Em formato de diamante e cor exclusiva, estrutura contribui para a integração do edifício com a paisagem icônica do Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro

Muro com vidro SunGuard Âmbar no Rio by Yoo

Após passar por um amplo processo de retrofit arquitetônico e estrutural, o antigo Edifício Hilton Santos, com quase 70 anos de história, localizado em frente ao Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro (RJ), tornou-se o empreendimento residencial Rio by Yoo, da RJZ Cyrela.

O novo espaço, que propõe uma releitura contemporânea do edifício, utilizou o vidro como protagonista para valorizar o design, inclusive, com um muro em formato de diamante e que traz a cor bronze do vidro SunGuard Âmbar, da Guardian Glass.

Anibal Sabrosa, sócio fundado da RAF Arquitetura, responsável pelo retrofit arquitetônico, conta que uma das grandes vantagens da escolha do vidro foi o fato do edifício estar localizado em numa paisagem icônica da cidade, e possuir uma arquitetura singular.

“Buscamos interferir o mínimo possível na fachada, por isso, o vidro, por si só, tornou-se o protagonista nessa intervenção”, conta.

Ele explica que a opção pelo fechamento do acesso ao edifício, com um gradil em vidro sobre caixilharia, possibilitou um design singular ao mesmo tempo que manteve a privacidade e a segurança.

“O vidro tem o poder de unir a tradição e a inovação em uma mesma obra. Neste projeto, o muro de vidro traz características marcantes da arquitetura contemporânea, sem desrespeitar a arquitetura de edifício da década de 50. Sobriedade, imponência e muita elegância são algumas das marcas que o vidro trouxe ao projeto”, diz.

Outro detalhe importante, segundo Anibel, foi a viabilidade de atender as novas normas de segurança exigidas pela ABNT em relação à altura do guarda-corpo das varandas. Como não era de interesse aumentar a alvenaria, e com isso mexer na volumetria original do edifício, utilizamos um complemento interno em vidro laminado/temperado.

Manteve-se assim a proporção dos elementos, e trouxe um novo brilho para a fachada Art Deco, principalmente na parte da manhã, quando o edifício, voltado à leste, recebe os primeiros raios de sol”, conta.

Para Viviane Sequetin, gerente de Marketing South America da Guardian Glass, a diferenciação estética é um dos quesitos que os projetos arquitetônicos mais buscam para se destacar e se tornarem referências.

“Neste ponto, a tonalidade âmbar/bronze do SunGuard Âmbar supre a demanda crescente da arquitetura comercial e residencial por vidros com grande impacto estético, que aliam ainda o conforto térmico e a economia de energia para aplicações em fachadas”, diz.

Com uma estética exclusiva, o produto, lançado recentemente pela Guardian, acompanha as principais tendências do mercado. Sua excelente combinação entre entrada de luz, baixos índices de reflexão interna e externa, e bloqueio de calor (bloqueia 51% do calor e permite a entrada de 44% de luz solar) torna-o ideal para a aplicação em projetos diversos.

“Neste ponto, o SunGuard Âmbar muda a forma como enxergamos os horizontes da arquitetura, agregando poder, requinte e sofisticação para que cada projeto seja único, atendendo, assim, as necessidades dos arquitetos”.

O antigo Edifício Hilton Santos, que já foi sede do Clube de Regatas Flamengo e recebeu presidentes da república, além de grandes nomes da música brasileira, conta agora com 148 novas unidades residenciais, e oferece serviços especiais como concierge, valet e SPA.

Além disso, o empreendimento possui áreas comuns assinadas pelo francês Philippe Starck, do renomado escritório de design internacional Yoo Studio.

Serviço:
Guardian
0800 709-2700
guardianglass.com