Com quebras de paredes e integração de espaços, a arquiteta Carina Dal Fabbro desfez os ambientes oferecidos pela construtora e criou um projeto totalmente repaginado e adequado às necessidades dos moradores

Layout sem paredes de Carina Dal Fabbro

Integrar ambientes, personalizar o layout e dar novos usos aos espaços conforme a realidade e rotina da família são apenas alguns dos pilares que norteiam um arquiteto na hora de projetar um lar funcional.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, projetos de interiores são minuciosos e consideram as mais diversas particularidades e desejos dos moradores.

“Projetos de reforma não são como uma receita de bolo que pode ser copiada e seguida à risca por qualquer pessoa. É preciso atenção aos detalhes, conhecimento técnico e flexibilidade para mudar de ideia no meio do caminho. O que funciona em um projeto, nem sempre vai funcionar em todos”, pontua a arquiteta Carina Dal Fabbro, que está à frente do escritório que leva seu nome.

Tendo estes pontos em vista, Carina apresenta o projeto de arquitetura de interiores do apartamento de 280 m², localizado no Bairro da Aclimação, em São Paulo (SP), que traz como principal inspiração a integração de ambientes e a readequação dos espaços segundo as demandas listadas no briefing desde a contratação do escritório.

Layout sem paredes de Carina Dal Fabbro

Uma área social ampla e totalmente integrada foram 2 dos pedidos dos moradores para a sua nova casa. Para atendê-los, Carina retirou a parede que separava a varanda e nivelou o piso para que ela ficasse incorporada ao living.

Com isso, a área ganhou ainda mais espaço e a sala de TV, sala de estar, espaço gourmet, sala de jantar e área do bar passaram a dividir o mesmo espaço com muita fluidez e elegância.

“Com foco na decoração e nos anseios da família, fiz todas as adaptações durante a obra e desenhei toda a marcenaria da casa. Idealizei cada um dos detalhes para que o resultado fosse esse: um lar bonito, sofisticado e acolhedor”, conta Carina.

Com a quebra de paredes e integração total do living, os moradores ganharam amplas áreas de convivência, setorizadas por meio de sofás, poltronas e tapetes. Seguindo a paleta de tons claros, a arquiteta acrescentou texturas e elegeu o sofá azul como grande protagonista de um dos espaços.

Com o desenho arredondado e orgânico, ele reforça a sensação de leveza que os clientes tanto buscavam. Além disso, plantas e objetos cheios de histórias também fazem parte de tudo o que os moradores fizeram questão de manter por perto no décor.

Já na área reservada para o jantar e o espaço gourmet, a proposta era aquecer o ambiente com os tons amadeirados e proporcionar aos moradores a experiência de reunir a família e os amigos ao redor da mesa.

Por isso, a sala de jantar ganhou uma mesa de dez lugares. Para refeições mais intimistas, a profissional posicionou uma mesa redonda, de quatro lugares, que os acolhe com o mesmo conforto.

 

Para os quartos infantis, Carina reafirma a importância de ouvir e respeitar as ideias e gostos das crianças. “Incluam e ouçam os pequenos durante este processo de obra e escolha de decoração. Isso gerará neles uma sensação de pertencimento e tornará a adaptação no novo quarto muito mais fácil”, continua a profissional.

Com papel de parede de galáxia, nichos coloridos e uma grande mesa em marcenaria, o quarto do filho mais velho pode ser readaptado com transformações simples para acompanhar o seu crescimento. Já o quarto do filho mais novo foi mobiliado com móveis despojados, muitos brinquedos e papel de parede escolhido pela própria criança.

Outro desafio encarado pela arquiteta foi pensar em soluções que permitissem que as crianças tivessem livre acesso aos brinquedos e pudessem guardá-los com facilidade após um dia intenso de brincadeiras. O espaço da brinquedoteca fica no hall íntimo criado graças a remoção do dormitório de serviços.

Além de ficar perto dos outros quartos, o ambiente conta com a facilidade de ficar próximo à cozinha e área de serviço. A estante, com nichos abertos e fechados em diferentes alturas, comporta tudo que elas precisam e ainda compõem a decoração de maneira elegante.

Com mais uma adaptação de layout, Carina conseguiu atender a outra demanda urgente dos moradores: a criação de dois home offices no quarto do casal. Enquanto um cantinho foi posicionado em frente à cama, o outro foi levado para a antiga varanda, integrada totalmente ao quarto. Desta forma, o casal consegue trabalhar simultaneamente com a privacidade e conforto que precisam.

Para unificar os ambientes, Carina apostou no nivelamento do piso, já que as varandas costumam ser mais baixas, e instalou o mesmo revestimento em todo o ambiente. Para separar o cantinho da leitura do dormitório, foi empregado um ripado de madeira, que oferece privacidade e não pesa em nada no visual final do quarto.

Com um único banheiro amplo e recém-entregue pela construtora, a proposta de Carina foi dividi-lo em banheiros, senhor & senhora. Desta forma, foi possível atender mais uma vez as necessidades individuais do casal.

Para dar unidade ao espaço do morador, foi instalado o mesmo revestimento no piso e nas paredes e a arquiteta apostou em uma bancada e marcenaria branca, trazendo sofisticação e alta funcionalidade em cada detalhe.

Assim como no banheiro senhor, Carina optou por um revestimento único para pisos e paredes. Com boxe até o teto, evitou-se a presença do trilho na parte superior, que costuma criar uma barreira visual. Graças a banheira, o espaço ganhou ares de SPA e se tornou a pedida perfeita para momentos de relaxamento e descanso.

Contato:
Carina Dal Fabbro Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12240/carina-dal-fabbro-arquitetura/
http://www.carinadalfabbro.com.br/