Sugestões da arquiteta Isabella Magliarelli, do escritório IM Arch Design, para otimizar os espaços

Arquitetura multifuncional de Isabella Magliarelli

O tempo passa e os espaços se transformam. As moradias, que antes eram largas e extensas nos campos, diminuíram para se encaixar na vida urbana.

Com a maior parte das pessoas vivendo em apartamentos, sendo uma tendência de acordo com um levantamento feito pela Lello, empresa de administração de condomínios, que e, apenas 5 anos, cerca de 210 mil pessoas se mudam de casas para apartamentos na cidade de São Paulo.

Por conta dessa transformação, um dos questionamentos que surgem com a redução de espaços é como acomodar todos os recursos necessários para um ambiente funcional. Por isso, a arquiteta Isabella Magliarelli, da IM Arch Design, traz dicas de ambientes e elementos multifuncionais.

O multifuncional nada mais é do que a otimização de espaços. De forma que todos os objetivos desejados se encaixem e ainda possam servir para duas ou mais funções.

Móveis com compartimentos secretos – Começando pelos móveis, um bom exemplo são os que tem compartimentos embutidos. Em alguns projetos, é possível reservar um compartimento fechado para as lixeiras ou até para o detergente que fica na pia.

Bancos sem encosto – Um banco sem encosto funciona tanto para sentar na mesa de jantar quanto para assistir televisão ou conversar com os amigos na sala. Alguns deles podem ser até do tipo “baú”.

Assim, pode-se guardar pertences sem a necessidade de um novo armário ou outros itens, como os que ocupam muito espaço.

Organização suspensa – Outros objetos para otimizar os ambientes são as prateleiras e os organizadores suspensos, que são desde aqueles para as panelas na cozinha, até os de toalhas no banheiro. Eles possibilitam que os espaços embaixo estejam livres para outras funções.

Aparadores – Um aparador pode tanto armazenar itens de decoração como servir de mesa de almoço ou home office, proporcionando diversas possibilidades. Dessa forma, basta ter em mãos os bancos e os itens para usá-los como quiser.

Itens que dão a sensação de divisão e amplitude – Em ambientes pequenos, os próprios elementos são usados para demarcar espaços. Da mesma forma que as cores e as texturas utilizadas. Luminárias e tapetes com uma parte embaixo dos móveis ajudam nessa função.

Além de oferecerem uma sensação de amplitude, aliviam a tensão e não deixam que o local fique poluído, assim como os espelhos.

Na decoração multifuncional, a pessoa é livre para fazer o que quiser, na hora que quiser. Sendo assim, os mesmos objetos podem servir para diferentes momentos e funções. O uso consciente dos espaços, dos itens de decoração e dos móveis fazem toda a diferença na hora de decorar apartamentos ou espaços pequenos.

Contato:
IM Arch Design
(11) 947-987-044
https://imarch.com.br/

#IMArch