Trata-se de uma área que pode ser fundamental no combate a desigualdade, exclusão social, no tocante ao desenvolvimento de produtos, tanto físicos quanto digitais

O papel do design social no dia a dia

O design pode ampliar sua contribuição e influenciar também a abordagem de questões como inclusão social, acessibilidade, sustentabilidade e justiça social.

Neste contexto, o design social, expressão que vem ganhando destaque nos últimos anos, pois é uma área que busca aplicar os princípios do design para solucionar problemas sociais e melhorar a qualidade de vida das pessoas.

“Por meio do design social, designers e profissionais de áreas afins conseguem criar soluções baseadas na empatia, que considerem as necessidades e os desejos das comunidades mais vulneráveis e ajudem a promover a inclusão e a equidade social”, diz Cláudia Alquezar Facca, professora doutora do curso de Design no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT).

É possível observar a aplicação do design social em diversas situações. No campo da Saúde, é possível realizar a criação de próteses e equipamentos médicos acessíveis e adaptados às necessidades dos pacientes.

Na Educação, por exemplo, o desenvolvimento de materiais didáticos mais eficientes e acessíveis para alunos com deficiência visual ou auditiva.

Na acessibilidade, o design social pode criar soluções que tornem o ambiente urbano mais inclusivo e acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência visual, como rampas de acesso, semáforos sonoros, elevadores e sinalizações em braile.

Na sustentabilidade, pode contribuir para a criação de produtos e soluções que reduzam o impacto ambiental, como o uso de materiais recicláveis, processos de produção menos poluentes e produtos que possam ser recuperados e reutilizados.

“No nosso dia a dia, o design social pode trazer muitas soluções para problemas reais, facilitando a realização de tarefas domésticas, por exemplo. Muitos idosos ou com mobilidade reduzida têm dificuldade para segurar objetos pesados ou que exigem força, como panelas e frigideiras, ou para abrir tampas de potes de vidro. Nesse caso, os designers podem desenvolver soluções que tornem esses utensílios mais acessíveis, ergonômicos, seguros e fáceis de usar, como a adição de alças e tampas mais largas e emborrachadas, que oferecem maior conforto e aderência, ou por meio de dispositivos que auxiliem nessas tarefas, como abridores, pegadores e luvas”, detalha a professora doutora Claudia.

Outro exemplo de design social aplicado a objetos de uso cotidiano é a garrafa de água com filtro integrado. Essa solução permite ter acesso à água potável em regiões onde o abastecimento é precário ou inexistente, como em comunidades rurais ou em países em desenvolvimento.

Essas garrafas têm filtros de carvão ativado, que purificam a água e tornam seu consumo mais seguro.

A máquina de lavar roupas GiraDora, portátil que funciona a pedal, é outro exemplo de design social que auxilia no dia a dia. Foi desenvolvida no Brasil, para atender às necessidades de comunidades sem acesso à energia elétrica confiável.

Contato:
Instituto Mauá de Tecnologia
0800 019 3100
https://maua.br

 

 

Nota Arqbrasil/ Design Social
https://arqbrasil.com.br/26769/design-social/