Nicole Gomes, arquiteta especializada em iluminação, traz dicas de recursos que vão fazer toda a diferença com a luz inteligente.

Nicole Gomes aproveita iluminação inteligente

A luz tem um papel fundamental na sensação de conforto e bem-estar das pessoas e a iluminação inteligente traz a possibilidade de controlar esses estímulos na palma da mão ou através de um simples comando de voz. A arquiteta e especialista em iluminação Nicole Gomes, à convite da Signify (Euronext: LIGHT), listou cinco dicas de como aproveitar ao máximo a iluminação inteligente de maneira criativa, aconchegante e simples.

Confira:
Dica 1: Automatize a residência – sem dor de cabeça
Para Nicole Gomes, um ambiente possui diversas possibilidades de uso e a iluminação precisa acompanhar este estilo de vida. E não há nada mais satisfatório do que um ambiente que expresse as particularidades do morador e que o auxilie nas tarefas do dia a dia. Programar a iluminação para que ela atenda às suas necessidades deixou de ser exclusividade para pessoas familiarizadas com tecnologia.
É possível definir algumas rotinas para uso em casa, sem complicação. Ao ligar a televisão você quer que a iluminação te traga uma sensação mais aconchegante? Basta configurar estes parâmetros no aplicativo. Precisa lembrar que às 17h00 é hora de tomar o remédio diário? Você pode configurar para que a iluminação adquira uma tonalidade específica como lembrete. Vai sair, mas quer simular presença em casa como recurso de segurança? Ative essa opção por meio do aplicativo!
Com a popularização dos assistentes de voz, a iluminação se tornou, obviamente, um dos recursos mais procurados para utilização em conjunto com esses aparelhos. Portanto, pedir para que a Alexa aumente ou diminua a luminosidade da lâmpada está a um comando de voz de distância, da mesma forma como você pode controlar lâmpadas de outros quartos da residência sem, necessariamente ter que ir até lá.

Dica 2: Aproveite os diferentes modos predefinidos
A nova linha de iluminação conectada WiZ conta com uma biblioteca abrangente com diferentes modos de uso da iluminação, que se adaptam às necessidades de cada usuário. Nicole destaca que, além dos tradicionais modos Luz de Velas e Lareira, para criar um ambiente envolvente e mais intimista, o aplicativo permite ainda escolher modos dinâmicos que simulam o pôr do sol, a iluminação de um clube, cores pasteis, entre outros. A ideia é que a pessoa tenha à disposição uma série de modos predefinidos para aproveitar o recurso de forma prática e bastante intuitiva. É possível, por exemplo, optar pelo modo Festa, que simula iluminação de uma balada, para receber amigos ou familiares, ou então pela cena Natal, que vai proporcionar uma ambientação única para a ceia de fim de ano.

Dica 3: Opte pela iluminação ideal de acordo com a rotina
Acordar cedo não é uma tarefa fácil, principalmente para os mais preguiçosos. Mas não há nada pior que o som do despertador anunciando de forma brusca o início de um novo dia. Para estas pessoas, Nicole reforça que há a opção de programar a iluminação para um despertar mais natural, com a intensidade da iluminação aumentando até que a pessoa acorde por completo para mais um dia produtivo.
Segundo a especialista, entender como o nosso corpo reage à luz também é importante para um dia mais agradável, por isso o indicado é que, durante as tarefas que exigem maior concentração, se utilize uma luz com tonalidade neutra, pois isso deixará nosso organismo mais alerta. Enquanto, para o final do dia, quando estamos finalizando o trabalho e há a progressão para o descanso, uma luz mais acolhedora, amarelada e quente é a pedida perfeita para estimular o nosso corpo para a hora do descanso.

Dica 4: Economize energia, e dinheiro!
Com o gerenciamento completo direto no aplicativo WiZ, o usuário tem à disposição uma série de informações que ajudarão a entender, em tempo real, quais são os gastos reais que cada lâmpada conectada está apresentando para a conta de energia elétrica no fim do mês.
Definir horários para que todas as unidades desliguem, independentemente se você esqueceu de desligar um interruptor, é a certeza que este tipo de gasto será mitigado cada dia mais, destaca Nicole. Fez uma pipoquinha, mas esqueceu de apagar a luz da cozinha, simples, com o toque de um botão no app ou um comando de voz as lâmpadas de outro cômodo serão apagadas.
Além disso, é possível aproveitar diferentes produtos para amplificar ainda mais a economia e evitar o desperdício dentro de casa. Instalar um sensor de presença na garagem ou no corredor evitará que a lâmpada consuma mais energia daquela necessária para o tempo que precisa ficar ligada. É o controle real na palma da mão do usuário.

Dica 5: Escolha um produto de qualidade que não te deixe na mão
O principal erro na hora de adquirir uma iluminação conectada é acreditar que toda lâmpada inteligente é igual. Apesar de terem o mesmo objetivo, serem controladas via aplicativo, terem compatibilidade com assistente de voz e estarem ligadas à internet, as similaridades terminam aí.
Nicole Gomes recomenda que o usuário dê preferência sempre para modelos de marcas renomadas, que vão garantir não só a melhor experiência, mas também estabilidade, qualidade e segurança da informação. A Signify é líder mundial em iluminação e traz o que há de mais avançado em tecnologia em sua nova marca WiZ. Optar por um modelo que, aparentemente está mais barato no varejo, pode não ser a melhor alternativa quando as lâmpadas podem ter baixa durabilidade, um ecossistema que não seja atualizado ao longo dos anos, que possa expor os seus dados, ou pior, não ter um sistema de segurança que proteja a sua rede da invasão de hackers.
Diferente de outros sistemas de iluminação existentes, os modos das lâmpadas WiZ foram criados para que o usuário só precise configurá-los uma única vez, sem se preocupar com quedas de sistema ou instabilidades de rede. Mesmo ao desligar a energia de casa, após sua religação, a lâmpada terá todos os comandos já configurados, memorizando suas definições para aproveitamento a qualquer momento.
O cuidado com a privacidade do usuário está entre os principais pilares de atuação da WiZ em todo o planeta. Portanto, o login do aplicativo WiZ e o processo de criação de conta são completamente anônimos, sem uso de dados pessoais.

Dica extra: iluminação inteligente WiZ
Lâmpada Bulbo A60 E27 WiZ : opção perfeita para usar em luminárias e abajures com bocal padrão. Seu fluxo luminoso de 800 lm é suficiente mesmo em ambientes mais amplos e sua potência de 8,8W (equivalente a 60W) combinada com a temperatura de cor entre 2200 e 6500 K permite tonalidades mais suaves.
Lâmpada GU10 WiZ : é voltada para espaços de trabalho ou salas de estar, por exemplo, graças ao realce de 400 lm de luminosidade. Conta com uma potência de 4,9W (equivalente a 35W).
Painel de Embutir Downlight WiZ : ideal para projetos de iluminação que preveem a instalação de diferentes focos de luz em forro, gesso e outras superfícies, destacando-se por seu design discreto.
Fita de LED WiZ de 2 metros : modelo oferece tudo o que o usuário precisa para obter uma luz inteligente brilhante e colorida. Corte a fita flexível no tamanho certo para adicionar iluminação indireta e linear a qualquer espaço.
Extensão de Fita LED de 1 metro WiZ : vendida separadamente, proporciona que a Fita LED WiZ possa ser estendida para aplicações acima de 2 metros. Uma só fita pode receber até 8 extensões, chegando a 10 metros de comprimento.
Controle remoto inteligente WiZmote : usa tecnologia Wi-Fi para gerenciar todos os produtos do portfólio WiZ e não requer ligação à Internet, graças à sua integração ao aplicativo WiZ. Com um alcance de até 15 metros, o WiZmote permite ligar e desligar as luzes, ajustar o brilho, escolher entre quatro modos ou cenas de iluminação, por meio de seus intuitivos botões.
Sensor de Movimento WiZ : auxilia no gerenciamento de iluminação. Ao detectar movimento, ele liga automaticamente as luzes e, na ausência de atividade, as escurece. É ideal para aplicação em corredores, escadas ou garagem, espaços onde a presença de pessoas é momentânea. O produto também tem um medidor para acionar as luzes quando a incidência de luz solar estiver baixa no ambiente.

Os produtos WiZ possuem 2 anos de garantia e podem ser adquiridos por meio do site da Amazon, principal parceiro para a venda no Brasil, e em outras lojas do mercado.

Nicole Gomes: é graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Mackenzie SP, com extensão na Universidade de Barcelona e especialização em Iluminação de espaços residenciais e corporativos. Atua no mercado há 13 anos, com mais de 1.200 projetos em parceria com arquitetos renomados como Maurício Arruda, Dado Castelo Branco, Duda Senna, Patricia Pasquini, Naoki Ohtake, Ufficcio, Lufe Gomes, entre outros. A profissional é colunista de portais de casa e decoração, influenciadora digital e ministra cursos e palestras por todo o Brasil.

Serviço:
Signify Brasil
tel.: 0800 979 1925
lis.oliveira@signify.com
signify.com/pt-br

@nicgomesarq