Projeto com arquitetura do escritório Natureza Urbana, traz uma nova opção para o turismo em Campos do Jordão

Novo Capivari revitaliza o espaço
A região caracteriza o centro turístico e comercial da cidade, bastante ativo, com lojas, restaurantes, bares e cafés, além de abrigar eventos e festivais culturais em algumas épocas do ano.

A área do Parque Capivari é o grande diferencial do centro do Capivari, a revitalização desse espaço público, conectado com o bairro, possibilita a transformação e revitalização necessárias na região.

Uma das estratégias do projeto consistiu em atrair o público ao Parque ao oferecer novos atrativos com foco em um público de perfil diverso, além de renovar a oferta comercial buscando novos conceitos e produtos que valorizam a região e a produção local.

O projeto tomou como partido o potencial paisagístico do local, com destaque para o lago e as vistas para o Morro do Elefante, que abriga uma das porções do parque, contendo o mirante e a estação do teleférico.

No interior do Parque trabalhamos com algumas edificações pré-existentes como a Estação de trem Emílio Ribas com grande relevância histórica relacionada à Estrada de Ferro de Campos do Jordão (EFCJ).

Parque Capivari revitaliza o espaço local

O parque insere-se em uma cota mais baixa em relação ao centro comercial do bairro, o que o deixa visualmente isolado das demais dinâmicas do bairro, dessa forma a topografia foi o elemento essencial para as soluções projetuais, que buscaram a transição de níveis de forma mais integrada e com fluxos contínuos entre o bairro e o acesso central do parque.

O partido do projeto teve como premissa a liberação do espaço central do parque como local de encontro, eventos e contemplação, destacando os elementos preexistentes e naturais. As novas edificações foram implementadas no perímetro do parque, integradas à topografia e conformando uma nova fachada no acesso ao parque.

O projeto foi desenvolvido em fases distintas, as primeiras fases abriram melhorias nos acessos e estacionamentos, seguida da urbanização do parque e do desenvolvimento das edificações e das intervenções no Morro do Elefante.

Entre as fases de urbanização e de construção das novas edificações, propusemos uma praça comercial composta por contêineres que ofereceram serviço de alimentação e lojas.

Foram trabalhados elementos lineares no mobiliário, piso, guarda-corpos e fachada das edificações, remetendo à história da EFCJ, ao movimento do trem e dos trilhos. O paisagismo cria diferentes cenas ao longo do parque, por meio de manchas de vegetação com texturas e cores diferentes, que mesmo de longe podem ser vistas.

O sistema de sinalização orientativa desenvolvido buscou a máxima harmonia em relação aos atributos naturais e históricos do lugar, bem como ao projeto urbanístico e arquitetônico e à marca do Parque.

Os suportes de sustentação são verticais e remetem à linearidade, continuidade e ritmo do partido arquitetônico e urbanístico do projeto. Os componentes do sistema de sinalização dividem-se em quatro tipologias, organizadas em grupos referentes ao tipo de informação/comunicação que transmitem.

 

Ficha:
Parque Estadual Capivari
CAMPOS DO JORDÃO – SÃO PAULO
Renovação do turismo em Campos do Jordão
Cliente: EcoJordão
Escopo: Estudo de viabilidade, estudo preliminar, masterplan, projeto básico, projeto executivo e acompanhamento
O escritório Natureza Urbana desenvolveu estudos e projetos para a regeneração urbana integral do Parque, além dos projetos para os novos equipamentos, como o edifício comercial, Palco e o Bar do Lago, Teleférico e Praça de Chegada no Morro do Elefante
Disciplina:Urbanismo, arquitetura e sinalização
Coordenação: Pedro Lira e Manoela Machado
Líderes de projeto: Giulia Corsi e Camila Reis
Equipe: Camila Sanches, David Couto, Fernanda Morais, Gustavo Castro, Juliana Yoshida, Julia Marini, Julia Ximenes, Laura Figueiredo, Letícia Yoshimura, Marcelo Dondo e Robert Borba
Parceiros: Vallenge Engenharia, Rodrigo Oliveira Paisagismo, Favale Engenharia, Exato Orçamentos e Gilberto Franco Iluminação.
Estruturas @arquimedescosta
Consultoria energética @ca2_consultores
Iluminação @francoberriel_ld
Paisagismo @rodrigooliveira_paisagismo
Instalações @vallenge.eng
Fotografia Daniel Carvalho – @danielcarrvalho

Contato:
Natureza Urbana
https://arqbrasil.com.br/552/natureza-urbana/