Projeto do escritório Dal Pian Arquitetos para retrofit do Edifício Bravo Paulista busca reabilitar, reciclar e recriar o ciclo vital do edifício

Retrofit do Bravo Paulista pelo Dal Pian
Localizado na região dos Jardins, em São Paulo, o projeto do escritório de arquitetura Dal Pian Arquitetos para o Retrofit do Edifício Bravo Paulista teve o desafio de transformar, valorizar e dotar de novas infraestruturas um edifício de serviços existente na cidade consolidada.

Sua implantação, perpendicular à Alameda Santos, se compõe em sequência com o Edifício Scarpa, na Avenida Paulista. Os térreos desses dois edifícios abrigam espaços comerciais que são acessados por um percurso linear e público de pedestres que conecta essas duas importantes vias de São Paulo.

Retrofit do Bravo Paulista pelo Dal Pian

A intervenção no edifício foi integral. Um novo invólucro no corpo de seu embasamento destaca sua presença urbana, enquanto novos revestimentos (externos e internos), novos elementos de proteção solar e a integral reformulação das infraestruturas técnicas e de comunicação, permitem que seus espaços respondam às necessidades de ocupação e uso que o tempo e as novas relações de trabalho impõem.

De modo a adequar o edifício às novas necessidades de ocupação e contribuir para o aumento da qualidade ambiental interna, foram priorizadas estratégias passivas e bioclimáticas, como o aproveitamento da ventilação natural e da boa luminosidade com o controle da incidência solar direta.

Estabelecendo uma nova volumetria externa que valoriza e destaca o edifício, são acrescidos ao seu embasamento e ao seu corpo da torre novos invólucros de proteção solar e controle climático.

Retrofit do Bravo Paulista pelo Dal Pian

No embasamento do edifício, as áreas de janela, com seus vãos de abertura ampliados, se protegem por uma “pele bioclimática”, destacada da fachada.

Esta pele é composta por montantes metálicos fixados aos elementos estruturais de fachada, que suportam painéis em alumínio com perfurações randômicas, que não interferem nas perspectivas visuais que as zonas de trabalho oferecem.

O sistema do embasamento, quando iluminado no período noturno, compõe um “rendilhado” de forte expressão arquitetônica que destaca o edifício no seu entorno.

No corpo da torre, as fachadas, frontal e de fundos, recebem proteção ambiental em perfis horizontais de alumínio que, fixados também em montantes metálicos destacados do edifício, unificam visualmente os pavimentos.

Os novos e ampliados caixilhos, com vidros de alto desempenho térmico e baixa refletância solar, ampliam as vistas, promovem a ventilação natural cruzada e valorizam o edifício.

Ficha:
Retrofit Edifício Bravo Paulista
São Paulo, SP
Ano de projeto: 2020
Conclusão da obra: 2022
Área do terreno: 976 m²
Área construída: 7.915 m²
Arquitetura e interiores: Dal Pian Arquitetos / @dalpianarquitetos
Construção: PHL Engenharia / @phlengenharia
Estrutura: Modus Engenharia / @modusengenharia
Projeto de Caixilhos: Arqmate / @arqmate
Hidráulica e Elétrica: Ramoska & Castellani
Ar condicionado: Thermoplan
Luminotécnica: Senzi Lighting / @neidesenzi
Automação e Segurança: Bettoni / @bettoni_automacao
Impermeabilização: Impersolutions / @impersolutions
Paisagismo: Roncato Arquitetura Paisagística / @chrisroncato
Mural Artístico: Andrés Sandoval / @andre_ssandoval
Levantamento Cadastral: HZ Engenharia
Consultoria de Aprovações: Imóveis de Fato
Acessibilidade: Pimenta Associados / @pimenta_associados
Laudos e Perícias: Britez e Ensaios / @alexandre.britez
Consultoria e Comissionamento LEED: Straub e Junqueira / @straubjunqueira
Fotos: Nelson Kon / @nelsonkonfotografias
Fotos: Pedro Mascaro (drone) / @pedro.mascaro

Fornecedores
Brises Horizontais e Painéis com perfuração randômica: Sulmetais / @sulmetais.revestimentos.arq
Revestimento Externo: Placo / Glassroc / @placodobrasil
Revestimento Externo: Ibratin / @ibratin
Marcenaria:BCAF Marcenaria

Contato:
Dal Pian Arquitetos
https://arqbrasil.com.br/340/dal-pian-arquitetos/