; Vida como foco de linguagem e poética; Respeito ao meio ambiente; Recursos hídricos; Tema da água; Significado sacro; Técnica de gravura em metal; Texturas e grafismos; Placas de cobre; Arte; Impressão sobre papel; Resultados variados; Tons e semitons em texturas, traços e sombreamentos; Provas de impressão; Monotipias; Soluções gráficas; Diretora de Marca da CTG Brasil; Transformação da comunidade; Arte consciente; Conscientização ambiental; Marca da CTG Brasil; Objetivo do projeto Trilhar; Preservação ambiental; Enriquecimento cultural; Comunidade local; Experiência única; Programação cultural diversificada.