Com arquitetura do escritório Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, o Platina 220, edifício de uso misto no Tatuapé, Zona Leste de São Paulo, o mais alto da cidade, está pronto após 8 anos intensos entre projeto e construção

Uso misto pelo Königsberger Vannucchi

Edifício de uso misto utiliza todos os instrumentos e benefícios previstos pelo Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014, faz parte do Eixo Platina, uma ampla proposta de urbanização da Porte Engenharia e Urbanismo na região.

Em uma única torre com 172 metros de altura e 46 andares, em frente ao Shopping Tatuapé, o Platina 220 reúne variedade de usos: lojas (no térreo), hotel e unidades residenciais (no terço mais baixo da edificação), conjuntos comerciais (na parte intermediária) e lajes corporativas (na parte superior).

A união destes usos almeja atrair mais empresas para a região e, com isso, outros benefícios, como reduzir os deslocamentos dos moradores para outras regiões da capital.

“Pela complexidade e diversidade do programa, nós comparamos sua resolução à montagem de um Tangram”, afirma Jorge Königsberger, um dos autores do projeto e sócio fundador do escritório.

O resultado é um edifício com volumetria marcante, a começar pelos elementos de fachada ventilada. Para viabilizar a construção em altura e, simultaneamente, garantir conforto térmico interno, e durabilidade e perenidade do material envoltório, o sistema construtivo foi desenvolvido em porcelanato.

Em tonalidade clara, o bloco prismático central, com terraços e requadros de janelas dispostos em posições variadas, gera um interessante efeito de luzes e sombras, que configura o edifício como um monólito esculpido na paisagem.

Os blocos laterais, em tons mais escuros, preservam a verticalidade do bloco principal, e se destacam como contrafortes ao dar percepção de sustentação ao edifício.

Uso misto pelo Königsberger Vannucchi

A entrada para o edifício acontece a partir da Rua Bom Sucesso, onde o prisma principal ‘pisa’ no térreo.

Já na área envoltória da quadra, os espaços para lojas escalonam o projeto para criar duas situações de áreas externas: no espaço público, generosas e arborizadas calçadas perimetrais; na área privativa, acima das lojas, lazer para usuários do edifício.

Para que fosse atingido este potencial construtivo e de entrega para a cidade, todos os instrumentos e benefícios previstos pelo Novo Plano Diretor de São Paulo de 2014 foram utilizados, garantindo também um edifício positivo ao entorno: uso misto, fachadas ativas, fruição com a rua, dentre outros.

Ainda na fase de projeto, o Platina 220 conquistou o selo internacional de sustentabilidade AQUA-HQE, da Fundação Vanzolini.

É parte da história da Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados em seus 50 anos, a serem completados este ano, o protagonismo nas principais discussões do segmento.

Além de ter sua arquitetura representada em icônicos projetos em São Paulo, como o Terra Brasilis, de 1986; o Sesc Avenida Paulista, inaugurado em 2018; o Brascan, primeiro uso misto de São Paulo, e o Top Towers, icônico no Paraíso, com vista para o corredor da Avenida 23 de Maio.

Junto à Porte no Eixo Platina, outros empreendimentos com arquitetura Königsberger Vannucchi estão em obras e devem ser entregues nos próximos anos, como o Almagah 227, vencedor do prêmio Americas Property Awards 2019-2020.

 

 

O Platina 220 em dados e números

• 172 metros de altura
• 48 pavimentos
• 59.233 metros quadrados de área construída
• 6.396 metros quadrados de área de terreno
• 19 lojas no piso térreo
• 190 quartos de hotel ocupando do 2º ao 10º pavimento
• 80 apartamentos ocupando do 2º ao 10º pavimento
• Salas comerciais ocupando do 12º ao 24º pavimento
• 50 salas corporativas ocupando do 25º ao 46º pavimento
• Fundação feita sobre 338 tipo hélice contínua

Foram utilizados para as obras: 
• Torre: 32.300 mil metros cúbicos de concreto e 3,9 milhões de toneladas de aço;
• Bloco central: 112 betoneiras, 873 metros cúbicos de concreto e 600 toneladas de aço;

Ficha
Edifício Platina 220
Incorporação e construção: Porte Engenharia e Urbanismo / @porteengenhariaeurbanismo
Projeto de Arquitetura: Königsberger Vannucchi / @konigsbergervannucchi
Equipe do projeto: Jorge Königsberger, Gianfranco Vannucchi, Francesc De Fuentes, Liliana Sá, Alexandre Daud, Carla Estrella, Sandra Dellarole, Rafael Cavalheiro, Thalita Teixeira Ambrogi, Vinicius Campos, Julio Sartori, Erika Chioato, Paulo Massao, Thais Bombonati, Felipe Rossi, Sabrina Airon, Eduardo Tong, Engelbert Bertoni
Projeto de Estrutura: Edatec Engenharia
Projeto de Paisagismo: Takeda Arquitetura e Paisagismo / @takedadesign
Projeto de Interiores: Triptyque Architecture / @triptyquearchitecture
Consultoria de Legislação: Levisky Arquitetos / @leviskyarquitetos
Projeto de Fundações: Portella Alarcon
Projeto de Instalações Elétrica e Hidráulica: Projetar Engenharia
Projeto de Caixilhos: Crescêncio Petrucci Consultoria e Engenharia / @crescencio.eng
Projeto de Estrutura Metálica: Steel Make Engenharia Estrutural
Projeto de Fachada: Favenk e Portobello / @portobello
Projeto de Ar condicionado: EPT Engenharia / @eptengar
Projeto Acústico: Akkerman Alcoragi Acústica ideal / @akkerman.alcoragi
Projeto Aquecimento Solar: Chaguri Consultoria e Engenharia de Projetos
Projeto de Automação: si2 Soluções Inteligentes Integradas
Projeto de Drenagem: Erelys Assessoria e Consultoria
Projeto de Luminotécnica: Studio Ix / @studioix_lighting
Projeto de Vedações: Addor Associados / @addor.associados
Fotos: Pedro Vannucchi / @pedrovannucchi

Contato:
Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados
https://arqbrasil.com.br/23804/konigsberger-vannucchi-arquitetos-associados/
https://www.kvarch.com/