O ano começou com novidades para os sócios Thiago Antonelli e Thélvyo Veiga, da marca Jabuticasa

Jabuticasa premiada no IF Design

O novo estúdio na Barra da Tijuca está quase pronto, projeto da arquiteta Bel Lobo, e o reconhecimento pelo trabalho da dupla chegou no fim de março com o prêmio conquistado no IF Design Award com a cadeira AL 13.

Esse prêmio internacional, criado em 1954, fornece um dos principais selos de qualidade em design e concede reconhecimento de excelência nos quesitos de produto; embalagem; comunicação e design de produtos; e arquitetura e interiores entre outros.

A edição de 2022 teve 10.700 projetos inscritos de 57 países – um recorde de inscrições – com 34 projetos brasileiros escolhidos na pré-seleção por 130 jurados e na final, por 85.

No total foram selecionados trabalhos de 28 brasileiros e a cadeira AL 13 ganhou na categoria Produto – 1.13 Móveis/ Decoração.

“Foi a primeira vez que concorremos e estamos felizes pelo reconhecimento”, conta Thiago, um carioca formado em desenho industrial pela PUC, explicando que a cadeira é feita em compensado curvado e alumínio, construída à partir de técnicas de marcenaria tradicional e produção seriada.

Os pés são de madeira maciça, sendo o assento e o encosto em compensado folheado e lâmina natural de madeira. “Ela faz parte de uma coleção que tem o mesmo nome e é uma referência ao símbolo do alumínio (AL) na tabela periódica e ao seu peso atômico (13). Segue a linguagem estética limpa da Jabuticasa, sem parafusos ou encaixes aparentes”

A Jabuticasa foi criada em 2013 com a intenção de mostrar ao mercado a visão pessoal da dupla sobre o desenho industrial carioca. Entre o mar e a montanha, Thiago cria os modelos que são fabricados numa fábrica própria em Miracema de onde Thélvyo, designer industrial e exímio modelista e marceneiro, comanda os processos de produção da dupla.

A cadeira vencedora poderá ser vista no novo restaurante Bazzar, em Ipanema, e encomendada pelo site por arquitetos, decoradores e clientes.

“O nome da nossa marca foi inspirado na jabuticaba, uma fruta bem brasileira e somos dos poucos cariocas que escolheram ficar e trabalhar na cidade” declara Thiago.

A cerimônia de premiação acontece no dia 16 de maio no Friedrichstadtpalast, em Berlim, na Alemanha.

Escandinávia com sabor de jabuticaba – O Estúdio carioca Jabuticasa não nega seu DNA mas consegue temperar as criações com toques nórdicos produzindo peças com acabamento perfeito e design sofisticado.

O Estúdio Jabuticasa fica em meio à Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, cidade que inspira os sócios Thiago Antonelli e Thélvyo Veiga. Este ano, quando comemoram mais de dez anos de parceria, a notícia de que tinham recebido o prêmio IF Awards Design 22 com sua cadeira AL 13, não podia ser mais alentadora.

“Ter concorrido com tantos profissionais do mundo inteiro e ser um dos 28 brasileiros chancelados entre mais de 10.700 concorrentes de vários países nos dá uma enorme satisfação”, confessa Thiago, um carioca low profile que nunca quis deixar a cidade para tentar viver em outro lugar.

Foi pensando na brasilidade que eles escolheram o nome do Estúdio. “Jabuticaba é uma fruta bem brasileira e juntamos com Casa, para onde destinamos nossos produtos”.

Formado pela PUC Rio em Design Industrial, ele iniciou sua carreira na área técnica da profissão até decidir fazer um mestrado na Umeå Institute of Design na Suécia, considerada uma das melhores do mundo e que tem mais prêmios acumulados em sua área.

Com o amigo Thomas Mach, um designer dinamarquês, criou a cadeira T+T39 em 2010, que continua a ser fabricada mesmo depois de Mach ter seguido caminho independente em seu país.

“Já vendemos mais de duas mil peças desse modelo. É o carro chefe da nossa marca e pode ser feito em madeira tauari ou freijó. Depois que foi especificada para o Mercado Livre começou a chamar a atenção. Concordamos que deveríamos entrar nesse mercado corporativo”, diz ele, que fez estágio na Holanda e na Alemanha e ganhou um prêmio do IDEA AWARDS com sua tese focada no usuário, o projeto de uma incubadora neonatal.

Em função do contato estreito com esses países, seus desenhos têm traços “escandinavos” combinados com a bossa carioca. Com as empresas moveleiras o contato não foi para frente porque a exclusividade era necessária.

Então Thélvyo, seu companheiro de PUC, filho de marceneiro e exímio modelista, resolveu o problema. Abriram uma fábrica própria em Miracema onde Thélvyo é responsável por concretizar os projetos da dupla.

“Ele tem o olhar técnico e uma grande experiência. Nosso acabamento é bem refinado. Acreditamos que o novo desenho industrial está ligado aos produtos duráveis e a uma linguagem estética clara, direta, original e sofisticada”, completa Thiago.

Entre os produtos que levam o DNA da Jabuticasa estão mesas, aparadores, bancos, cadeiras e banquetas sempre trabalhadas em madeira e com uma cartela de cores reduzida.

Para experimentar novos materiais resolveram incluir o metal em seu trabalho, nascendo daí a coleção AL 13 cuja primeira peça foi uma escrivaninha. As novas cadeiras AL 13 estão no novo restaurante Bazzar.

Serviço:
https://ifdesign.com/en/winner-ranking/project/al13-chair/329428

Contato:
Jabuticasa
(21) 991-076-932 / (21) 979-941-908
https://jabuticasa.com/