Espaço de 64 mil m² na Zona Oeste da Região Metropolitana de São Paulo, é circundado por muita área verde e gera conexão entre alunos e natureza

aflalo/gasperini assina escola

Criar um projeto diferenciado, que trouxesse qualidade e diversidade para o ambiente escolar, quebrando a monotonia. Foi a partir desta ideia que o segundo campus da escola St Nicolas, localizado na região de Alphaville, em São Paulo, foi criado.

Com 64 mil metros quadrados, o prédio é circundado por muita área verde, possui vários espaços abertos e muita entrada de luz, o que gera essa conexão dos alunos com a natureza.

O desafio foi aceito pelos profissionais do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos que conceberam um projeto arquitetônico único no Brasil. Optando por uma implantação dinâmica, os blocos da St Nicholas School não são paralelos, e criam assim pátios triangulares.

aflalo/gasperini assina escola

Este plano inclinado da construção cria espaços diversos entre os blocos que servem para lazer, recreio e jardim para contemplação, além de nortear toda a fachada, com áreas protegidas e sombreadas.

Espaços de convívio, como o refeitório, as quadras, o teatro, o campo de futebol e o complexo de artes, estão espalhados no meio do grande jardim, que separa os blocos de salas de aula. Muitas aulas, inclusive, acontecem nessas áreas a céu aberto.

“A ideia deste projeto começou com base em conceitos de transdisciplinaridade em que convidamos as crianças a serem questionadoras, agentes do próprio aprendizado e engajadas em promover transformações. Elas precisam ter liberdade para explorarem os espaços e utilizar as ferramentas com orientação para construírem suas jornadas enquanto os preparamos para os desafios da vida”, explica Maíra Parede, Head de Marketing da Instituição.

As salas de aula da St. Nicholas School são contornadas por um corredor contínuo, considerado a espinha dorsal do projeto que gera a conectividade entre todos os espaços, com os três níveis escolares: “Infant”,” Junior” e “Senior”.

O desenho da escola proporciona leveza na arquitetura, é contemporâneo e em termos funcionais, também ajuda a controlar a permanência das crianças nas salas de aula.

Como diferencial, cada ambiente tem uma característica única, de forma que seja viável criar múltiplas possibilidades de experiências didáticas.

Contato:
aflalo/gasperini arquitetos
(11) 3040-7200
http://aflalogasperini.com.br/

 

#aflalogasperini