O Projeto “Ponte” criado pelo arquiteto Fernando Brandão em parceria com a Fundação Geniantis, pretende melhorar o ambiente físico das escolas estaduais de São Paulo

Projeto social de Fernando Brandão

Dentro do campo da arquitetura, a relação entre design e educação tem ganhado destaque, principalmente quando se trata da infraestrutura de escolas públicas, tão carentes de projetos de arquitetura e design de qualidade.

Daí começa a reflexão do arquiteto Fernando Brandão, um especialista em projetos na área, em uma conjunção de criatividade, audacidade e principalmente, por possuir uma carreira internacional consolidada que evoluciona o mundo da arquitetura, em voltar seu olhar para projetos de questões pelo campo sociológico e metodologia educacional.

Em parceria com a Geniantis — que atua desde 1999 mantendo uma estrutura de pesquisa e desenvolvimento de projetos em escolas públicas, o arquiteto Fernando Brandão desenvolveu o projeto “Ponte”, um dos poucos com foco no design e arquitetura de maneira voluntária.

O intuito é unir marcas e profissionais da área, para melhorar a qualidade física e a identidade das escolas estaduais de São Paulo, cabendo a cada profissional ou empresa de arquitetura escolher uma escola para desenvolver o projeto de impacto social.

Atualmente, o governo disponibiliza a cada ano, verbas para a educação voltada para melhoria na estrutura das escolas, mas infelizmente por falta expertise, de conhecimento ou até mesmo gerenciamento, o montante acaba sendo subutilizado ou até as vezes desperdiçado.

O objetivo do projeto é oferecer, não só, uma consultoria, mas auxiliar a gestão a investir de maneira eficiente e eficaz, inclusive para ampliar a parcerias de empresas na contribuição, não somente em valores, mas também na doação de itens imprescindíveis, como mobiliário, materiais e tudo que envolva o cenário da construção, arquitetura e design, e que também possam ser reutilizados, contribuindo com a sustentabilidade um dos tópicos salientados pelo arquiteto, para que com isso, os alunos e professores possam ter um melhor ambiente de estudo.

“As melhorias são desde uma intervenção estrutural, como até mesmo com a implantação de um ambiente novo, uma sala de cinema, uma biblioteca, uma nova identidade na logo da escola, uniformes mais modernos, para que os alunos, sintam-se acolhidos, orgulhosos e querem de fato “vestir” a camisa da escola”, explica Fernando.

Existem mais de 500 escolas estaduais na cidade de São Paulo, e “somando forças” um dos lemas do projeto, acredita-se que consegue promover uma mudança positiva, de alto alcance, não somente como ferramenta educacional, mas também como impacto na sociedade.

Através do programa, haverá transformações estruturais e sociais. “É unir quem quer ajudar, com quem precisa de ajuda”, acrescenta Fernando.

Com a ajuda de alguns parceiros e apoiadores, a escola estadual Pastor Cícero Canuto de Lima, localizada na Zona Sul de São Paulo, teve a primeira oportunidade do projeto, além de aprimorar com cores aos corredores e salas de aula, houve também a criação de uma biblioteca, com mobiliário todo reaproveitado de empresas que fizeram doações, e um item bem peculiar e pessoal do arquiteto, a famosa escultura de dragão, que ficou bastante emblemática por fazer parte de uma das livrarias mais conceituadas de São Paulo.

Já a escola estadual Prof. Bernadete Aparecida Pereira Godoi, também da zona sul de São Paulo, além de receber as intervenções estruturais, criaram-se também um layout gráfico e visual mais moderno para a escola, propondo que fosse utilizado em novos uniformes, como agasalhos, moletons e até mesmo em itens como caneca e agenda.

Outra escola que teve um aproveitamento interessante, foi a escola estadual Prof. Luiz Gonzaga Pinto e Silva, que o arquiteto reaproveitou toda a estrutura metálica utilizada na sua última participação na 34ª edição da CASACOR São Paulo — onde assinou uma instalação intitulada “Uma janela para o amanhã”, com as placas foi possível criar uma área externa bastante agradável, concebendo uma sustentação que remete ao playground infantil.

Outras escolas também já tiveram a inserção deste projeto, porém há inúmeras outras que carecem dessa oportunidade de terem um ambiente de estudo, acolhedor, motivacional e que desperte o interesse dos jovens em trocar a marginalidade de São Paulo pela educação.

Serviço
Fernando Brandao / Projeto Ponte
arquitetodaponte@gmail.com
(11) 3064-5633
https://www.archfb.com/