O restaurante KOA, pelo escritório Mareines Arquitetura, está situado em um grande shopping ao ar livre em Jeddah, na Arábia Saudita

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

O restaurante KOA, localizado em um amplo shopping ao ar livre em Jeddah, na Arábia Saudita, é um estabelecimento de culinária internacional.

Ao buscar o escritório Mareines Arquitetura, os clientes tinham como objetivo alcançar uma estética refrescante, orgânica e em sintonia com a natureza.

Com essa diretriz em mente, surgiu a ideia de criar uma árvore no centro do salão, concebida por meio de camadas horizontais de lâminas de madeira sobrepostas. Essa estrutura singular se estende do chão ao teto, com uma geometria que imita um tronco, galhos e folhas, desempenhando também um papel estrutural para o segundo andar.

Plantando uma árvore em Jeddah

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

“Árvores são belas e intrigantes porque nunca são exatamente iguais, mas todas carregam o simbolismo de vida e frescor. Além disso, nossa árvore também criou uma marca forte, que pode ser aplicada em outras filiais, pois seu design pode ser adaptado a qualquer espaço”, comenta o arquiteto Ivo Mareines.

A utilização da arquitetura paramétrica permitiu o design exclusivo da árvore, que foi produzida na Arábia Saudita juntamente com toda a marcenaria do projeto. A mesma técnica foi empregada nas paredes, compostas por camadas verticais de lâminas de madeira, criando uma sinuosidade inspirada nas dunas do deserto.

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

A iluminação desempenha um papel fundamental na atmosfera do restaurante. Atendendo ao pedido dos proprietários, a iluminação pode ser ajustada para refletir as estações do ano. Essa dinâmica também se estende à árvore, que pode adquirir tons mais quentes ou mais frios, dependendo da época.

A decoração harmoniza-se com a identidade visual da marca KOA, incorporando cores como bege, verde e azul nos revestimentos de cobre pré-oxidado, cadeiras, mesas, tapetes e almofadas do mobiliário.

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

Em referência ao cardápio asiático, especialmente o japonês, muito presente na culinária do KOA, um balcão inspirado nos restaurantes do Japão foi projetado na base da árvore, permitindo que os clientes desfrutem de refeições rápidas sem a necessidade de esperar por uma mesa. Com o intuito de criar proximidade entre a equipe e o público, a estrutura triangular foi concebida próxima à cozinha aberta.

Como única intervenção no exterior, um deque com mesas e guarda-sóis foi instalado, formando uma varanda que integra o restaurante à praça do shopping.

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

Embora Jeddah tenha sido escolhida como localização principal pelos proprietários, eles têm planos de expansão para cidades como Londres, Nova York e Dubai. Por esse motivo, era crucial alcançar uma estética marcante, facilmente reconhecível e que pudesse ser replicada.

“Essa tarefa se tornou ainda mais desafiadora devido à distância física e cultural entre o Brasil e a Arábia Saudita, mas o resultado foi uma arquitetura singular. Para nós, é sempre um prazer realizar projetos fora do Brasil, pois nos permite entrar em contato com outras culturas e conhecimentos diferentes. É uma troca enriquecedora”, conclui Ivo.

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

Através do escritório Mareines Arquitetura, o restaurante KOA na Arábia Saudita se destaca como um espaço único e sofisticado. Localizado em um amplo shopping ao ar livre em Jeddah, este estabelecimento de culinária internacional foi concebido com uma estética refrescante, orgânica e em perfeita sintonia com a natureza.

O grande destaque do projeto é a árvore central, uma verdadeira obra de arte arquitetônica. Criada com camadas horizontais de lâminas de madeira, a árvore se estende do chão ao teto, proporcionando uma estrutura singular que simula tronco, galhos e folhas. Além de sua função estética, a árvore desempenha um papel importante na sustentação do segundo piso, conferindo-lhe uma geometria única.

Através do uso da arquitetura paramétrica, foi possível alcançar um design diferenciado para a árvore. Toda a produção e marcenaria do projeto foram realizadas na Arábia Saudita, empregando essa mesma técnica para as paredes do restaurante. As paredes são compostas por camadas verticais de lâminas de madeira, criando uma sinuosa ondulação inspirada nas dunas do deserto.

KOA na Arábia Saudita assinado pelo Mareines

A iluminação é um aspecto fundamental para criar a atmosfera desejada no restaurante KOA. Os proprietários solicitaram um sistema de iluminação versátil, capaz de se adaptar às diferentes estações do ano. Esse conceito também se estende à árvore central, que pode assumir tonalidades mais quentes ou mais frias, dependendo da época.

A decoração interna do restaurante dialoga perfeitamente com a identidade visual da marca KOA. Revestimentos de cobre pré-oxidado, cadeiras, mesas, tapetes e almofadas exibem uma paleta de cores que inclui tons de bege, verde e azul. Esses elementos proporcionam um ambiente acolhedor e elegante para os clientes desfrutarem de suas refeições.

Uma área especial no restaurante é o balcão inspirado nos estabelecimentos japoneses, projetado na base da árvore. Essa área permite que os clientes desfrutem de refeições rápidas, sem a necessidade de aguardar por uma mesa. Além disso, a proximidade do balcão com a cozinha aberta promove uma interação mais íntima entre a equipe e os clientes.

Externamente, um deque com mesas e guarda-sóis foi cuidadosamente projetado para criar uma varanda aconchegante, integrando o restaurante à praça do shopping. Essa área externa proporciona aos visitantes a oportunidade de desfrutar do ambiente ao ar livre enquanto apreciam suas refeições.

A equipe do Mareines Arquitetura enfrentou o desafio de superar as barreiras físicas e culturais entre o Brasil e a Arábia Saudita, mas o resultado foi uma arquitetura singular que atendeu às expectativas.

Para o arquiteto Ivo Mareines, a oportunidade de trabalhar em projetos internacionais proporciona uma valiosa troca de conhecimentos e experiências com diferentes culturas. Cada empreendimento fora do Brasil é uma chance de aprender e crescer profissionalmente, expandindo horizontes e trazendo novas perspectivas.

O restaurante KOA, assinado pelo Mareines Arquitetura, destaca-se como um espaço único e sofisticado em Jeddah, na Arábia Saudita. Sua arquitetura refrescante, orgânica e conectada à natureza, aliada à utilização da arquitetura paramétrica, resultou em uma árvore central de design diferenciado e em paredes ondulantes que evocam as dunas dos desertos.

Além disso, a atmosfera do restaurante é cuidadosamente definida pela iluminação versátil, capaz de se adaptar às diferentes estações do ano, e pela decoração que reflete a identidade visual da marca KOA, com tons de bege, verde e azul presentes nos revestimentos de cobre pré-oxidado, móveis e acessórios.

Com planos de expansão futura para cidades renomadas, como Londres, Nova York e Dubai, a arquitetura marcante e facilmente identificável do restaurante KOA desempenha um papel crucial. Ela representa não apenas um espaço físico, mas também uma marca forte que pode ser adaptada e replicada em diferentes locais, transmitindo a mesma estética e experiência aos clientes.

Assim, o Mareines Arquitetura orgulha-se de ter enfrentado com sucesso o desafio de criar um projeto singular e de alta qualidade para o restaurante KOA na Arábia Saudita, consolidando sua reputação como um escritório de arquitetura inovador e especializado em projetos que transcendem fronteiras culturais e geográficas.

Destaques
• Balcão inspirado nos restaurantes japoneses, localizado na base da árvore,
• Varanda externa com mesas e guarda-sóis integra o restaurante à pracinha do shopping.
• Estilo de arquitetura ideal para uma estética refrescante, orgânica que remetesse à natureza.
• Visual marcante, facilmente identificável e que pudesse ser replicado.
• Uma grande árvore no centro do salão, um elemento impactante que domina o espaço.
• Imponente estrutura com lâminas de madeira superpostas em camadas horizontais, que vai do piso até o teto em uma geometria singular, simulando tronco, galhos e folhas de uma árvore.
• Uso da arquitetura paramétrica para criar o design diferenciado da nossa árvore.
• Curvas e formas inovadoras de uma estrutura que dá vida e personalidade ao restaurante, auxiliando também na sustentação do segundo piso.
• Nas paredes, camadas de lâminas de madeira, dessa vez verticais, compõem uma ondulação, inspirada nas dunas dos desertos.
• O jogo de luz pode mudar para acompanhar as estações do ano.
• A decoração também dialoga com a identidade visual da marca KOA.
• Cores como bege, verde e azul notadas nos revestimentos de cobre pré-oxidado, nas cadeiras, mesas, tapetes e almofadas que compõem o mobiliário.

Ficha
Projeto: Restaurante KOA
Localização: Jeddah, Arábia Saudita
Ano: 2021
Área Total: 350m²
Iluminação: Lightworks

Contato
Mareines Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27385/mareines-arquitetura/
https://mareinesarquitetura.com.br/

 

Palavras-chave — Restaurante KOA; Mareines Arquitetura; Arábia Saudita; Culinária internacional; shopping ao ar livre; Jeddah; Estética refrescante; arquitetura orgânica; natureza; Árvore central; lâminas de madeira; geometria singular; sustentação do segundo piso; arquitetura paramétrica; Paredes ondulantes; dunas dos desertos; iluminação versátil; estações do ano; decoração; identidade visual; revestimentos de cobre pré-oxidado; mobiliário; cardápio asiático; balcão inspirado em restaurantes japoneses; cozinha aberta; deque com mesas e guarda-sóis; varanda; Praça do shopping; Expansão para Londres; Expansão para Nova York; Expansão para Dubai; Arquitetura singular; troca cultural; saberes diferentes; design diferenciado; replicação em diferentes espaços; marca forte; experiência gastronômica; ambiente agradável; alta qualidade.