Projeto do arquiteto Fábio Frutuoso, para imóvel localizado em Higienópolis (SP), ganha retrofit e configuração que favorece a integração das áreas sociais

Bicicletas ganham destaque no décor

Um casal com dois filhos e muitas bicicletas. Acomodar esse programa de necessidades num apartamento modernista de Higienópolis, tradicional bairro de São Paulo, não foi tarefa fácil.

O edifício, com janelas originais de madeira e ferro, com grandes aberturas, tem uma iluminação invejável e, apesar de excelentes quartos, sofria do mesmo mal de muitos apartamentos dessa época: hidráulica antiga e comprometida, elétrica subdimensionada (uma tomada por cômodo) e uma lavanderia maior do que muito apartamento estúdio por aí.

A grande expectativa desses clientes era poder integrar a cozinha à área social. Afinal, é como todos nós vivemos hoje em dia: a refeição é o momento de juntar a família e os amigos.

O primeiro projeto que fizemos para o apartamento era fantástico. Criava numa cozinha ao longo da janela, que emendava numa lavanderia escondida. Uma ilha criava um balcão que a separava da sala de jantar.

E isso tudo ficava dentro da área onde originalmente ficava cozinha, lavanderia e dormitório de serviço. Quer dizer, ainda sobrava toda a sala original.

No entanto, na primeira semana de obra, descobrimos uma prumada de esgoto da cozinha bem no meio da separação entre a cozinha e sala, no pior lugar possível para o nosso projeto e tivemos que repensar tudo.

Bicicletas ganham destaque no décor

Cozinha

A nova solução ficou ainda melhor. Cozinha em L, com uma bancada de apoio junto à janela, um grande armário com a geladeira e a mesa de jantar veio para dentro da cozinha. Fez muito mais sentido para a dinâmica da família. Ao invés de uma sala de jantar separada, uma mesa que é o centro da cozinha.

Uma estante em serralheria na divisão entre sala e cozinha ajuda a criar uma espécie de limite entre os espaços, enquanto faz o papel de elemento decorativo, podendo receber objetos, plantas, livros. E o nosso vilão do primeiro projeto, o cano de esgoto, fica ali, junto à estante, discretamente integrado visualmente a ela e, simultaneamente, protegido contra algum impacto que poderia rompê-lo.

Outro elemento de destaque dessa cozinha foi o mural de azulejo, que foi encomendado ao Arquiteto Azulejista e Designer brasiliense Wilson Romão.

Os murais, tradicionais nas áreas sociais dos edifícios de Higienópolis e de Brasília, veio ser o grande destaque dessa cozinha integrada à sala.

A medida da bancada de pedra foi definida para garantir o alinhamento perfeito de azulejos, granido e estante. E as cores da cozinha foram todas pensadas a partir desse mural desenvolvido especialmente para esse projeto.

O piso Twist da Portobello, que imita granilite, completa o leque de materiais que remetem aos anos 60 na cozinha.

Estar

A sala de estar divide o espaço com o home office, que já era um elemento importante na vida dessa família pré-pandemia. A posição da mesa permite uma ótima luz natural da janela, enquanto fica menos perceptível para quem entra no apartamento.

Uma das bicicletas do casal ocupa um lugar de destaque decorativo nessa parede do home office, entre prateleiras e uma estante que intercala nichos abertos e fechados. Essa é uma bike de uso mais eventual, ficando nessa posição menos acessível.

As outras duas, de uso muito mais regular e frequente, ficam na parede do painel da TV, super acessíveis. Tivemos o cuidado de utilizar o cimento queimado nessa parede para ajudar a ocultar alguma sujeira das rodas de quando se pendura ou despendura a bike.

Um painel ripado oculta uma porta de correr que isola o acesso aos dormitórios e cria um equilíbrio na composição da parede do painel da tv, com o painel à direita e as bikes à esquerda. O armário inferior, além de rack, serve de banco, permitindo a ampliação dos assentos da sala de estar num dia de receber amigos.

Banheiros

Os banheiros também foram integralmente reformados. O banheiro social, com azulejos coloridos, um pouco mais lúdicos, é o banheiro dividido pelos filhos. O outro banheiro, mais sóbrio, é o banheiro da suíte, que além do revestimento frisado da Portobello, recebeu também uma banheira de piso dentro da área do boxe.

 

Ficha:
Apto. Ed. Diana – Higienópolis
Projeto Arquitetura e Interiores: Fábio Frutuoso (@fabiofrutuoso_arq)
Produção: Marjory Basano (@megbasano1)
Fotos: Leila Viegas (@leila.viegas)

Especificação:
Mobiliário – Cadeiras – @allez_decor
Tapetes – @phenicia_concept
Artes – @fabianoalmakul
Objetos – @dpotobjeto
Mantas e almofadas – @codexhome
Luminárias: @rekailuminacao e @yamamuraoficial
Piso – @projemade.projetosespeciais
Painel Azulejo – @wrazulejaria
Revestimentos – @portobello_altodalapa e @decortiles
Tintas – @tintas_suvinil
Serralheria – @cs_construct
Janelas, boxes, espelhos – @transparencyvidros
Marcenaria – @modulojaplanejados
Roupa de cama – @trousseauoficial

Contato:
Fabio Frutuoso Arquitetura
https://arqbrasil.com.br/12273/fabio-frutuoso-arquitetura/
https://www.fabiofrutuoso.com.br/