O projeto do escritório Gilda Meirelles Arquitetura foi concebido de maneira com que todos os ambientes ficassem voltados para a mata, com espaços amplos e iluminação natural

Gilda Meirelles com vista para mata

Localizada em Terras de São José, em Itu (SP), a residência JR, projeto escritório Gilda Meirelles Arquitetura, foi escolhido para um casal com filhos e netos, pensando, principalmente, no lazer que deveria proporcionar e na possibilidade de servir como moradia.

O terreno da residência termina em uma admirável mata que coincide com a face norte, considerada pela arquiteta a melhor face.

O projeto foi concebido de maneira com que todos os ambientes ficassem voltados para a mata, gerando a sensação de que a casa estivesse isolada no meio da mata.

As amplas esquadrias de vidro ajudam na interligação entre os ambientes, oferecendo uma sensação de amplitude e conectando ainda mais a casa com o seu exterior.

Além da interligação, os grandes painéis de vidro possibilitam a entrada de luz natural na casa, deixando-a ainda mais aconchegante.

Gilda Meirelles com vista para mata

Entre os materiais predominantes pensados para auxiliar na integração da casa com o campo, estão a pedra, a madeira e as telhas de barro.

Os clientes solicitaram ao escritório que as esquadrias fossem de alumínio para combinar com os materiais empregados, portanto, a solução empregada foi pintá-las de marrom fosco e fixá-las na madeira.

A maior dificuldade encontrada pelo escritório era a declividade do terreno, que foi solucionada com a criação de uma parte em dois andares e outra térrea, sendo o nível térreo no meio andar do sobrado.

Os pontos de destaque do projeto são o desnível que possibilitou a criação de volumes com diferentes alturas e a vista para a linda mata.

O ambiente da área de lazer conta com TV, churrasqueira, forno de pizza e adega e todos esses ambientes foram criados anexos ao corpo da casa, aproveitando que é um terreno de esquina foi possível criar uma entrada independente para esses ambientes.

A automação também cumpriu papel indispensável no projeto, utilizada principalmente na iluminação social e na irrigação do jardim.

Ficha
Residência JR
Metragem: 1100m² e o terreno 3700m²
Localização: Terras de São José 2, Itu (SP)
Conclusão: 2022
Arquitetura:Gilda Meirelles Arquitetura
Paisagismo: Paula Barrotti : @barrottipaisagismo
Fotografia: @Rafaelrenzo_fotografia

Fornecedores
Estrutura: Engecalc / @engecalc_
Hidráulica e elétrica: Guimaro e Associados
Construção: Cristiano Ribeiro
Esquadrias de aluminio: JMAR / @jmaresquadrias
Cozinha, lavanderia e armários / KITCHENS / @kitchens_brasil
Piso externo (terraço e garagem): Tresuno Criações Em Concreto / @tresuno_revestimentos
Pisos e bancadas banheiros: Portobello Shop Itu / @portobelloshopitu

Contato:
Gilda Meirelles Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/468/gilda-meirelles-arquitetura/
https://www.gildameirelles.com.br/