O Mirante Paulista, um projeto assinado pelos paisagistas Catê Poli e João Jadão para a 36ª Edição da CasaCor São Paulo, apresenta um jardim fluído e surpreendente

Mirante Paulista de Catê Poli e João Jadão

Este é um ambiente inspirado na natureza que combina plantas brasileiras e exóticas, nas curvas do corpo humano e no desejo de conectar-se com a essência interior dos visitantes como um verdadeiro espaço de receber.

Composto por um grande living ao ar livre, o jardim marca mais uma participação da dupla de paisagistas na mostra.

A ambientação proposta tem todos os ingredientes para se tornar um ponto de descanso, tranquilidade e bem-estar, em pleno coração da Avenida Paulista.

Enaltecendo a arquitetura modernista de um dos prédios mais icônicos do país — o Conjunto Nacional — o jardim é um verdadeiro abraço ao ar livre.

Com o mix de plantas exóticas e nativas, o Mirante Paulista possui 150 m² na área externa, projetados em uma grande varanda de estar que permite uma pausa na correria cotidiana.

Mirante Paulista de Catê Poli e João Jadão

O jardim é lúdico, enaltece e acompanha os contornos do edifício sem a intervenção de obras, uma vez que o Conjunto Nacional é tombado como patrimônio histórico.

Ao brincarem com as formas e a disposição das espécies, cultivadas em vasos vietnamitas, o resultado ressoa muito distante de um jardim óbvio.

Portanto, as espécies mais altas, como as Palmeiras traquicarpos, possibilitaram recobrir e colocar em segundo plano paredões e esquadrias brancas.

Entre os pequenos lounges que formam o generoso living ao ar livre, Catê e João enaltecem a riqueza da minuciosa seleção de plantas nativas, como jabuticabeira, samambaia, tostão, inhame preto brilhante e guaimbê, entre outras, e exóticas, como ripsális, palmeira fênix, etc.

O conjunto de atributos do Mirante Paulista enaltece a temática da mostra para 2023, entregando a sensação plena de um refúgio, de um porto-seguro combinado com o senso de pertencimento, conexão e a memória afetiva que estimula uma sensação de tranquilidade, paz e bem-viver.

Destaques:
• O projeto vence vários desafios, como transformar uma área estreita, sinuosa e com elementos tombados pelo patrimônio num jardim tropical dinâmico, convidativo e, ao mesmo tempo, bucólico.
• O Mirante Paulista combina espécies com folhas em tons de verdes variados, dispostas em vasos de cerâmica.
• Móveis de fibras e com tecidos de toque gostoso se misturam aos tapetes redondos sustentáveis nos lounges relaxantes e acolhedores .
• Na distribuição de um paisagismo muito equilibrado, uma completa mudança no visual árido da área externa do Conjunto Nacional.
• Dispostas em vasos cerâmicos de diferentes tamanhos e acabamentos (Organne), as espécies selecionadas pela dupla Catê Poli e João Jadão foram Palmeira traquicarpo, Filodendro-roxo, jabuticabeira e samambaias.
• Para o mobiliário, Catê Poli e João Jadão destacam as criações brasileiras, como o banco Forcado, do designer Pedro Luna (Molu Design).
• Em uma referência à sustentabilidade, o jardim prioriza os produtos de madeira certificada, como o premiado banco Tric, de Ricardo Afiune (Araucari Arte & Design), sobre o tapete redondo feito a mão com fios de PVC (Ariadne | Via Star).
• Para disfarçar o paredão, as cúpulas de luminárias em fibra (Biasá) se tornaram adornos incomuns.
• Vários cantos de bem-estar, privativos e, ao mesmo tempo, integrados, compõem o grande living.
• Com tons terrosos, os sofás com tecido bouclé (Hio Decor) são próprios para áreas externas e proporcionam uma renovação no ambiente pela simetria, casando-se com o jardim fluído.
• O Mirante Paulista, de Catê Poli e João Jadão, exalta a amizade e o profissionalismo dos paisagistas, que participam pela quinta vez juntos da mostra em São Paulo.

Contatos:
João Jadão Paisagismo
https://arqbrasil.com.br/19748/joao-jadao-paisagismo/
http://planoseplantas.com.br

Catê Poli Paisagismo
https://arqbrasil.com.br/19729/cate-poli-paisagismo/
http://catepoli.com.br/

 

Palavras-chave – Mirante Paulista, Conjunto Nacional, Catê Poli, João Jadão, CASACOR São Paulo, jardim fluído, design orgânico, ambientação, descanso, tranquilidade, bem-estar, abraço ao ar livre, arquitetura modernista, edifício tombado, paisagismo brasileiro, espécies nativas, espécies exóticas, biodiversidade do jardim, varanda de estar, living ao ar livre, refúgio, porto-seguro, pertencimento, conexão, memória afetiva, tranquilidade, paz, bem-viver, plantas brasileiras, plantas exóticas, Palmeiras traquicarpos, lounges, jabuticabeira, samambaia, tostão, inhame preto brilhante, guaimbê, ripsális, palmeira fênix, mobiliário, sofás, poltronas, piso original, tapetes artesanais, banco Forcado.