Casa de veraneio ganha projeto de interiores e gazebo em estrutura metálica na área de lazer com arquitetura do Estúdio Marion

Estúdio Marion em casa de veraneio

A reforma da casa de veraneio, no interior de São Paulo, teve como partido levar aos moradores mais conforto e ampliar a área de lazer.

A casa já existente ganhou um novo projeto do Estúdio Marion, que tem à frente as arquitetas Iraima Casto e Melina Moraes. Para atender ao desejo dos clientes redesenharam o projeto de interiores, com novo layout na área social, além de iniciar a construção de um novo espaço de lazer na área externa, um gazebo projetado do zero.

Estúdio Marion em casa de veraneio

Para o projeto de interiores, a sensação etérea dos espaços internos resulta de uma ocupação delicada dos espaços, com poucas peças, com design e acabamento leves e elegantes, onde se privilegiou a circulação fluída.

A seleção priorizou a escolha de peças de design nacional, atemporais e com acabamentos naturais, como madeiras, pedras e tecidos, todos em tons neutros e claros.

No pavimento superior, destinado à área íntima, as arquitetas desenharam novos móveis em marcenaria para vestir a estrutura, bastante contemporânea e minimalista, da casa já existente.

Entre elas, as cabeceiras, gaveteiros, escrivaninhas e painéis para os quartos e para a sala íntima. Todo o enxoval dos quartos foi escolhido tecido a tecido para diferenciar os ambientes até nos mínimos detalhes.

Estúdio Marion em casa de veraneio

Na área externa, a área de lazer foi concebida de modo que fosse uma extensão natural da arquitetura. Foi utilizado o mesmo conceito volumétrico e acabamento da residência existente, com estrutura de concreto pintado de preto e ampla caixilharia.

Assim como a casa, um beiral circunda o volume central, mas, neste caso, em um novo material: um pergolado metálico coberto em vidro protege da chuva e filtra a luz solar com o emprego de ripas em alumínio.

As esquadrias abrem-se totalmente através de um sistema de portas articuladas, integrando completamente o interior ao jardim.

Nos acabamentos do gazebo, os pisos e o lavabo receberam Granito São Gabriel serrado, seguindo o padrão das pisadas externas do jardim e solário da piscina e, para contrabalancear o minimalismo e frieza da estrutura base, painéis em MDF revestidos em fórmica madeirada nas paredes e forro foram utilizados.

O mobiliário, um pouco mais informal nesta área, também privilegia acabamentos naturais como a madeira maciça nas estruturas e pedras naturais, na mesa e na ilha da churrasqueira.

O concreto pintado de preto, pergolado e esquadrias grafite ganham destaque e a marcenaria sob medida de painéis, forro e gabinetes foi executada em MDF revestido em Fórmica padrão Freijó, para uma área mais exposta às intempéries, onde a madeira natural se deterioraria rapidamente. A ilha e tampo da churrasqueira são em granito Via Láctea.

No interior da casa, painéis em MDF revestidos em lâminas naturais de Carvalho e Nogueira foram utilizados na marcenaria desenvolvida sob medida e as escolhas respeitam e complementam os acabamentos existentes, com piso de Tauari e a madeira carbonizada.

Ficha:
Projeto: Casa FGO
Datas: 2019 – 2020
Área casa: 430m2
Área gazebo: 70m2
Localização: Fazenda Boa Vista, Porto Feliz, SP, Brasil
Autor: Estúdio Marion / @estudiomarion
Equipe: Ira Castro, Melina Moraes, Isabella Matiazo, Lívia Darín, Luiz Souza
Construtor: Epson Engenharia / @epsonengenharia
Consultores: Rodrigo Oliveira (Paisagista) / @rodrigooliveira_paisagismo
Fotografia: Manu Oristanio / @manuoristanio
Fornecedores:
AR marcenaria / @armarcenaria
Uniflex / @uniflex
Etel / @etel.design
Dpot / @dpotbrasil
Érea / @erea.casa
Itens Collections / @itens_
Lumini / @_lumini
La Lampe / @la_lampe
Casapronta / @casapronta
Dimlux / @dimlux_iluminacao
Phenicia Concept / @phenicia_concept
Franccino Giardini / @franccinooficial
Sólida Mármores / @solidamarmores
Micasa / @micasavolb
lmavera Escritório de Arte

Contato:
Estúdio Marion
(11) 3337-4053
https://estudiomarion.com.br

#estudiomarion