Nurban Pinheiros, projetado pela Ilha Arquitetura para a Vita Urbana, causa impacto no bairro ao combinar programas habitacionais e comerciais, e trazendo um novo mural urbano

Ilha Arquitetura assina o projeto Nurban Pinheiros

Localizado na rua Alves Guimarães, uma das principais vias da zona oeste de São Paulo, o Nurban Pinheiros é o primeiro de sete projetos desenvolvidos pela Ilha Arquitetura para a incorporadora Vita Urbana.

O edifício de uso misto incorpora as diretrizes do novo Plano Diretor, que fortalecem a relação com o entorno e seus usuários, com a arquitetura e interiores das áreas comuns assinadas pela Ilha.

Implantado em um terreno desafiador devido às suas proporções (13 m de largura por 50 m de profundidade), o edifício foi construído em alvenaria estrutural, e sua aparência ganha dinamismo por meio de elementos metálicos coloridos aplicados na fachada.

Na seção residencial, do 3º ao 12º pavimento, as estruturas funcionam como jardineiras, emoldurando as janelas dos estúdios e áreas comuns.

Nos andares comerciais, os dois conjuntos de 130 m² cada possuem brises metálicos que se harmonizam com o jogo de cores e texturas, além de proporcionarem conforto térmico e iluminação para as áreas internas.

O edifício possui uma fachada ativa, com uma loja ocupando o espaço, e possui acessos independentes para cada um de seus programas, garantindo privacidade e segurança para a ala residencial.

O impacto na paisagem urbana também é alcançado por meio de uma gentileza urbana, um ponto de atenção constante na Ilha Arquitetura.

No Nurban Pinheiros, um mural do artista visual Apolo Torres traz vida à fachada, aproximando a arte da escala do pedestre.

A área residencial é composta por 96 estúdios de 24 m² e 7 apartamentos de dois dormitórios. A metragem reduzida das unidades tornou ainda mais relevante as soluções encontradas pela arquitetura para fornecer conforto térmico e iluminação natural.

Uma das estratégias adotadas foi a escolha de janelas amplas, com 1,40 m x 1,40 m, combinadas com peitoris baixos, permitindo uma maior entrada de luz solar e ventilação.

Outro destaque do Nurban Pinheiros é a parte interna, mais especificamente os corredores de acesso aos apartamentos. Nessa área, a iluminação e ventilação são proporcionadas por elementos vazados de concreto.

Nas paredes, a opção foi utilizar as mesmas cores da fachada. A luz natural incide sobre as paredes, criando um efeito surpreendente no corredor.

O bloco de apartamentos também possui bicicletário, academia, lavanderia e coworking integrados no térreo. Na área externa, há uma horta aromática, espaço para crossfit e um lugar para animais de estimação.

Outras áreas comuns ocupam os andares superiores: salão de festas no 3º andar; terraço com churrasqueira e solário no 13º andar, proporcionando vistas para a cidade durante os momentos de lazer.

Esses espaços foram projetados integradamente, utilizando o mesmo espaço para diversas funções. São espaços que proporcionam bem-estar e qualidade de vida para os moradores.

Ficha
Local: Pinheiros, São Paulo
Área do terreno: 688 m²
Área construída: 4.333,61 m²
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2022
Arquitetura e interiores: Ilha Arquitetura – Marcia Gullo, Juliana Felicíssimo, Marisa Cristina e Michel Stein (autores); Maria Carolina Balaiuna, Jefferson Doki, Gabriela Chedid e Fernanda Malerba (coordenadores); Daniel Schapira, Ian de Sá e Vinícius Almeida (colaboradores); Lara Bosica, Roberta Assunção, Gabrielli Noronha e Wilma Paulino (estagiárias)
Incorporadora: Vita Urbana
Fundação: Solo/net
Estrutura: RM Mais / @rmmaisprojetos
Instalações: Duall Engenharia / @duallengenharia
Construtora: TSR / @tsrconstrutora
Mural: Apolo Torres / @apolotorres
Fotografia: Manuel Sá / @omanuelsa

Contato:
Ilha Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/27207/ilha-arquitetura/
https://www.ilhaarq.com.br/

 

Palavras-chave – Ilha Arquitetura, Vita Urbana, Nurban Pinheiros, projeto de arquitetura, incorporadora imobiliária, zona oeste de são paulo, plano diretor, edifício de uso misto, alvenaria estrutural, fachada ativa, mural urbano, estudios residenciais, apartamentos de dois dormitórios, conforto térmico e iluminação natural, brises, alvenaria estrutural, janelas amplas, gentileza urbana, arte urbana, espaços comuns, bicicletário, academia, lavanderia, coworking, horta aromática, crossfit, qualidade de vida, arquitetura residencial, arquitetura comercial, urbanismo, design de interiores, desenvolvimento imobiliário, projeto urbanístico, proporções desafiadoras, volumetria arquitetônica, elementos metálicos na fachada, privacidade e segurança residencial, conforto térmico e iluminação interna, acessibilidade urbana, sustentabilidade no design, estilo de vida urbano, bem-estar residencial.