Propriedade em processo de renovação, recebe remodelação contemporânea e automação em projeto assinado pelo escritório Óbvio Arquitetura

Óbvio com projeto focado no bem-estar

Com uma ampla vista para o Parque Municipal de Belo Horizonte, o escritório concebeu um projeto inovador, combinando tecnologia de ponta e técnicas focadas no bem-estar coletivo.

Os principais objetivos das arquitetas Luciana Araújo e Nathália Otoni, à frente do escritório Óbvio Arquitetura, ao projetarem o espaço para uma empresa de gestão de desempenho de 1.044 m² em Belo Horizonte, foram criar ambientes colaborativos, atrativos e centrados no máximo conforto dos funcionários.

Além disso, buscaram eliminar barreiras entre gêneros, cargos e até conflitos psicológicos, que frequentemente surgem em disputas por espaços.

A integração dos espaços foi uma das primeiras etapas para que os colaboradores se sentissem confortáveis e relaxados no ambiente de trabalho.

Para alcançar isso, as amplas janelas do piso ao teto foram liberadas, proporcionando uma abertura ampla para o Parque Municipal Renné Gianneti. Essa abordagem aproveita ao máximo a iluminação natural e a sensação de bem-estar e relaxamento proporcionada pela vista.

Óbvio com projeto focado no bem-estar

A sala de reuniões principal, os espaços de convivência e o café – que também pode servir como local para reuniões rápidas – voltam-se para o verde do parque.

Além disso, um espelho no teto foi instalado para refletir as árvores, aumentando a sensação de bem-estar durante o período de descompressão.

Fluidez e linhas curvas, que expressam a identidade da empresa, foram aplicadas em todo o projeto, incluindo a arquitetura, marcenaria, serralheria, mobiliário e pisos.

Esses elementos criam ambientes contemporâneos, com leveza e um toque de futurismo. “A fluidez que visamos trazer para os espaços está presente em todo o projeto, sempre focado no bem-estar das pessoas”, destaca Luciana Araújo, arquiteta-sócia da Óbvio.

Embora os mais de mil metros quadrados sejam altamente integrados, as arquitetas enfrentaram alguns desafios, como a estrutura original robusta e chamativa do prédio.

Para resolver isso, foram adicionadas telas metálicas pintadas de terracota, além de revestir os pilares e utilizar elementos de iluminação no teto para ocultar as vigas.

Apesar de ser um espaço amplo e alto, o som não reverbera devido ao tratamento acústico profissional, incluindo o uso de carpete na maioria dos ambientes. Em alguns espaços, foi adotado revestimento vinílico.

Para camuflar o grande pilar do café, foi instalado um jardim vertical em toda a sua extensão, combinando funcionalidade e estética. A paleta de cores escolhida promove relaxamento, estimula a criatividade e proporciona bem-estar.

Atentando-se aos detalhes, o mobiliário foi cuidadosamente selecionado para garantir a qualidade do trabalho dos colaboradores, incluindo mesas ergonômicas que podem ser ajustadas para permitir o trabalho em pé por períodos prolongados.

A sala de reuniões possui recursos de automação, como cortinas automatizadas e sistema de áudio e vídeo para treinamentos e apresentações.

O mobiliário é destaque, com mesas modulares que podem ser combinadas em diferentes configurações de layout, transformando a sala de reuniões em um espaço versátil.

Ficha-
Projeto: Robbyson
Local: Belo Horizonte – MG
Área: 1044 m²
Arquitetura: Óbvio Arquitetura / @obvioarquitetura
Projeto luminotécnico: Atiaia / @atiaia.lighting.design
Projeto de Acústica: Leonardo Pavanello
Gerenciamento/Coordenação: Adriana Miranda e Davidson Oliveira
Local: Belo Horizonte
Ano: 2021
Área: 1044 m²
Fotografia Henrique Queiroga — @hqueiroga

Contato:
Óbvio Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/19050/obvio-arquitetura/
https://www.obvio.arq.br/

 

Palavras-chave – Óbvio Arquitetura; Arquitetura; Automação; Tecnologia de ponta; sensação de bem-estar; sistema de áudio e vídeo; mesas modulares; renovação; remodelação contemporânea; parque Municipal; Belo Horizonte; Ambientes colaborativos; conforto dos funcionários; integração dos espaços; vista do parque; identidade da empresa; estrutura original; mesas ergonômicas; sala de reuniões automatizada; espaço versátil; arquitetura e decoração; revitalização de imóvel; projeto contemporâneo; automação em arquitetura; Bem-estar coletivo; espaços colaborativos; integração de ambientes; iluminação natural; vista panorâmica; Ar tecnológico; fluidez e linhas curvas; leveza no design; futurismo na decoração; tratamento acústico; revestimento vinílico; jardim vertical; paleta de cores relaxante; mobiliário ergonômico; automação de cortinas; espaço multiúso.