Projeto de Micaela Menezes e João Amand contou com a linha Wood Planks no padrão Recife aplicada no teto para proporcionar mais aconchego

Sala biofílica traz conceitos da neuroarquitetura

A Sala de Jantar apresentada na Morar Mais Rio 2022, assinada pelos profissionais Micaela Menezes e João Amand, promove uma imersão na natureza através das sensações geradas ao longo da visita ao ambiente.

O projeto aplicou os conceitos da neuroarquitetura, tema da mostra neste ano. Esta disciplina foi criada a partir da junção de esforços do neurocientista Fred Gage e do arquiteto John P. Eberhard para entender como o ambiente físico influencia no funcionamento do cérebro humano e assim projetar espaços que levam em conta o bem-estar integral dos indivíduos.

Para a Sala de Jantar, Micaela e João se preocuparam com cada detalhe para promover um ambiente mais humanizado, como o uso do revestimento vinílico da ePiso, Wood Planks, no padrão Recife, para revestir o teto – deixando ainda mais aconchegante.

A cor verde foi aplicada em todo o espaço, com diferentes tonalidades. “Essa cor transmite saúde, equilíbrio, tornando o ambiente calmo e com muita energia, ao mesmo tempo”, explica Micaela.

O acesso da varanda se mantém aberto valorizando a ventilação cruzada, a luz natural e a vista para área externa com um espaço para contemplação da vegetação onde o piso é drenante de pedras naturais.

Os conceitos de biofilia e sustentabilidade também são observados com a inclusão de muita vegetação no ambiente, que teve sua transformação sem obra ou a geração de resíduos, valorizando a beleza da casa que tem piso e vigas em madeira natural. Para trazer ainda mais aconchego foi aplicado vinílico em todo o teto, que resultou num mix de cores e texturas interessantes. “O vinílico também serviu para redistribuição de pontos de iluminação (artificial) com um tom amarelado, tornando a sala mais intimista e acolhedora”, detalha João Amand.

A experiência se complementa com a presença de formas orgânicas nos adornos, nos sons da natureza e o aroma de mato, proporcionando a sensação de bem-estar que a Sala de Jantar promove.

A linha Wood Planks é extremamente versátil. Pode ser aplicada no teto, como neste projeto, na parede e no piso. Tem pequena espessura: apenas 2 mm, com capa de uso de 0,2 mm, indicado para projetos residenciais de tráfego intenso e comercias de tráfego leve. As réguas estão disponíveis no formato 20,32 cm x 121,92 cm.

Sua instalação faz bem a saúde (não contém metais prejudiciais), é antialérgico e antibacteriano. Além disso, é muito fácil de limpar e impermeável: basta um pano úmido. Por ser produzido em PVC pode ser reciclado e é reciclável. Não é inflamável.

O Wood Planks também é muito confortável (abafa o barulho dos saltos sobre o piso) e deixa os ambientes mais aconchegantes, pois os padrões têm características muito semelhantes às da madeira, tanto no que diz respeito à aparência como a textura.

Contato:
ePiso
(21) 2225-6277
episo.com.br