Projeto do escritório GOAA arquitetura transforma antiga concessionária em ambiente educacional para nova sede da Escola Camino

Escola Camino pelo Gusmão Otero ArquitetosO GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados é responsável pela reforma que adequou o prédio de uma antiga concessionária de carros, localizada no Bairro da Lapa, em São Paulo, para que ali funcionasse a nova sede da Escola Camino.

O plano previu a escolha do imóvel, ambientação das salas e desenho de mobiliário.

Sendo um espaço educacional de proposta pedagógica inovadora, pautada no ensino por meio de projetos, era imprescindível que o programa incluísse: salas de aula flexíveis, salas de artes, espaço maker, refeitório, local amplo para formação de professores, e áreas livres para atividades didáticas em grupos fora da sala de aula.

Escola Camino pelo Gusmão Otero Arquitetos

Dessa maneira, o espaço foi idealizado para proporcionar o sentimento de pertencimento aos estudantes, além de estimular a interação entre eles.

A escolha do imóvel, com 3.000 m² de área, agregou qualidades ao trabalho. Segundo Ricardo Gusmão, um dos arquitetos titulares do escritório, “a sólida estrutura do edifício em concreto armado permitiu liberdade tanto na ocupação da planta livre, quanto na abertura de novos vãos para iluminação e ventilação natural”.

Escola Camino pelo Gusmão Otero Arquitetos

“Além disso, transformar uma revenda de carros em escola é bem simbólico, marca um novo paradigma da cidade que queremos construir”, completa Guido Otero, que compõe a dupla de arquitetos à frente do GOAA — Gusmão Otero Arquitetos Associados.

Uma praça central, criada a partir de uma série de grandes demolições de laje, integra os diferentes níveis do edifício, ao mesmo tempo em que proporciona luz e ventilação naturais às partes mais escuras da edificação.

Escola Camino pelo Gusmão Otero Arquitetos

O elevador de carros existente foi completamente reformado, dando lugar a um elevador panorâmico que permite uma visão cinematográfica do percurso transversal ao longo de todos os níveis da escola. Essas peças foram fundamentais para trazer vida e dinamismo para dentro do novo espaço.

A proposta traz uma nova fachada lateral, que possibilita a conexão visual entre os ambientes internos e externos. Voltada para o Leste, esta fachada conta com sistema de brises móveis em chapa perfurada, que permitem filtrar a luz direta do sol da manhã quando desejado, melhorando a performance climática das salas de aula ali posicionadas.

Refeitório e espaços de cocriação ficam unidos ao jardim do subsolo. A integração ao térreo ganhou uma grande arquibancada destinada a apresentações e atividades culturais.

Escadas e passarelas em madeira dão acesso às salas de aula do andar superior. Na cobertura do edifício, fica a quadra para programas esportivos e de recreação.

Por fim, a escola recebe uma pintura branca para clarear os ambientes internos e se vale de alguns revestimentos coloridos, que mapeiam de forma didática componentes importantes de apoio à atividade principal (banheiros, cozinha e área administrativa).

As salas de aula foram subdivididas com divisórias de drywall, que permitem uma construção leve sem exigir muito da estrutura existente, além de certa flexibilidade para rearranjar estes espaços.

O projeto, já bastante colaborativo no baixo consumo de energia elétrica, tanto para a iluminação quanto para a climatização dos ambientes, conta com sistemas de captação de energia solar e de águas pluviais.

Ficha:
Arquitetura: GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados
Colaboradores: Beatriz Dias, Clara Troia e Jhonny Rezende
Área construída: 3.000m²
Ano: 2019 — 2021
Construtora: Kompet Engenharia
Gerenciamento: Tekton
Estrutura: Ney Constantini
Instalações: Ramoska Castellani
Luminotécnica: GOAA  – Gusmão Otero Arquitetos Associados
Climatização: MPM
Paisagismo e agronomia: Ricardo Vianna
Fotografia: Manuel Sá e GOAA – Gusmão Otero Arquitetos Associados

Contato:
GOAA arquitetura
(11) 3129-8881 / (11) 999-956-224
https://goaa.com.br/

 

#GOAAarquitetura