A partir do existente, esculpiu-se o vazio e o pilotis. O vazio unificou os dois edifícios, e o pilotis liberou o térreo para a cidade.

Requalificação do Senac BH pelo Hiperstúdio

Para vencerem o concurso nacional promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, para a renovação da arquitetura do prédio do Senac de Belo Horizonte, localizado na região central da maior cidade mineira, Matheus e Ricardo convenceram o júri com um projeto que aposta na qualidade espacial do terreno, caracterizado pelo conjunto de pilotis – colunas que sustentam o prédio.

Esta já era uma das propostas do júri, que tinha como uma das exigências, o diálogo com o contexto histórico, respeitando sua configuração funcional e arquitetônica onde já está inserida.

Requalificação do Senac BH pelo Hiperstúdio

O desenvolvimento do projeto apresentado para a nova sede do Senac Belo Horizonte tem como princípios norteadores o respeito pela pré-existência e pelo pertencimento à cidade.

As reverberações de ambos temas, imprescindíveis à discussão contemporânea da arquitetura, são refletidos em uma proposta que recusa desperdiçar recursos materiais, econômicos e sociais de grandes estruturas que, com precisão e inteligência, podem ser reaproveitadas sem perdas significativas, tal como se mescla com generosidade a seu entorno urbano consolidado.

Requalificação do Senac BH pelo Hiperstúdio

Os arquitetos tiveram uma abordagem de transformação muito criteriosa e criativa, visando a economicidade e o aproveitamento máximo das pré-existências, porém lapidando um novo projeto, contemporâneo e paradigmático para o Centro de Belo Horizonte, tanto do ponto de vista urbano quanto institucional.

Tendo como principal investimento a potencialização do térreo como urbanidade oferecida às pessoas.

Requalificação do Senac BH pelo Hiperstúdio

São 43 metros de fachada ativa do térreo à cidade, um pilotis com grande permeabilidade visual e aproveitamento público de maneira convidativa e abrigada, conduzindo o usuário a uma grande praça no interior do lote que se relaciona com o novo bloco de eventos e gastronomia.

Considerando a existência de galpões subutilizados no entorno, sugerimos ainda uma possível expansão futura desse passeio através da quadra até a Rua dos Caetés.

Requalificação do Senac BH pelo Hiperstúdio

A partir do existente, esculpiu-se o vazio e o pilotis. O vazio unificou os dois edifícios, e o pilotis liberou o térreo para a cidade. Esta área de convívio, plenamente ajardinada, concentra todos os principais usos públicos do programa, auditório e bar no primeiro térreo, e restaurante e biblioteca no segundo.

A ligação direta deste pavimento superior com a rua permite sua plena fruição como um percurso elevado aprazível que organiza os fluxos de acesso, separados de forma lógica entre público, funcionários, alunos e professores.

Vemos no projeto do Senac BH uma oportunidade para que a instituição ganhe uma nova sede imersa em simbolismo para a cidade, uma arquitetura alinhada à nova realidade de austeridade pós-pandemia, sustentável desde a abordagem projetual até a operação futura do edifício.

Um conjunto renovado, que expressa seu valor justamente pelo caráter da transformação, com intervenções assertivas que causem encantamento espacial e promovam o encontro, elevando a visibilidade da instituição na rotina urbana do Centro através de um térreo e uma fachada que são, incondicionalmente, cidade.

Ficha:
Senac Belo Horizonte
Projeto vencedor do concurso público nacional de arquitetura promovido pelo SENAC de Belo Horizonte e organizado com o apoio do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB, para a requalificação (retrofit) do Conjunto de Edifícios CEP Belo Horizonte a ser construído na região central da cidade.
Belo Horizonte / MG
Área do terreno: 2.535m2
Área construída: 11.003,42m2
Coautores: Ricardo Felipe Gonçalves, Matheus Marques, Rodrigues Alves, Rolando Figueiredo
Colaboradores: Taiane Souza, Matheus Santiago
Projeto de Estruturas e Fundações: Ycon – Yopanan Rebello
Orçamento: Mauro Zaidan
Técnica Legal de Aprovação: Consultora Enara Paula Paiva
Projetos de Instalações: Projelet / @projelet
Projeto de Climatização Automação e Exaustão: Climatizar – Francisco Pimenta
Sustentabilidade e Certificação: Luciana Braga Abreu
Projeto de Fachada e Caixilharia: Aluparts / @grupo_aluparts – Audrey Dias Lourenço
Luminotécnica: Antônio Carlos Mingrone / @mingrone_ac

Contato:
Hiperstudio Arquitetura
(11) 986-809-689
https://hiperstudio.com.br/

#Hiperstudio