Aumento de produtividade, redução de mão de obra, preservação do produto, redução do desperdício e da geração de detritos no canteiro de obras. Essas são as vantagens obtidas com o Sistema Fassa Silo.

Sistema Fassa Silos reduz desperdício na obra

O sistema chega ao mercado brasileiro da construção civil por meio da Fassa Bortolo, empresa italiana que é uma das líderes no mercado de argamassas da Europa e que iniciou as operações em agosto deste ano em Matozinhos (MG). Um dos primeiros clientes dos silos Fassa é a Arena MRV, a maior obra de construção civil privada de Minas Gerais.

“A solução combina tecnologia, inovação, qualidade e sustentabilidade e oferece um diferencial para as construtoras brasileiras”, informa Márcio Luiz Martins Neto, gerente de Assistência Técnica da Fassa Bortolo no País. “Embora existam sistemas semelhantes, o diferencial Fassa é que a empresa desenvolve e utiliza esse sistema há muitos anos e tornou-se uma especialista neste tipo de equipamento e aplicação”, diz ele.

O Sistema Fassa Silo permite que a argamassa para alvenaria, rebocos e contrapisos seja entregue pronta para ser misturada e preparada diretamente no canteiro de obras, para onde os silos são transportados, na primeira entrega, por caminhão pela própria Fassa e instalados rapidamente, por um sistema basculante. A Fassa ainda fica responsável pelo treinamento da equipe envolvida no projeto e, concluída a obra, todo o equipamento é retirado pela fabricante.

O espaço ocupado pela estação, de apenas 3m x 3m, permite sua utilização tanto em grandes quanto em pequenas obras. “Normalmente, mistura-se todo o material no canteiro de obras em um espaço até cinco vezes maior e, nesse processo, há perda de areia, de cimento e de água”, compara Márcio. “Com o silo, a perda de produto é reduzida em até 20%, dependendo do tipo de obra”, afirma o gerente da Fassa.

A argamassa em pó se mantém totalmente seca no interior do silo, o que aumenta sua durabilidade e preserva suas características físicas. O silo de pressão é conectado à máquina Fassa E 2001A, que bombeia a argamassa em pó até a misturadora Fassa MEC 30T, que regula a quantidade de água para a mistura ideal, com alta performance de aplicação. Misturada, a argamassa é transportada por pressão e projetada por meio da máquina Fassa RB 49. “A argamassa misturada pode ser transportada por mangotes por até 100 metros e a velocidade de projeção é de 30 litros por minuto”, informa Márcio.

O sistema é automatizado. “Com o uso do silo, a construtora pode reduzir o número de pessoas nessas tarefas, o que diminui custos, ou realizar com essas pessoas outras funções dentro da obra, o que reduz o tempo de conclusão do projeto”, explica o gerente da Fassa.

Outras vantagens são o cartão eletrônico antirroubo, compressor seco, alimentação automática da cuba de material, sistema pneumático para a limpeza dos tubos de transporte do material, sistema antiobstrução, manutenção automática dos níveis e fácil mobilidade de transporte do equipamento.

O uso do sistema também contribui para o meio ambiente. Cada silo processa 30 toneladas de argamassa por carregamento, o que equivale a 750 sacos de 40 kg (que assim deixam de entulhar os canteiros de obras e de serem destinados a aterros sanitários). Isso contribui para uma construção civil mais limpa e eficiente.

Fassa Bortolo
Com mais de 300 anos de história, a Fassa Bortolo possui 18 centros de produção na Itália e em Portugal. Possui filiais comerciais na Suíça, na Espanha, na França e na Grã-Bretanha. Ao todo, são mais de 1,3 mil colaboradores.

A planta brasileira da Fassa Bortolo é resultado de um investimento de R$ 160 milhões e tem capacidade de produção de 300 mil toneladas por ano, em um turno de trabalho, de argamassas e rejuntes para aplicações residenciais e industriais.

A empresa fechou acordo de parceria com a Arena MRV e é a fornecedora oficial de argamassa daquela que é uma das maiores obras de construção civil de Minas Gerais. A empresa fornecerá cerca de 3.000 toneladas de produtos entre setembro de 2021 e o final de 2022, época em que o futuro estádio do Atlético Mineiro deverá estar concluído.

No varejo, a Fassa atuará em centros de distribuição e lojas e material de construção. Serão oferecidas, inicialmente, argamassas básicas, colantes e técnicas, uma linha de impermeabilizantes e outra de rejuntes. Em suas diversas especificações, cores e tipos de embalagem, serão mais de 150 produtos diferentes, capazes atender as necessidades de todo tipo de obra, dos pequenos retoques às grandes construções.

Serviço:
Fassa do Brasil
tel.: (31) 3010 4000
fassabortolo.com.br/pt
@fassabortolobr

 

Sua conexão com o Arqbrasil