Conceito arquitetônico desenvolvido pela AKMX para ecossistema que une medicina preventiva e reabilitação para atletas na região do Parque Ibirapuera

Princípios de neuroarquitetura para atletas

Nova unidade Vita do Grupo Fleury tem conceito arquitetônico desenvolvido pela AKMX e faz parte do complexo esportivo Running Land em São Paulo

A décima unidade Vita, do Grupo Fleury, dedicada ao público praticante de esportes, seja profissional ou amador, inova em desempenho esportiva, saúde e qualidade de vida do movimento em um ambiente disruptivo em frente ao Parque Ibirapuera.

Com projeto arquitetônico desenvolvido pela AKMX Arquitetura e Engenharia, o conceito usa premissas da neuroarquitetura, base de estudos da neurociência que analisa os impactos do ambiente físico no comportamento humano.

“No Vita Parque Ibirapuera, o exterior se comunica com os interiores. A vista, a entrada de luz natural e as escolhas de cores, formas e texturas trazem estímulos que promovem bem-estar aos usuários, tornando sua experiência mais agradável. Pensando assim, a arquitetura tende a colaborar no desempenho de tratamento dos esportistas. A unidade Vita se contrasta aos tradicionais centros médicos e de reabilitação esportiva, comunicando um novo estilo vida e promoção à saúde”, ressalta Denise Moraes, diretora de criação da AKMX.

O espaço sedia serviços de desempenho esportiva (análise biomecânica da corrida), reabilitação esportiva (fisioterapia e massagem), medicina e cardiologia do esporte, nutrição e ortopedia.

Para o engenheiro civil Marcio Silva, head de facilities e expansão da rede Vita, a integração dos espaços potencializou a sensação de amplitude e liberdade dos usuários.

“A premissa era termos um ambiente disruptivo. Um conceito cujo espaço conseguisse demonstrar outras vertentes que não fossem apenas o da reabilitação. O nosso objetivo no Vita Parque Ibirapuera é ser um organismo plural, não só para a saúde, mas também para o bem-estar do indivíduo”, completa Silva.

Andreia Miana, fisioterapeuta e gestora da nova unidade Vita Parque Ibirapuera, reforça a ideia de um ambiente que vai além dos processos de reabilitação.

A ampla gama de opções em tratamentos de saúde e preparação física para pacientes, atletas e esportistas deve estimular a medicina preventiva.

“A busca não deve ser somente para tratar a dor depois de lesionado, mas sim um lugar onde as pessoas cuidem da saúde na totalidade. Recuperação ativa, consultas nutricionais, avaliações de desempenho de corrida ou bicicleta contribuem para a diminuição do risco de lesões, por exemplo”.

Para Andreia, a comunicação entre profissionais dedicados aos tratamentos também foi potencializada por meio dos espaços.

“Podemos discutir os casos dos pacientes com os especialistas de forma mais colaborativa. Esse diálogo imediato proporciona um maior enriquecimento técnico da equipe médica e potencializa os resultados da pessoa tratada”, reforça.

O Vita Parque Ibirapuera ocupa o 4º andar da Running Land, iniciativa de uma das principais organizadoras de corrida de rua do país, a Norte Marketing Esportivo.

O complexo com cerca de 1.200 m² foi inspirado na “experience house” Nike Town de Nova Iorque e está localizado em frente ao Parque Ibirapuera, maior parque da América Latina e utilizado diariamente por milhares de paulistanos para práticas esportivas e em busca de saúde e bem-estar.

Contato:
AKMX Arquitetura Engenharia Tecnologia
https://arqbrasil.com.br/12184/akmx-arquitetura-engenharia-tecnologia/