O Edifício Bandeira, projeto do escritório UnaBV, dos sócios Fernanda Barbara e Fabio Valentim, recebeu Menção Honrosa do Architecture MasterPrize

Bandeira do UnaBV no Architecture MasterprizeA premiação internacional é uma iniciativa do IDA International Design Awards com a missão de promover a valorização do projeto arquitetônico de qualidade em todo o mundo.

Localizado em São Paulo, na zona oeste e próximo a um importante eixo de mobilidade da cidade, o edifício está conectado à estação de metrô e terminal de ônibus Vila Madalena. Essa condição definiu uma região de adensamento tanto para usos habitacionais, comerciais, como de serviços, de acordo com o novo Plano Diretor.

Bandeira do UnaBV no Architecture MasterprizeO Edifício Bandeira é, assim, um exemplo de uma nova morfologia urbana que se tornou possível a partir da nova normativa, que além do adensamento, promove o alargamento das calçadas, uma maior arborização no passeio público, uso misto e fachadas mais ativas mesmo nos edifícios exclusivamente residenciais.

Essas premissas podem trazer mudanças importantes na escala da cidade e até mesmo para outros municípios que historicamente tomaram como referência as principais leis urbanísticas de São Paulo.

O Edifício Bandeira é um exercício feito com muito cuidado sobre melhores padrões de habitações verticais no contexto de uma cidade que, nos últimos 50 anos, foi moldada pela lei de zoneamento de 1972, que promoveu a verticalização sem adensamento em diversas regiões, bem como a predominância de edifícios exclusivamente residenciais, com a penosa separação de usos na cidade, além do movimento crescente de fronteiras violentas entre espaço público e o privado.

O projeto procurou inserir o edifício de forma delicada na cidade apesar de sua alta densidade, com o desenho de dois volumes articulados entre si e com jardins abertos que ampliam o passeio público. Um alinhamento de cobogós (projetado especialmente para esse projeto) acompanha toda a frente do lote e cria uma dobra desenhando uma pequena praça arborizada voltada diretamente à calçada.

Esse espaço está diretamente conectado às novas áreas vegetadas e arborizadas da calçada, projetadas junto com o escritório de paisagismo Soma Arquitetos. A permeabilidade visual do cobogó conforma uma fachada “rendilhada” e integra o jardim da calçada aos jardins internos do edifício, proporcionando uma relação muito gentil com o passeio público.

Ficha
Edifício Bandeira
Local – São Paulo, SP
Data – 2017 . 2021
Arquitetura – Una Arquitetos: Cristiane Muniz, Fabio Valentim, Fernanda Barbara, Fernando Viégas / @unabv_
Colaboradores – Maria Julia Herklotz, Camila Martins, Rodrigo Carvalho, Pedro Ribeiro, Manuela Raitelli, Julia Medeiros, Bárbara Francelin, Julia Moreira, Julia Jabur Zemella, Luis Fernando Milan, Sarah Nunes, Roberto Galvão Jr., Marie Lartigue, Joaquin Gak, Clóvis Cunha.
Escultura – Elisa Bracher #ElisaBracher
Incorporação – Nortis @nortisinc / Catuaí
Acústica – Echo Acústica @echoacustica
Caixilhos – Ps Consultores
Climatização – Williem Sheepmaker
Comunicação – Bijari @_bijari
Decoração – Suíte Arquitetos @suite_arquitetos
Elétrica – Fe Projetos
Estrutura de Concreto – Avila
Estrutura Metálica – Beltec
Fundações – Apoio @apoio_fundacoes
Hidráulica – In Prediais @inprediais
Impermeabilização – Proassp
Luminotecnia – Sudio Ix @studioix_lighting
Paisagismo -Soma Arquitetos #SomaArquitetos
Fotos – Leonardo Finotti @leonardofinotti

Contato:
UNA Barbara e Valentim
(11) 3159-2772 / 983-262-484
http://unabv.com.br/

#UNABV