Certificado por baixa emissão de gases de efeito estufa, produto fabricado no Espírito Santo é o segundo a receber o certificado do Selo Ecológico do Instituto Falcão Bauer de Qualidade

LafargeHolcim tem novo cimento certificado

Fábrica onde é produzido cimento certificado pelo Instituto Falcão Bauer

A LafargeHolcim buscou a certificação de mais um produto com baixa emissão de CO2 pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ). Este ano, o cimento CPIII 32 conquistou a chancela e apresenta redução de 50% de emissões de gases de efeito estufa em comparação à média dos cimentos nacionais. Em 2021, a empresa foi a primeira do segmento de construção civil a receber a certificação no Brasil, com o cimento CP III 40. Ambos são produzidos na unidade de Vitória, no Espírito Santo.

“Pela segunda vez, passamos por uma auditoria externa que validou a metodologia utilizada para calcular a emissão de CO2 em nossos produtos desenvolvidos para oferecer aos clientes soluções sustentáveis. O Instituto Falcão Bauer de Qualidade é uma instituição reconhecida pelo mercado e essa certificação confirma que estamos no caminho certo. Os processos de produção e metodologias avaliados podem, inclusive, serem reproduzidos em outras unidades, conforme suas características locais, ampliando o ganho para o meio ambiente”, afirma Bruno Hallak, Gerente de Sustentabilidade da LafargeHolcim.

O reconhecimento da auditoria independente considerou todo o processo de fabricação do cimento CPIII 32, em cuja produção se recupera ainda mais resíduos industriais que o CPIII 40 e, desta forma, utiliza menos clínquer. Assim, o produto apresenta maior redução nas emissões de CO2. Outro fator importante para o meio ambiente é que esses resíduos deixam de ser destinados a aterros sanitários.

“Com esses dois cimentos certificados, mais uma vez, a LafargeHolcim se mostra pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Hoje, esses produtos atendem as demandas dos clientes dos segmentos técnico e industrial, que já vem realizando projetos mais ecológicos, que buscam certificações verdes nas edificações. Acreditamos que nossa iniciativa vai estimular a sociedade a valorizar cada vez mais a sustentabilidade nas construções, e a tendência é a conscientização do consumidor, que passará a exigir soluções sustentáveis”, explica José Abreu, Gerente de Produtos e Assessoria Técnica da LafargeHolcim.

O Instituto Falcão Bauer da Qualidade atua na área de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, por meio do processo de Avaliação da Conformidade, baseado em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos.

Contato:
LafargeHolcim
lafargeholcim.com.br