A coleção do Gustavo Penna leva os holofotes a Minas Gerais e se torna a primeira pesquisa que parte do ano zero de carreira de um grande arquiteto nacional

Arquitetura fora do eixo Rio-São Paulo

Gustavo Penna – Rosana Parisi – Marcello de Oliveira

‘Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra’, coleção produzida cuidadosamente pela editora KPMO – Cultura e Arte é um projeto inédito no Brasil, que reúne pesquisas que sintetizam as obras de um arquiteto e urbanista mineiro, desde o marco zero até as cinco décadas de sua carreira.

Minas Gerais é referência quando falamos da nossa arquitetura colonial: “Minas é a joia das Américas, porque tem a expressividade do barroco. Isso traz ao estado um diferencial em relação aos outros polos de arquitetura”, diz a coordenadora de pesquisa do acervo de Penna, Rosana Parisi – professora de história da arquitetura moderna e contemporânea brasileira PUC-Poços de Caldas.

A obra de Gustavo Penna herda a riqueza desse cenário arquitetônico, assim como toda a expressividade da Arquitetura Moderna com a presença de Oscar Niemeyer em Belo Horizonte, para, a partir de um gesto próprio e gentil, estabelecer um diálogo que se consolida em 5 décadas de trabalho.

Foi por todo esse repertório que o trabalho de pesquisa no acervo de obras de Penna se deu início. Coordenado pela Prof. Dra. Rosana Parisi e pelo arquiteto, urbanista e diretor de arte Marcello de Oliveira, o garimpo pelos 50 anos de trabalho de Penna é um divisor de águas em termos de pesquisas acadêmicas sobre a arquitetura no Brasil, pois é a primeira vez que toda a obra de um profissional é estudada para uma publicação – no caso, a coleção Gustavo Penna 73/23.

A minuciosa pesquisa realizada no acervo do escritório Penna desde 2018, em meio a materiais como fotografias, croquis, cortes, perspectivas, plantas, bilhetes, recortes de jornais da época, referências, desenhos, entre outros materiais arquivados de todo o processo de criação de cada projeto ao longo desse tempo.

Ainda, foram realizadas entrevistas com o arquiteto, com personalidades e visitas aos locais de suas obras construídas. Este método evidenciou o processo de constituição da identidade e evolução da produção arquitetônica de Gustavo Penna ao longo do tempo, desde sua época de estudante até o auge de maturidade e inovação.

Um dos pontos mais importantes foi descobrir cada movimento, cada gesto de artífice, como a substituição de materiais, as mudanças em uma planta e até mesmo as alterações de projeto que demonstram o fluxo de pensamento e de adequação da ideia até a materialização da construção, onde estão presentes a originalidade e inovação em detalhes sutis, que imprimem a personalidade do arquiteto.

A KPMO teve o cuidado de inserir na coleção de livros – cujo volume 1 foi lançado em 2019 e os volumes 2 e 3 serão lançados em 2022 –, projetos que, embora não tenham sido construídos, têm valor técnico e artístico na trajetória do arquiteto. Tais como a Escola Brincar que revelam o traço e a lucidicidade como proposta para um lugar, em que olhar de Penna para o contexto de crianças com necessidades especiais foi singular.

“Nos preocupamos em separar imagens que ilustrassem o que está escrito, para construir a harmonia no livro, além de considerar aqueles materiais que trazem o diferencial de Penna”, diz Marcello de Oliveira.  Já Rosana ressalta também que “a intenção foi detalhar o surgimento de novos materiais e inovadores métodos e técnicas construtivas que surgiram no Brasil, que são possíveis de serem identificados nas obras de Penna. A atenção para as questões sustentáveis e a consolidação da relação entre a arquitetura, o urbanismo e as pessoas, reforçando sua máxima: a arquitetura é lugar de gente”.

‘Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra’ é um marco para o registro arquitetônico da produção brasileira. Essa perspectiva traz uma abordagem muito similar à crítica genética, um estilo de análise que apareceu na França nos anos 80/90, que mostra o processo de construção do escritor, e a KPMO traz isso para o campo da arquitetura.

Todo este trabalho quebra o conceito de que se conhece um arquiteto devido à sua obra pronta. E ainda emerge o que ninguém vê: a evolução do pensamento e do desenho. “Isso para os estudantes, por exemplo, é extremamente valioso, assim como para os leigos, é curioso saber qual foi a ideia inicial, o que tornou aquele lugar dentro daquele recorte”, finaliza Marcello de Oliveira.

Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra

Ficha:
Gustavo Penna 73/83
Organização: Rosana Parisi
Editora ‏ : ‎ KPMO Cultura e Arte (1 janeiro 2019)
Idioma ‏ : ‎ Português
ISBN-10 ‏ : ‎ 8566844157
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8566844153
Ano: 2019
Número de páginas: 256 paginas
Medidas: 23×28 cm
Capa comum: R$ 110,00
Comprar na Amazon – https://www.amazon.com.br/GUSTAVO-PENNA-Rosana-Parisi-org/dp/8566844157

SinopseGustavo Penna 73/83 é o primeiro volume da coleção de 5 livros do projeto “Gustavo Penna: 50 Anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, que serão produzidos até 2023. O livro retrata a primeira década de produção do arquiteto, seus mestres, colegas de profissão, os primeiros anos do escritório e remonta um grande quebra-cabeças cronológico. Ao longo deste volume, é possível percorrer o caminho de amadurecimento do exercício criativo de Gustavo Penna. As análises sobre sua obra são assinadas por pesquisadores de diferentes escolas de arquitetura: Rosana Parisi, Esther Cervini de Melo, Larissa Pereira, João Marcelo Danza Gandini, da PUC Minas Poços de Caldas; Flávio Carsalade e Adriana Sales, da UFMG; Maria Teresa Diniz, do USP Cidades (PECE-Poli); e Luís Antônio Jorge, da FAUUSP, contando, ainda, com o prefácio escrito pelo ex-Secretário de Estado e Membro da Academia Mineira de Letras, Ângelo Oswaldo de Araújo Santos.

KPMO – Cultura e Arte
(11) 2422-0448 / (11) 3486-9818
https://kpmo.com.br/

 

Contato:
Gustavo Penna Arquiteto & Associados
https://arqbrasil.com.br/13202/gustavo-penna-arquiteto/